Fotografia de uma moça de óculos, sentada à mesa, escrevendo em um caderno, de acordo com as dicas para redação do Enem.

Saiba como tirar nota 1000 com nossas 10 dicas para redação do Enem

Brenna Carvalho Dicas de Redação

Para grande parte dos candidatos, um dos maiores desafios da prova do Enem é a redação. Por ser uma tarefa multidisciplinar e cheia de nuances, a produção de texto exige atenção, treino e bastante cuidado. Além disso, ela tem um grande peso na nota final dos vestibulandos.

Porém, não precisa se desesperar! Afinal, com preparo é possível produzir um texto excelente e, até mesmo, alcançar a tão sonhada nota 1000 na redação.

E a gente está aqui para te dar aquela ajudinha! Por isso, reunimos 10 dicas para redação do Enem práticas e essenciais. Elas com certeza te ajudarão a se sair bem nessa etapa da prova. Vamos lá?

1. Não entre em desespero!

Você não pode deixar de ter em mente, principalmente nos momentos que antecedem o Exame, que você se preparou para dar o seu melhor. Então, uma das principais dicas para redação do Enem é: não se desespere. Afinal, você está totalmente preparado para esse desafio e não tem motivos para perder o sono com a proximidade da prova. 

Estudos comprovam que pessoas que escrevem sob pressão têm maior probabilidade de cometer erros e de se desviar do assunto proposto. Então, não deixe que o nervosismo interfira na qualidade do seu texto! Manter a calma é essencial para escrever uma boa redação.

Gif do ex-presidente norte-americano, Barack Obama, em um palanque falando “Calm down, I got this”.

2. Tenha atenção às regras

Tudo o que você não quer ter que lidar antes ou durante a prova é com problemas de desrespeito às regras, certo? Por isso, tenha bastante atenção às normas: organize-se para chegar com antecedência no local da prova, não se esqueça dos seus materiais e certifique-se de que seus alimentos e garrafinha de água estão dentro do padrão estabelecido.

E aqui vai uma informação super importante para a redação: até 2012, canetas azuis eram permitidas. Todavia, agora são aceitas apenas canetas de tinta preta transparentes. Por isso, dois dias antes da prova verifique se você já possui esse item essencial.

Outro detalhe: não leve somente uma, tenha pelo menos duas em mãos. Assim, caso uma falhar, você não estará encrencado.

3. Exercite a caligrafia

Desde pequenos, aprendemos que ter uma letra legível é importante. Por isso, não se engane: exercícios de caligrafia são importantes.

Não adianta escrever uma super redação, sem nenhum erro e sem fugir do tema, se o revisor não compreender a sua letra, certo?

Então, aqui vai outra super dica para redação do Enem: sempre que for treinar a produção textual, imprima uma folha modelo do Exame — inclusive, nós já temos esse modelo pronto para você baixar gratuitamente aqui. 

Assim, você irá doutrinar a sua letra dentro do espaço que tem disponível para desenvolver a sua redação e evitará um dos principais erros cometidos: ultrapassar as margens.


4. Saiba como utilizar os textos de apoio

Os textos de apoio nunca apresentam a proposta de intervenção da sua redação. Esse será o seu trabalho. Então, tenha em mente que a partir do texto complementar você terá que desenvolver uma redação discursiva-argumentativa, e, a partir dela, será avaliada a sua capacidade de compreensão.

Porém, é importante destacar que, na maioria das vezes, os textos de apoio estão repletos de alternativas ao tema e/ou te fornecem um grande volume de informações.

E não deixe de aproveitá-las! Você pode encaixar os dados do texto de apoio na sua redação. Inclusive, mesmo não conhecendo a fundo o tema exigido, é importante que você utilize algum dado científico.

Porém, atenção! Se você transcrever as informações exatamente como elas estão no texto de apoio, você perderá muitos pontos. Verifique o contexto, se são dados gerais (demográficos) ou dados específicos e use-os corretamente, apresentando a sua interpretação sobre eles.

5. Mantenha-se atualizado

Uma das maiores curiosidades sobre o Enem é o tema da redação que será exigido no ano. Escolas, cursinhos, professores famosos… todos especulam sobre a proposta. Algumas pessoas até dão “certeza” sobre o tema que vai cair, assustando estudantes que não têm nenhuma base sobre o assunto.

Porém, é importante que você não caia em teorias da conspiração! Apesar de ser fundamental estar por dentro dos temas da atualidade, é muito difícil acertar o tema da redação antes de ele vir à tona de fato.

Ao longo dos anos, os elaboradores do Enem sempre fazem questão de nos surpreender, apostando, muitas vezes, em assuntos não tão populares ou pouco comentados no ano corrente.

Por exemplo, em 2011 o tema foi  “Viver em rede no século XXI: os limites entre o público e o privado”. Neste período ainda não se comentava o fenômeno do Facebook. A plataforma só abriu escritórios no Brasil em abril do mesmo ano, e o Orkut ainda era a principal rede social dos brasileiros, não gerando muitos debates sobre o tema.

Em 2012, a proposta “Movimento imigratório para o Brasil no século XXI”, até então, não era uma tema popularmente debatido como foi em 2014 e em 2015, em decorrência dos imigrantes haitianos.

Quando em 2013 todos treinavam e afirmavam que o tema da redação seriam as Manifestações de Junho, tivemos a surpresa com “Efeitos da implantação da Lei Seca no Brasil”.

