Conheça tudo sobre o vestibular UnB

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A Universidade de Brasília é uma das mais respeitadas do Brasil. Ela possui cursos de graduação presenciais e a distância e é considerada uma das melhores do país. A UnB assim, como a UFMS, a USP e diversas outras universidades, ainda possui vestibular próprio. 

O vestibular UnB é conhecido por muitas pessoas por apresentar provas difíceis e com características bem peculiares. 

E, você conhece a UnB e tem vontade de prestar o seu vestibular para estudar em uma das melhores universidades públicas do país?

Então, siga na leitura e confira tudo sobre o vestibular UnB, saiba como concorrer às vagas, como funcionam as provas e muito mais!

Como concorrer às vagas da UnB?

Atualmente, a UnB conta com 5 formas de ingresso primário. Veja quais são elas:

  • Programa de Avaliação Seriada (PAS)
  • Acesso Enem UnB
  • Vestibular tradicional
  • Vestibular Indígena
  • Vestibular para Licenciatura em Educação do Campo (LEDOC)
  • Licenciatura em Língua de Sinais Brasileira (Libras)
  • Vestibular Universidade Aberta do Brasil (UAB) – Ensino a Distância

A seguir vamos tratar mais especificamente das duas mais comuns e que possuem mais candidatos. Confira!

1. Acesso Enem UnB

Para concorrer às vagas disponíveis pela UnB por meio do Enem, você deverá se inscrever e prestar o Exame. Porém, diferente de outras instituições que utilizam a nota do Enem pelo Sisu, a UnB não faz isso. 

A partir de 2019, a Universidade de Brasília passou a adotar uma seleção própria para conceder vagas de acesso àqueles que prestaram Enem no ano anterior. Isso significa que, caso você faça o Exame, deverá submeter sua nota ao processo seletivo específico da UnB e não o do Sisu.  

No último processo seletivo, a UnB ofertou 2.112 vagas para seus cursos por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio, o que não é pouca coisa. Então, se você achar melhor prestar o Enem para acessar as vagas da Universidade de Brasília, esse é um caminho bastante viável. 

2. Vestibular tradicional

Porém, uma outra possibilidade é o vestibular UnB. Se você optar por prestar o vestibular tradicional saiba que sua classificação será feita com base nos seus resultados nas provas de conhecimentos e de redação elaboradas pela UnB. 

São destinadas 25% das vagas totais para os cursos presenciais e o edital, normalmente, é publicado em meados de abril. 

Ah, e uma informação importante: para quem é aprovado no vestibular tradicional, a matrícula só poderá ser feita no segundo semestre letivo.

Bom, para se inscrever em qualquer que seja o processo seletivo da UnB, você deverá acessar o site da CESP, que é o órgão que organiza as provas da Universidade de Brasília. Porém, para saber datas de inscrição e editais e demais informações basta acessar o Cebracesp.

Banner de divulgação do Calendário dos Vestibulares 2021 gratuito. Link para download: https://conteudo.imaginie.com.br/calendario-do-vestibular?utm_source=blog-imaginie&utm_medium=banner-artigo&utm_campaign=material-rico

Como funciona o vestibular UnB?

O vestibular UnB possui duas etapas e, portanto, dois dias de prova. Veja a seguir como funcionam essas provas mais detalhadamente.

Dia Provas Disciplinas Número de itens por prova Duração
Dia 1 Prova de conhecimentos específicos I Língua Espanhola, Língua Francesa ou Língua Inglesa  30 5 horas
Prova de Conhecimentos II Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Geografia e História, Artes (Artes Cênicas, Artes Visuais e Música), Filosofia e Sociologia 120
Prova de Redação em Língua Portuguesa
Dia 2 Prova de Conhecimentos II Biologia, Física, Química e Matemática 150  5 horas

Uma característica marcante do vestibular UnB é que as provas focam em questões interdisciplinares. Portanto, quando for estudar para este vestibular procure não focar em estudar as disciplinas separadamente, mas tente linkar e estabelecer relação entre as matérias. 

Além disso, as provas UnB possuem suas peculiaridades. Isso porque os itens das provas 

são agrupados por comandos.

Como assim? 

Cada item poderá corresponder a um dos quatro tipos de comando: tipo A, tipo B, tipo C e tipo D. 

Os itens ou questões do tipo A deverão ser assinalados apenas como “Certo” ou “Errado. 

Já nos itens do tipo B propõe-se um problema e o candidato deverá marcar um único resultado numérico como resposta à questão. As proposições do item B são itens abertos ou discursivos que possuem uma resposta objetiva. 

Em contrapartida os itens do tipo C conterão quatro opções de respostas, designadas pelas letras A, B, C e D, das quais apenas uma constituirá a resposta correta. 

Por fim, os itens do tipo D serão itens de resposta discursiva, ou seja, questões abertas, com resposta a ser elaborada pelo candidato.

Ufa! Quantas regrinhas não é mesmo? Então, para saber como estudar para cada uma das provas da UnB é bom ficar atento e ler com bastante atenção o edital, certo?

Como funciona a redação do vestibular UnB?

A prova de redação da UnB será aplicada no primeiro dia, junto às provas de Conhecimento I e II. 

A redação da UnB deverá ser produzida em Língua Portuguesa e em prosa. Isso significa que o seu texto não poderá ser escrito em versos. 

Além disso, sua redação deverá seguir a norma culta da Língua Portuguesa e atentar-se à temática proposta. 

Outro ponto de atenção é que a redação do vestibular UnB poderá ser um texto descritivo, um texto narrativo, um texto expositivo-argumentativo ou ainda um texto instrucional.

Portanto, é importante conhecer bem cada gênero textual e se preparar para a redação, que é uma prova muitíssimo importante para o qualquer que seja o vestibular. 

Um dica para se preparar para a redação é praticar textos escritos duas vezes na semana. Isso fará com que você se familiarize com cada tipo textual e mande bem na hora de fazer a prova oficialmente.



Uma outra dica preciosa para se sair bem em textos escritos é contar com a ajuda de plataformas de correção de redações online. 

Algumas dessas plataformas contam com mais de 300 temas de diferentes eixos temáticos e ainda com corretores-professores que corrigem sua redação com rapidez e eficiência, te mostrando seus pontos fortes e os pontos que necessitam de atenção. 

Se interessou por essa dica? Então, não perde tempo e já procure por uma plataforma online de redações para mandar bem em qualquer tipo textual de qualquer vestibular!

Qual é o cronograma do vestibular UnB 2021?

A UnB conta vários processos seletivos, como te contamos lá em cima. Atualmente, nenhum deles está aberto. 

Porém, de acordo com as últimas edições, o vestibular UnB tradicional, que concede vagas aos cursos presenciais, costuma acontecer em agosto.

É provável que o edital e as datas das provas ainda não tenham sido divulgados em decorrência da pandemia do novo coronavírus. Mas é bem importante ficar ligado em todos os sites oficiais que divulgam informações sobre o vestibular UnB para não perder nenhum prazo, ok?

Para concorrer às vagas dos cursos presenciais do primeiro semestre de 2021, você pode prestar o Enem e posteriormente submeter sua nota ao sistema de seleção da UnB.

Curtiu conhecer o vestibular UnB? Esperamos que sim! Que tal aproveitar o embalo e já ir se preparando para este vestibular e vários outros? Basta ler nosso artigo sobre como se preparar para o vestibular e conhecer várias dicas superlegais!

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Deixe um comentário

avatar

Posts relacionados

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter