Confira a redação pronta sobre os desafios para reduzir os casos de assédio sexual.
Desde o Iluminismo, entende-se que uma sociedade só progride quando um se mobiliza com o problema do outro. [1] Não obstante, quando constata os desafios para reduzir os casos de assédio sexual, no Brasil, atualmente, verifica-se que esse ideal iluminista é apurado na teoria, entretanto na prática a problemática persiste, profundamente, ligada à realidade do país. [2] Diante disso, cabe discutir formas para reduzir casos de assédio sexual. [3]
É irrefutável que a questão constitucional e sua aplicação estejam entre as causas do problema. Segundo o filósofo grego Aristóteles, [4] a política deve ser utilizada de modo que, por meio da justiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade. De maneira análoga, é possível perceber que, no Brasil, [5] os casos de assédio sexual atormentam a maioria das mulheres e 49% delas já sofreram desse mal. [6] Sendo na rua e nos transportes públicos os principais locais desses fatos com, respectivamente, 29% e 22% dos eventos, segundo pesquisas realizadas pelo Datafolha. Esses dados são alarmantes e diversas medidas de proteção para as mulheres devem ser tomadas através [7] das leis, que devem ser cumpridas, e do Estado. [9]
Ainda convém lembrar que adolescentes e jovens de até 24 anos são as principais assediadas, com 56% delas, e a porcentagem diminui conforme a idade aumenta. Porquanto a impertinência é maior nas juvenis devido às condições mais agradáveis dos seus corpos infelizmente. Um feito foi o acontecido da jovem figurinista da TV Globo que foi assediada pelo ator José Mayer, da mesma emissora, de acordo com o jornal Folha de São Paulo, em 2017. [8] Dessa forma, atitudes relacionadas à educação e ao respeito ao próximo é indispensável. [9]
É evidente, portanto, que ainda há obstáculos para garantir a solidificação de políticas que visem à construção de um país melhor. Destarte, o Estado deve não apenas criar leis que defendam e protejam, realmente, as mulheres, como também gerar maneiras ainda mais garantidas para que elas possam denunciar tranquilamente. De acordo com o pedagogo Paulo Freire, a educação transforma as pessoas, e elas mudam o mundo. Logo, o Ministério da Educação deve instituir, palestras ministradas por psicólogos, que discutam o combate ao assédio sexual e o respeito ao próximo. Assim o ideal iluminista não só ficará nas teorias, mas também na prática. [10][11]
Avaliação por competência:
Competência I – Demonstrar domínio da norma culta:
[6] Não separe a oração reduzida de gerúndio da principal. Colocar vírgula no lugar do ponto final.
Competência II – Compreender a Proposta:
[1] Excelente contextualização histórica!
[3] O parágrafo introdutório atende aos critérios solicitados de forma válida.
Competência III – Selecionar e relacionar argumentos:
[2] Tese devidamente apresentada.
[4] Ótima referência!
[5] Boa articulação da informação.
[8] Bom exemplo.
[9] Argumentos dentro da proposta, com tese, defesa e articulação de ideias.
Competência IV – Conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação:
[7] Usa-se, aqui, a expressão “Por meio de”. Acontece que a locução “através de”, em seu sentido literal, quer dizer “de um lado a outro”, “transpor” “cruzar”: A luz entrava através de uma fresta. Enquanto isso, a locução “por meio de” significa “por intermédio de”: As pessoas mudas comunicam-se por meio de gestos.
[11] Possui bom domínio de recursos coesivos e suas funções no texto.
Competência V – Elaborar a proposta de solução para o problema:
[10] Intervenção relacionada ao tema e à discussão, com detalhamento do que fazer, como fazer, os meios e os participantes da proposta.
Nota: 920
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