O que falar então do tema de 2014, sobre a publicidade infantil, quando o debate recorrente era a figura da mulher nas propagandas?

Porém, do que poucas pessoas se lembravam é que, em 2013, foi veiculada uma polêmica campanha publicitária em que uma criança foi retratada de forma erotizada. A mesma ganhou repercussão nacional e houve mobilização geral de denúncias e avaliações negativas sobre a marca.

Após a leitura desse pequeno apanhado dos temas dos últimos anos, podemos tirar uma simples conclusão: o Enem é atemporal e sempre se renova.

Quando falamos de atualidades, não nos referimos somente a acontecimentos que tiveram repercussão no ano corrente, mas de fatos políticos, econômicos, sociais, culturais e estruturais que mudaram de alguma forma a percepção da sociedade sobre algum tema ou alguma ação.

Perceba: todos os temas anteriores representaram uma mudança radical de comportamento da população ao longo desses cinco anos.

6. Organize suas ideias

Desde a compreensão do tema até a hora de fazer a autocorreção do seu texto, é essencial organizar as suas ideias e ações na hora de escrever a redação para o Enem.

Se você tem dificuldade em se concentrar e corre grande risco de fugir do tema, faça o seguinte exercício:

  1. Certifique-se de que você entendeu qual foi o problema apresentado e para o qual você vai direcionar a sua proposta de intervenção. Para isso, você pode elaborar uma pergunta sobre ele.
  2. Faça uma rede de ideias/tópicos que você não pode deixar passar ao falar desse tema.
  3. Desenvolva seu texto com calma e sempre releia depois de concluir um parágrafo ou ideia. Assim, você não corre o risco de iniciar o próximo trecho com uma abordagem totalmente diferente. 

7. Pratique

Nós sempre falamos por aqui que, para produzir uma boa redação, não basta apenas estar atualizado sobre diversos assuntos e ler bastante: é essencial praticar. É através do treino que você perceberá quais são seus pontos fortes, que podem ser potencializados, e quais são os seus pontos a serem desenvolvidos durante a escrita.

E não adianta praticar de qualquer jeito. É importante que você tome para si mesmo o compromisso, assim como com suas provas escolares e simulados na hora de praticar em casa. Aqui estão algumas dicas práticas para exercitar:

  • procure um lugar silencioso, para que ninguém te interrompa na hora que estiver produzindo;
  • leia, leia muito;
  • faça um calendário de temas, pegue os principais acontecimentos dos últimos três anos, pesquise e discorra sobre o impacto dos mesmos na sociedade. Você pode fazer o seu cadastro na Imaginie e começar a treinar com os temas que já estão preparados!
  • cronometre a sua produção e vá adequando o tempo que você leva para fazer uma redação ao tempo que você terá no dia do exame (cerca de uma hora);
  • escreva sobre o mesmo tema várias vezes. Assim, você notará o seu amadurecimento sobre um conteúdo durante as práticas.
  • tenha certeza de que suas produções sejam revisadas por especialistas, esse é o melhor jeito de medir o seu desempenho. 

Banner para cadastro na plataforma da Imaginie, direcionando para o link: https://app.imaginie.com/pt-br/accounts/register/?utm_source=blog&utm_medium=post-dicas-para-redacao-do-enem&utm_campaign=cadastro-na-plataforma&utm_content=banner

8. Tenha o tempo como seu aliado

Um dos maiores desesperos dos estudantes está relacionado ao tempo para realizar a redação. Mas você não deve ficar amedrontado com isso! Afinal, se você segue todas as dicas para redação do Enem anteriores, o tempo será o seu maior aliado!

Uma dica muito importante é fazer a redação primeiro, por três motivos:

  1. você não estará cansado;
  2. não se confundirá com os assuntos abordados nas questões;
  3. não estará preocupado com questões que podem te “travar” durante a prova.

9. Disserte

A dissertação não só é uma forma bastante tranquila de escrever uma boa redação, como também é o tipo de texto exigido no Enem.

A dificuldade duplicaria se fosse uma narração, por exemplo, onde você não pode, de maneira alguma, fugir dos fatos.

Na dissertação, você tem liberdade para opinar e propor uma resolução para o problema apresentado. Então, fique seguro e mostre como a síntese das suas leituras faz a diferença na hora de escrever uma boa redação!

10. Comece bem

E aqui vai a última das nossas dicas para redação do Enem: sabemos que você está ansioso e apressado para esse dia. Porém, ao chegar no local da prova, lembre-se de ler a capa da mesma, pacientemente, para não deixar passar nenhuma instrução. 

Também não deixe de entender quais são as 5 competências exigidas na redação do Enem e como a sua redação será corrigida por meio delas. Assim, você saberá como evitar erros comuns.

Estufou o peito e já se sente pronto para esse desafio? Calma, volte para a dica 3, imprima uma folha modelo e volte a treinar!

E, agora que você já conhece nossas 10 dicas para redação do Enem, que tal conferir o nosso artigo com exemplos de redações nota 1000 dos últimos anos para se inspirar? Bons estudos!

Vamos debater sobre?

Rua Bernardo Guimarães, 2129 - Lourdes, Belo Horizonte - MG, 30140-087. Telefone: (31) 3517-1717

Copyright © 2015 Imaginie | Made in #SanPedroValley and Utah.