Já conhece a parceria entre Imaginie e Guia do Estudante? As primeiras pessoas que se cadastrarem ganham uma correção gratuita. Fique de olho!
Veja análise de redação. ?
“Com a intensa globalização, a internet começou a ser usada pela maioria das pessoas no mundo todo, e isso trouxe a capacidade de um indivíduo ficar conhecido por suas opiniões [1] de determinados assuntos. A possibilidade de acessar informações, opiniões e de transmitir o seu ponto de vista fez com que projetos e mobilizações se tornassem reais.
A rede social é o maior meio de empoderamento de grupos ou de indivíduos, pois o acesso às suas opiniões e projetos é feito por muitas pessoas. Isso é algo excelente, pois mobilizações são criadas em prol dos direitos e deveres de todos, trazendo benefícios à sociedade. O acesso instantâneo a notícias do mundo inteiro por meio das redes sociais traz melhor conhecimento humano aos indivíduos, podendo cada um formar e discutir suas opiniões com as pessoas e também com o poder público.
Não só a rede social, outros sites também são muito acessados, e podem empoderar os indivíduos. Como o site Youtube, onde as pessoas podem assistir ou criar um canal de vídeos que transmite opiniões. Os canais Porta dos Fundos e Parafernalha, por exemplo, ficaram famosos por seus vídeos de comédia com opiniões de diferentes assuntos, tendo um poder de influência muito grande sobre as pessoas que os assistem.
Em suma, sabendo acessar as informações, a internet traz benefícios para todos; pois conhecimento, tolerância à diversidade e os direitos e deveres de cada cidadão é maior quando se tem acesso ao mundo virtual. [2] Por isso que é dever do Estado implementar mais instituições em que o acesso à internet seja gratuito, principalmente em áreas periféricas, pois assim a sabedoria e as oportunidades de melhor convivência será cada vez maior.”
Análise da proposta:
A proposta de redação pede a produção de um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema A capacidade da internet de empoderar o indivíduo. Esse gênero de texto consiste na defesa de uma ideia por meio de argumentos e explicações e o objetivo central é convencer o leitor de seu ponto de vista.
A estrutura do texto dissertativo-argumentativo deve possuir introdução, desenvolvimento e conclusão. Na introdução o candidato deve contextualizar o tema abordado e já assumir um ponto de vista. No desenvolvimento, apresentar os argumentos. O candidato precisa ficar atento para não copiar os textos motivadores na hora da argumentação, e se utilizar citações, é necessário usar aspas e identificar o autor. Como o objetivo é convencer quem está lendo, espera-se do candidato um bom embasamento e capacidade de persuasão. Além disso, a construção do texto precisa ser coesa e coerente, respeitando uma ordem lógica. Ao concluir, é necessário apresentar uma proposta de intervenção que respeite os direitos humanos e que seja possível de ser realizada.
Fuga ao tema, desrespeito aos direitos humanos e descumprimento do gênero dissertativo-argumentativo podem anular a redação do Enem. Não cometa esse erro!
Análise da redação do aluno:
De modo geral o estudante se saiu muito bem. Mas é preciso adicionar informações complementares, de maior relevância na temática proposta, para enriquecer o texto. Além disso, a proposta de intervenção precisa sempre estar relacionada com a argumentação descrita no texto e é necessário detalhar o máximo possível, informando quem irá fazer, para quem, como será viabilizado e quais os meios para isso. A leitura ajuda muito na argumentação.
Competência I – Demonstrar domínio da norma culta:
O estudante não cometeu desvio gramatical grave que comprometesse o entendimento do texto.
Competência II – Compreender a Proposta:
Ele compreendeu bem a proposta, mas poderia ter buscado mais argumentos dentro da temática proposta.
Competência III – Selecionar, relacionar argumentos:
O aluno poderia ter argumentado mais sobre o poder de mobilização social que a internet proporciona aos usuários e também expor mais argumentos sobre a difusão de conteúdo.
Competência IV – Conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação:
[1] Neste caso, o correto seria: “por suas opiniões em de determinados assuntos.”
Competência V – Elaborar a proposta de solução para o problema:
A proposta de intervenção do estudante está relacionada a discussão e ao tema, mas poderia ter sido mais detalhada.
[2] Nesta proposta o estudante deveria ter detalhado como essa solução seria feita.
Bons estudos!