Paulo Freire (1921-1997) é um dos nomes mais importantes quando o debate é sobre educação. Brasileiro, nascido em Recife, Freire foi considerado um dos pensadores mais importantes da pedagogia em todo o mundo. Suas principais ideias estavam relacionadas à transformação de indivíduos, principalmente os das camadas menos favorecidas, por meio da educação, que os torna ativos, críticos e reflexivos cultural, social e politicamente. Desconstruiu os conceitos que enquadravam o aluno como alguém que recebe o conteúdo que o professor passa e instituiu a noção de construção de conhecimento entre educador e educando, situação na qual ambos aprendem, pois todos os conhecimentos de mundo são válidos na construção dos saberes. Sua principal obra foi Pedagogia do Oprimido, escrita em 1968.
Conhecendo, mesmo que brevemente, o pensamento desse educador, pedagogo e filósofo brasileiro é possível perceber sua visibilidade e relevância. Separamos algumas citações que podem ser usadas nas redações cujo tema diz respeito à educação, direta ou indiretamente.
- “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.”
- “Ninguém nasce feito, é experimentando-nos no mundo que nós nos fazemos.”
- “Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo, os homens se educam entre si, mediatizados pelo mundo.”
- “A leitura do mundo precede a leitura da palavra.”
- “Me movo como educador, porque, primeiro, me movo como gente.”
- “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.”
- “Não há ensino sem pesquisa e pesquisa sem ensino.”
- “O homem, como um ser histórico, inserido num permanente movimento de procura, faz e refaz o seu saber.”
- “O diálogo cria base para colaboração.”
- “Educação não transforma o mundo. Educação muda as pessoas. Pessoas transformam o mundo.”
- “Quem ensina aprende ao ensinar. E quem aprende ensina ao aprender.”
- “A educação, qualquer que seja ela, é sempre uma teoria do conhecimento posta em prática.”
- “Onde quer que haja mulheres e homens, há sempre o que fazer, há sempre o que ensinar, há sempre o que aprender.”
- “Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes.”
- “Só, na verdade, quem pensa certo, mesmo que, às vezes, pense errado, é quem pode ensinar a pensar certo.”
- “Ninguém ignora tudo, ninguém sabe tudo. Por isso aprendemos sempre.”
- “Gosto de ser gente porque, inacabado, sei que sou um ser condicionado, mas, consciente do inacabamento, sei que posso ir mais além dele.”
- “Criar o que não existe ainda deve ser a pretensão de todo sujeito que está vivo.”
- “Quando o homem compreende a sua realidade, pode levantar hipóteses sobre o desafio dessa realidade e procurar soluções. Assim, pode transformá-la e o seu trabalho pode criar um mundo próprio, seu Eu e as suas circunstâncias.”
- “A tarefa mais importante de uma pessoa que vem ao mundo é criar algo.”
Veja abaixo a lista de temas com os quais você pode relacionar as citações de Paulo Freire:
A EDUCAÇÃO COMO SOLUÇÃO PARA RESSOCIALIZAÇÃO DE DETENTOS: UTOPIA OU REALIDADE?
(Clique aqui para ler a proposta completa)
OCUPAÇÃO DAS ESCOLAS DE SÃO PAULO: A EDUCAÇÃO É PARA TODOS?
(Clique aqui para ler a proposta completa)
A EDUCAÇÃO COMO VEÍCULO DE MUDANÇA NA SOCIEDADE
(Clique aqui para ler a proposta completa)
POSSÍVEIS IMPACTOS DA REFORMA BRASILEIRA DO ENSINO MÉDIO
(Clique aqui para ler a proposta completa)
ALTERNATIVAS PARA REDUZIR O ANALFABETISMO FUNCIONAL NO BRASIL
(Clique aqui para ler a proposta completa)
INTOLERÂNCIA E DISCURSO DE ÓDIO NAS REDES SOCIAIS
(Clique aqui para ler a proposta completa)
IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL DAS CRIANÇAS
(Clique aqui para ler a proposta completa)
EVASÃO ESCOLAR E A REALIDADE BRASILEIRA
(Clique aqui para ler a proposta completa)
Lembre-se de que, ao colocar uma citação no texto, é preciso relacioná-la ao seu raciocínio de forma clara e coerente, encadeando ao tema como estratégia argumentativa.
Até a próxima!