O que você precisa saber sobre o ENEM 2016

Carla Gobb Notícias

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou hoje (18) a consulta aos resultados individuais do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Os estudantes poderão verificar as notas de todos os cadernos (Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens e Matemática), além da nota da prova de redação, que teve como tema a Intolerância religiosa (1º exame) e Combate ao racismo (2º exame). A consulta deve ser feita pelo site do Inep (enem.inep.gov.br) com o cpf e senha do candidato.

O Inep também liberou as datas de inscrição para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para concorrer a uma vaga em uma instituição de ensino superior federal ou estadual os estudantes precisam se inscrever no programa entre os dias 24 e 27 de janeiro. Serão disponibilizadas 238.397 vagas em 131 instituições de ensino. As inscrições só podem ser feitas pela internet, no endereço: sisu.mec.gov.br

Além do Sisu, os estudantes ainda podem concorrer com a nota do ENEM a bolsas do Programa Universidade para Todos (Prouni) e a financiamentos do Programa de Financiamento Estudantil (Fies). As inscrições para o Prouni acontecem entre os dias 30 de janeiro e 2 de fevereiro, enquanto as inscrições para o Fies acontecem entre os dias 6 e 9 de fevereiro.

Redação

O Inep informou que apenas 77 participantes conseguiram a nota 1000, enquanto 291.806 inscritos receberam nota zero.

Mudanças no ENEM

O Ministério da Educação (MEC) também abriu uma consulta pública que reúne sugestões de mudanças para o exame. As sugestões devem ser enviadas por um formulário no link http://www.inep.gov.br/ e estará disponível até o dia 10 de fevereiro.

Na consulta pública é possível opinar sobre a forma de aplicação do exame (presencial ou por computador) e sobre o formato da aplicação, se deve manter os dois dias seguidos de exame ou se deve ser em dias alternados.

Boa sorte, galera! 😉

VEJA TAMBÉM: INFORMAÇÕES SOBRE OS RESULTADOS DO ENEM 2016

Vamos debater sobre?