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#DesafioVem1000: Homofobia em questão no Brasil [Redação pronta]

  • Roberta Firmino
  • 08/07/2020
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Homofobia em questão no Brasil: esse tema tão importante fez parte do #DesafioVem1000.

E, além de 2 (isso mesmo, DOIS!) exemplos de redação para você analisar, nesta semana nós também trouxemos um episódio do podcast Dá Ideia sobre o tema para você aprofundar o seu repertório sociocultural.

Não esquece de dar o play enquanto analisa esta redação!

1º Exemplo de redação sobre o tema: Homofobia em questão no Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) protocolou a homofobia como crime de racismo, em junho de 2019. No entanto,[1] os registros de violência contra pessoas da comunidade LGBT – lésbicas, gays, bissexuais e transsexuais – cresceu 12% em relação ao ano de 2018, segundo a Secretaria de Segurança Pública.[2] É de suma importância, portanto,[3] a atuação governamental e midiática no espectro da homofobia, a fim de solucionar essa problemática.[4]

[5]O filme “Milk” retrata a história do parlamentar homossexual Harvey Milk, que elaborou leis de proteção à comunidade LGBT, que pouco tinha direitos à época.[6] O seu apoio popular foi conquistado através[7] de manifestações e anúncios televisivos, cruciais na conscientização social e no ganho de eleitorado. De mesma forma,[8] deve-se implementar tais meios no território brasileiro, gerando participação política dessa comunidade e, no que tange a[9] lei, alterações às punições a crimes de cunho homofóbico.

Ademais,[10] o filósofo Friedrich Nietzsche[11] defende a transvaloração de todos os valores para a formação de uma sociedade igualitária e livre de preconceitos, através[12] da extinção dos mecanismos opressores impostos ao longo da história. Analogamente,[13] é papel estatal, através[14] da mídia, difundir ideais livres de intolerância que reafirmem a igualdade perante a lei, além de propagar campanhas de proteção a vítimas deste tipo de crime.

É imprescindível, portanto,[15] a atuação estatal[16] no campo parlamentar e midiático, através[17] da ampliação e intensificação[18] de leis tocantes aos crimes de gênero[19] e, por subsídio, no amparo às vítimas por meio de[19] campanhas publicitárias de denúncia a  estas violações, através de[20] de anúncios televisivos[21] e nas redes sociais. A mídia,[22] por sua vez, deve promover[23] iniciativas que reforcem a liberdade de gênero, como a inclusão de profissionais assumidamente homossexuais e a transmissão  de manifestações e anúncios eleitorais da comunidade LGBT, criando valores igualitários para a sociedade brasileira.[24] Desta forma[25], forma-se uma comunidade livre da homofobia, como Harvey Milk trabalhava para construí-la.


Comentários sobre a correção da redação

Veja os comentários do corretor sobre a redação.

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

  • [7] Na linguagem coloquial e até mesmo em jornais e artigos científicos, o ‘através’ é utilizado no sentido de “por meio de”, no sentido de instrumento. Entretanto, essa palavra significa ‘atravessar’ e esse uso ainda não está aceito pela norma culta. Há professores que irão exigir o uso correto e outros que não, mas, por via das dúvidas, opte por usar “por meio de”, tudo bem?
  • [9] Insira a crase (à).
  • [12] Apesar de se encontrar a palavra “através” com o sentido de “por meio de”, ela no seu sentido literal tem o significado. Por isso, evite seu uso.
  • [14] Na linguagem coloquial e até mesmo em jornais e artigos científicos, o ‘através’ é utilizado no sentido de “por meio de”, no sentido de instrumento. Entretanto, essa palavra significa ‘atravessar’ e esse uso ainda não está aceito pela norma culta. Há professores que irão exigir o uso correto e outros que não, mas, por via das dúvidas, opte por usar “por meio de”, tudo bem?
  • [17] Apesar de se encontrar a palavra “através” com o sentido de “por meio de”, ela no seu sentido literal tem o significado. Por isso, evite seu uso.
  • [20] Na linguagem coloquial e até mesmo em jornais e artigos científicos, o ‘através’ é utilizado no sentido de “por meio de”, no sentido de instrumento. Entretanto, essa palavra significa ‘atravessar’ e esse uso ainda não está aceito pela norma culta. Há professores que irão exigir o uso correto e outros que não, mas, por via das dúvidas, opte por usar “por meio de”, tudo bem?

Competência II: compreender a proposta

  • [4] Apresentou boa compreensão da proposta, atendendo à delimitação temática.

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • [2] Muito bem! Estes dados deram credibilidade a seu argumento.
  • [6] Parabéns pela citação, ela enriqueceu seu texto!
  • [11] Você fez bom uso da citação e isso deixou sua argumentação mais relevante e retira um possível caráter clichê do texto. Parabéns!

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [1] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!
  • [3] Você utiliza adequadamente os conectivos e os sinônimos, e isso faz com que sua redação tenha uma leitura agradável. Parabéns!
  • [5] Utilize conectivos e marcadores discursivos para relacionar as partes do texto.
  • [8] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!
  • [10] Você utiliza adequadamente os conectivos e os sinônimos, e isso faz com que sua redação tenha uma leitura agradável. Parabéns!
  • [13] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!
  • [15] Você já usou esse conectivo no texto antes, evite isso, ok? Imprima uma tabela de conectivos e deixe-a ao lado durante a confecção dos textos, assim aumentará seu repertório.
  • [25] Você utiliza adequadamente os conectivos e os sinônimos, e isso faz com que sua redação tenha uma leitura agradável. Parabéns!

