A redação do Enem é exigida dentro dos moldes do gênero dissertativo-argumentativo. As especificidades desse tipo textual fazem com que alguns detalhes caracterizem uma boa ou má produção. Algumas pontuações, por exemplo, não são adequadas ao texto, se pensarmos na significação que elas possuem e no grau de formalidade exigido na produção. Listamos abaixo algumas dessas pontuações pouco adequadas ao gênero, salvo em raríssimas exceções, como em casos de citações literais. Confira:
-
Ponto de exclamação
O ponto de exclamação exprime, de forma enfática, sentimentos. Alegria, excitação, susto! Na redação, esse tipo de exposição é inadequada. As marcas de sentimentalismo são penalizadas na competência 4. Lembre-se de que a sua intenção é convencer o leitor de que seus argumentos são válidos, mas com credibilidade e de forma impessoal.
-
Reticências
As reticências são usadas para indicar um período de dúvida, hesitação, interrupção ou reflexão do interlocutor. Bom, nenhuma dessas características devem ser expostas na sua redação, afinal, espera-se que tudo o que for dito por você seja uma certeza, que seu fluxo de ideias seja contínuo e coerente, além do fato de não caber ali dentro uma situação de interrupção da fala! E um detalhe importante: para quem acha que as reticências são necessárias para usar com “etc”, dica: é mito. E mais: mas não use o “etc” na redação! A sigla empobrece o texto, substitua por “entre outros” e seus variados.
-
Ponto-e-vírgula
Não é ponto e nem vírgula… O sinal é usado quando há “uma pausa maior que a vírgula e menor que o ponto”. Geralmente usamos para separar itens de uma lei ou norma, por exemplo, ou para separar orações coordenadas muito longas e que já possuem um excesso de vírgulas. Aí você pode pensar que achou uma forma de usá-lo na redação, mas, se o período está longo demais, o ideal é, na verdade, colocar ponto final e usar conectivos, para garantir a clareza, coesão e não tornar a leitura do seu texto cansativa! (Veja AQUI uma lista completa de conectivos para usar na redação).
-
Ponto de interrogação
Assim como um dos significados do uso das reticências, o ponto de interrogação expressa dúvida, o que, como já dito, é inadequado. Além disso, denota questionamento ao leitor, uma conversa direta com ele por meio da escrita. Sendo assim, dependendo da forma como isso é feito, compromete a adequação ao critério de impessoalidade exigido pelo gênero, podendo levar à perda de pontos. Muitos, ainda, usam a interrogação ao fazer perguntas retóricas na introdução, estratégia pouco correta e que compromete, muitas vezes, a coesão textual.
É importante ressaltar que você não está impedido de usar as pontuações acima, mas, pensando nas características que elas denotam ao texto, seja cuidadoso. Veja AQUI mais dicas de redação e prepare-se bem para arrasar no Enem!
VEJA MAIS: 4 LIVROS PARA CITAR NA REDAÇÃO
Até a próxima 😉