Redação sobre “Riscos do aumento do consumo de álcool e de outras drogas entre os jovens no Brasil”

Carla Gobb Exemplos de redação

Veja um exemplo de redação sobre o tema: Riscos do aumento do consumo de álcool e de outras drogas entre os jovens no Brasil.

Ao descortinar o século XX, a [1]Contemporaneidade, marcada pela modificação das relações interpessoais e dos modos de vida, permitiu a progressiva intensificação do consumo de álcool e de drogas ilícitas. Nesse viés, os jovens tornam-se os protagonistas ao romperem com a efetividade das leis constitucionais, criando prejuízos ao desenvolvimento e configurando, assim, um problema social no Brasil.

Em primeira análise, é válido ressaltar os efeitos do consumo de drogas. A essa conjuntura, relaciona-se a queda da qualidade de vida diante dos prejuízos ao organismo e da suscitação do vício condicionado. [2]Em corolário a isso e sob a ótica comportamental, as alterações psicológicas decorrentes da toxicidade das substâncias podem atuar como motivadores dos conflitos entre adolescentes e os pais e entre amigos, além de induzir as atitudes irresponsáveis como a violência, ocasionais acidentes e relações sexuais desprotegidas, com a transmissão de doenças. Segundo dados do IBGE, [4]mais da metade dos jovens com menos de 18 anos de idade já consumiram álcool ao longo da adolescência.

Na esteira do processo de manutenção e intensificação do consumo de drogas pelos jovens, alude-se ao papel da mídia e à displicência dos pais e órgãos responsáveis. Isso porque, como disse o filósofo [3]Rousseau, o homem nasce livre e por toda parte encontra-se acorrentado e, alinhando-se a isso, Adorno, sociólogo que estudou a Indústria Cultural, afirma que a mídia cria estereótipos que tiram a liberdade de pensamentos do indivíduo, forçando imagens errôneas. Destarte, os jovens adequam-se ao consumo de drogas como forma de inclusão aos padrões impostos. [5]Equiparando a isso, a falta de cumprimento da lei que proíbe a venda de bebidas alcoólicas para adolescentes aliado a negligência dos pais e responsáveis são determinantes para a sustentação dessa realidade.

Torna-se evidente, portanto, os riscos relacionados ao aumento do consumo de drogas pelos jovens. Sendo assim, é primordial que as responsabilidades sejam compartilhadas entre os segmentos do Poder Público, escolas, mídia e sociedade. O governo deve propor a fiscalização atuante, eficaz e permanente nos estabelecimentos comerciais, com as devidas aplicações de multas. Ademais, é imperioso que as escolas suscitem a mudança de comportamentos dos jovens com palestras, seminários, debates em salas de aulas e orientação aos familiares, envolvendo equipes multiprofissionais da educação e da saúde. A mídia precisa empregar o engajamento ficcional para trabalhar o vício, em novelas, simulações e propagandas publicitárias. A articulação dessa pluralidade, em parceria com o monitoramento da sociedade, é impreterível para a mitigação do consumo de drogas pelos jovens.

Análise da redação do aluno:

Competência I – Demonstrar domínio da norma culta:

[1] Coloque a primeira letra em minúscula.

[2] Ótimo uso do registro formal da língua.

Competência II – Compreender a Proposta:

[3] Ótima relação entre os teóricos. Isso engrandece o seu argumento.

Competência III – Selecionar, relacionar argumentos:

[4] Nesse caso, quais são os motivos para isso? Querer fazer parte de algum grupo social? Fuga dos problemas da juventude? Discuta mais sobre isso.

Competência IV – Conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação:

[5] Não apenas esse mecanismo linguístico, mas os demais foram bem utilizados. Ótimo trabalho.

Competência V – Elaborar a proposta de solução para o problema:

[6] Proposta de intervenção muito bem relacionado do tema.

Nota: 960

Já conhece a parceria entre Imaginie e Guia do Estudante? As primeiras pessoas que se cadastrarem ganham uma correção gratuita. Fique de olho! Veja o tema de redação e escreva a sua! 😉

Vamos debater sobre?