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

  • [16] Apresentou o agente da proposta. Muito bem.
  • [18] Apresentou a ação da proposta. Ótimo!
  • [19] Apresentou os meios de resolução do problema.
  • [21] Apresentou o detalhamento de pelo menos 1 dos elementos obrigatórios (agente, ação, meios, finalidade). É isso aí! 🙂
  • [22] Apresentou o agente da proposta. Muito bem.
  • [23] Apresentou a ação da proposta. Ótimo!
  • [24] Apresentou a finalidade da proposta. Parabéns!!

Comentário final

Continue pesquisando sobre várias temáticas, assim terá argumentos embasados e consistentes ao dissertar.

Nota: 920

2º Exemplo de redação

Na série “Pose”, é retratada a experiência de um personagem homossexual que, por conta da homofobia dos pais, é expulso de casa. Fora do campo cinematográfico, a narrativa não destoa da realidade, na qual o grupo LGBT é vitima desse tipo de discriminação e de suas consequências – violência, mortes e o med – que, apesar de criminalizada pelo Estado, continua ocorrendo.[1][2]

Em primeira análise,[3] o Brasil, ao contrário de outros países como o Irã, não considera a homossexualidade um crime. Apesar disso, esta comunidade é vítima diariamente da violência causada pela homofobia, seja ela verbal, psicológica ou física – a qual fomenta, em muitos casos, a ocorrência de assassinatos. Essa realidade é mostrada por meio de dados do Grupo Gay da Bahia, os quais afirmam que ocorre uma morte a cada 28 horas. Tal cenário é causador de pânico, levando alguns indivíduos que fazem parte desta comunidade a cometer suicídio, visto que enxergam a morte como “escapatória” da situação, já que têm medo de fazer, até mesmo, atividades comuns do dia a dia como andar na rua.[4][5]

Em segunda análise,[6] o preconceito contra o grupo LGBT foi criminalizado em 2019, porém casos de agressões e homicídios continuam ocorrendo. Esse panorama pode ser explicado por meio da teoria de Thomas Hobbes, na qual ele afirma que “o homem é o lobo do homem”, ou seja, os seres humanos estarão sempre tentando ferir a integridade, em essencial, daqueles considerados “mais fracos”.[7] Caberia então ao Estado a tomada de providências para a garantia da paz, o que não ocorre no Brasil que, apesar de criminalizar a discriminação, não garante que criminosos serão punidos – como o ocorrido com alguns dos assassinos da transexual Dandara, que ainda estão desaparecidos – e não promovem a educação da sociedade como uma forma de prevenção do desprezo por quem é diferente.[8]

Portanto,[9] medidas devem ser tomadas para a resolução do impasse. O Poder Executivo deve garantir a criação de leis que punam a homofobia de forma eficiente, dando as[10] vítimas confiança para denunciar casos de violência e promovendo a justiça para aqueles que morreram em decorrência do preconceito. Outrossim, é de suma importância que o Ministério da Educação promova palestras e debates em escolas,[11] com o objetivo de ensinar que todos devem ser respeitados, independentemente de suas diferenças, favorecendo a construção de uma sociedade mais segura para aqueles que não estão no padrão “hétero e cis” e assegurando a criação do Estado que certifica a paz proposto por Hobbes.[12]

Comentários sobre a correção da redação

Veja os comentários do corretor sobre a redação.

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

  • [5] Seu texto apresentou precisão vocabular e obedeceu às regras gramaticais. Parabéns! O domínio da norma culta será fundamental para construção de sua nota no exame do ENEM.
  • [8] Muito bem! O uso do vocabulário formal adequado demonstrou seu conhecimento da Língua Portuguesa padrão.
  • [10] A regência deste verbo requer preposição ‘a’ e, por consequência, crase, pelo fato de a próxima palavra ser o artigo definido feminino ‘a’, resultando em à ou às (àquele(s), àquela(s)).
  • [11] Retire a vírgula.

Competência II: compreender a proposta

  • [1] Seu parágrafo introdutório explana o recorte temático, mostrando que compreendeu a proposta.
  • [2] Muito bem! Explicitou logo na introdução a tese a ser defendida.

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • [4] Ótimo argumento, muito bem!
  • [7] Esse argumento ficou muito bem relacionado à temática, parabéns!

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [3] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!
  • [6] Você utiliza adequadamente os conectivos e os sinônimos, e isso faz com que sua redação tenha uma leitura agradável. Parabéns!
  • [9] Excelente! O texto foi articulado de forma muito eficiente, deixando clara qual informação e interpretação que gostaria que o leitor tivesse.

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

  • [12] Excelente! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção.

Comentário final

Olá,tudo bem? Vamos às considerações do seu texto . Você escreve muito bem,respeitou a estrutura da dissertação.Seu texto possui argumentos e parágrafos impecáveis ,parabéns. Além disso,seu texto não apresenta problemas no que tange à argumentação e estrutura . Entretanto , atente aos erros de português. Perceba que você só perdeu pontos na C1 ,então você já sabe onde deve melhorar .Por exemplo,no que tange à C1,procure melhorar o uso de vírgulas e uso da crase. Por fim, peço que você continue escrevendo e conte com a gente para corrigir suas redações !Estamos à disposição !Bom trabalho !

Nota: 960

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