Redação: A importância da família no desenvolvimento educacional das crianças

Carla Gobb Exemplos de redação

Veja exemplo de redação do tema: A importância da família no desenvolvimento educacional das crianças.

A contemporaneidade, marcada pelo advento da globalização, consolidou o desenvolvimento educacional por meio de novas tecnologias, infraestruturas e suportes essenciais para as escolas. Equiparando a isso, a intensificação da busca por prestígio profissional foi crucial para o progressivo distanciamento da família, configurando, nesse sentido, graves problemas na formação escolar dos jovens.

Em primeira análise é válido destacar a importância da família no desenvolvimento escolar. Nessa perspectiva, alude-se ao primeiro contato dos jovens com os princípios fundamentais, noções básicas de deveres, obrigações e limites que, posteriormente, serão legitimados pela cidadania atuante. Em vista disso, a ausência de uma família ativa reflete-se negativamente e contribui para a evasão escolar, baixo rendimento, desinteresse, displicência e para a formação de indivíduos egocêntricos.

Na esteira do processo de formação dos jovens é importante salientar os fatores que sustentam a diminuição da atuação dos familiares na vida escolar. A esse respeito, pondera-se longas jornadas de trabalho dos pais e a ampla dedicação à profissão. Como consequência, limita-se o tempo de convivência no ambiente domiciliar e dificulta os laços efetivos e a manutenção de diálogos, acompanhamentos e correções comportamentais. Isso constata-se em uma realidade, muitas vezes, de desinteresse e despreparo dos pais e exacerbado empoderamento dos filhos, contribuindo para ocasionais conflitos.

Torna-se evidente, portanto, a importância da presença atuante da família no desenvolvimento escolar dos jovens. Sendo assim, é essencial que as responsabilidades sejam compartilhadas entre o Governo, a mídia, escolas e as famílias. O Ministério da Educação deve propor propagandas publicitárias e debates críticos em rede nacional para trabalhar medidas e dicas eficientes na educação dos filhos. É imperioso que as escolas, em parceria com equipes de psicólogos, professores e conselheiros tutelares, realizem seminários e reuniões com aconselhamentos e orientações aos pais, além de tratar a mudança de comportamento e a suscitação da atuação permanente e flexível à disponibilidade de horários dos pais. A articulação dessa pluralidade é primordial para uma formação educacional eficiente  e integrada.

Gostou? Veja o tema de redação e escreva a sua! 😉

Bons estudos!

Vamos debater sobre?