Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Saiba o que foi o Trovadorismo e veja características dessa escola literária

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A prova de literatura é de grande importância para todos que almejam uma vaga no ensino superior. E um assunto extremamente recorrente nessa prova é escolas literárias. Por isso, é necessário que você entenda as características de cada uma, para que você consiga uma ótima nota na prova do Enem ou de outros vestibulares! Para te ajudar, nesse post vamos te explicar tudo sobre o Trovadorismo, a primeira manifestação literária em português.

Mas antes, uma dica valiosa para entender o contexto histórico e a importância das escolas literárias é estar por dentro, também, dos principais temas da prova de história

Bora lá conferir esse conteúdo?

O que foi o Trovadorismo?

O Trovadorismo foi o primeira manifestação literária da língua portuguesa e teve início na Idade Média, no século XI. Sua origem foi no sul da França, mas se espalhou pela Europa e teve seu declínio no século XIV, com o início do humanismo. 

O trovador era o autor das composições, o cantor era chamado de jogral e o menestrel era considerado superior ao jogral por ter mais instrução e habilidades artísticas. As poesias (chamadas de cantigas) eram feitas para serem cantadas ao som da flauta, viola ou alaúde.

Quais as principais características do Trovadorismo?

Agora que você já sabe o que é o trovadorismo, veja também as principais características dessa escola literária:

Gêneros trovadores

O Trovadorismo era dividido em dois gêneros: o lírico e o satírico. 

O gênero lírico abrangia as cantigas de amor e as cantigas de amigo, que narravam as sensações e os sentimentos envolvidos nestas relações. Além disso, a produção literária e poética do período do trovadorismo era muito voltada à temática do amor e do sofrimento amoroso.

O gênero satírico fazia críticas ao modo de vida na sociedade feudal da época. Eram divididas em dois tipos: cantigas de escárnio e cantigas de maldizer. Esses dois tipos de cantiga faziam sátiras ou deboches, mas existia entre elas a diferença em relação à forma como a sátira era feita. A cantiga de escárnio era mais leve, já a cantiga de maldizer era mais direta e ácida em seu conteúdo.

Veneração ao ser amado

Os trovadores escreviam em primeira pessoa nas cantigas de amor. Era comum que eles se colocassem em uma posição de inferioridade e submissão em relação à mulher que amavam, que era idealizada e inalcançável. O amor retratado nas cantigas era repleto de cortesias, mas era sofrido e aparentava ser um amor impossível ou não correspondido.

Retratação da amizade

As cantigas de amigo eram escritas em primeira pessoa e sempre no feminino, mesmo que os autores fossem homens. O principal tema era o amor-amizade e a amizade. Nas cantigas a narradora feminina declarava a sua amizade a um amigo ou a um amor platônico.

Crítica ao contexto político e social

Um dos temas principais das cantigas satíricas eram as críticas feitas ao modo de vida na sociedade feudal da época.

Trocadilhos e termos ambíguos

O uso desses termos eram comuns nas cantigas de escárnio, que eram mais leves e continham sátiras de maneira indireta. Estas cantigas eram feitas por frases com duplo sentido e com trocadilhos que, indiretamente, satirizavam o objeto da cantiga.

Retratação do modo de vida na aristocracia feudal

O início do trovadorismo foi durante o ápice do feudalismo, por essa razão, muito do que foi produzido na literatura e na poesia da época refletia o modo de vida e os costumes sociais da aristocrática feudal.

Contexto histórico do Trovadorismo

O Trovadorismo teve início na Idade Média, época em que a Igreja Católica e o sistema feudal dominavam a Europa. Por isso, os valores da sociedade eram regidos pela Igreja e pela fé cristã. Nesse sentido, o teocentrismo foi sua característica principal. 

Assim, a Igreja católica era a instituição social mais importante, ela ensinava os valores e influenciava diretamente no que o homem pensava e como o homem deveria se comportar. 

O Trovadorismo em Portugal

O Trovadorismo português teve seu ápice nos séculos XII e XIII, e entrou em declínio no século XIV. O rei D. Dinis (1261-1325) incentivou e prestigiou muito a produção poética em sua corte. Ele também foi um dos mais talentosos trovadores medievais e produziu aproximadamente 140 cantigas líricas e satíricas.

Além dele, outros trovadores obtiveram grande destaque: 

  • Paio Soares de Taveirós
  • João Soares Paiva
  • João Garcia de Guilhade
  • Martim Codax.

Agora que você já sabe o que foi o Trovadorismo, aproveite e confira também nosso post sobre como estudar literatura para conquistar a sua tão sonhada vaga na universidade.

Banner de divulgação do Infográfico sobre o que cai em cada disciplina do Enem. Link para download gratuito: https://conteudo.imaginie.com.br/infografico-o-que-cai-no-enem?utm_source=blog-imaginie&utm_medium=banner-post&utm_campaign=material-rico

Autor

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

três × 2 =

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter