Redação: Os desafios da produção artística no Brasil

Carla Gobb Exemplos de redação

Veja exemplo de redação do tema: Os desafios da produção artística no Brasil.

A arte é um dos principais aspectos socioculturais das sociedades, tendo sua definição variado no tempo e no espaço. Sua importância se dá não só ao proporcionar experiências estéticas e sensoriais, mas também ao conservar e retratar ideologias, concepções, hábitos e pensamentos sociais. No Brasil, atualmente, embora de extrema importância, a produção artística é bastante desafiadora, em razão de preconceitos e de outros fatores sociais.

Com efeito, incentivar a arte significa promover a construção da identidade nacional do país, bem como garantir a livre expressão do mosaico sociocultural brasileiro. Entretanto, há inúmeros fatores que dificultam o fazer artístico no Brasil, sobretudo no que tange à inferiorização do artista enquanto profissional, cujo trabalho é considerado inferior ao de profissionais tradicionais, como médicos, advogados e engenheiros. Corroborando para esse quadro, o próprio currículo escolar brasileiro é deficitário quando se trata de arte, haja vista a baixa carga horária de disciplinas voltadas à pintura, à dança, ao teatro e a outras formas de expressão, o que contribui para a desinformação e a construção de preconceitos. Dessa maneira, tal qual ocorreu com os modernistas em 1922, artistas brasileiros sofrem diversos obstáculos relacionados ao prestígio e à aceitação social.

Paralelamente, reconhecer a arte não só como mera forma de expressão cultural, mas também como elemento que promove a inclusão social e a cidadania é fundamental para que se cumpra o papel social da produção artística no Brasil. Indo de encontro a esse pensamento, a sociedade brasileira encontra-se permeada pela aversão ao diferente, o que culmina no menosprezo a expressões artísticas minoritárias, como o funk e o grafite, alvos de discriminação no cenário nacional. A exemplo dos dadaístas, que tiveram, em sua época, suas produções conhecidas como a “antiarte”, desaprovadas por boa parte da população, tal desapreço popular, sofrido por determinados segmentos artísticos brasileiros, é um grande desafio por que passam produtores de arte do país. Além de impedir a livre expressão, esse quadro fomenta a exclusão social de minorias, privando-as de manifestar um aspecto crucial da cultura: a arte.

Portanto, medidas que visem alterar esse quadro são necessárias no cenário nacional. Em primeiro lugar, as escolas devem criar oficinas de teatro, dança e pintura, como forma de dar mais relevância ao fazer artístico no ambiente escolar. Além disso, centros comunitários devem organizar e promover apresentações dos artistas locais, com o intuito de projetar suas produções. Por fim, cabe à sociedade, por meio da redes sociais, compartilhar e incentivar o trabalho de artistas brasileiros, sobretudo os que têm menos reconhecimento, com o fito de promovê-los e atenuar preconceitos.

Gostou? Veja o tema de redação e escreva a sua! 😉

Bons estudos!

Vamos debater sobre?