Todo mundo quer chegar no Enem preparado da melhor forma possível. Acontece que a redação do exame é um enigma até o dia da prova. Por isso, cabe ao candidato estudar o maior número possível de assuntos, tornar amplo seu repertório de conhecimentos e praticar bastante, para não ser pego de surpresa.
Pensando em otimizar seu tempo de estudo e aumentar suas chances de chegar com o conteúdo na “ponta da caneta” no dia da prova, analisamos os contextos sociais mais relevantes do momento, para compilar os possíveis temas de redação para o exame no ano de 2018. Veja abaixo a descrição sobre cada um deles:
-
Violência obstetrícia em debate no Brasil
Este é um problema social grave que merece visibilidade para que medidas sejam tomadas para modificar essa realidade, que afeta uma porcentagem alta de mães e gestantes. Por ser um tema complexo, do qual nem todos têm conhecimento, elaboramos um post que explica como o problema acontece e o que discutir a respeito (veja AQUI). Parece absurdo, mas casos como propor uma cesária desnecessariamente e contra o desejo inicial da mãe, não medicá-la, caso seja possível, e negar qualquer tipo de alívio à dor são apenas algumas das situações às quais são submetidas as mães na hora do parto.
Clique AQUI para acessar ao tema.
-
Manifestações populares em evidência no século XXI
Greves e manifestações estão cada vez mais em evidência, graças ao nosso contexto político e social. Reivindicações têm sido feitas, mas será que têm alcançado resultados? Qual é o olhar da população quanto a essas formas de protesto? Os conceitos de democracia, legalidade e banalização estão atrelados quando se pensa no assunto, tornando a pauta muito crítica e relevante para discussão.
Clique AQUI para acessar ao tema.
-
Possíveis impactos da reforma brasileira do Ensino Médio
O novo modelo de ensino proposto para as séries finais da educação básica gerou inúmeras opiniões controversas. Há quem afirme que a nova formação irá criar melhores oportunidades para os estudantes, enquanto outros são contra a não obrigatoriedade, por exemplo, de aulas de sociologia e filosofia nas escolas, disciplinas tão importantes para a capacitação crítica e reflexiva dos educandos na fase de aprendizado. Denotar conhecimentos sobre o contexto educacional é importante para discutir esse possível tema.
Clique AQUI para acessar ao tema.
-
Obrigatoriedade da vacina e reaparecimento de doenças erradicadas
Neste tópico, dois temas estão estritamente ligados: vacinação e reaparecimento de doenças. O Ministério da Saúde tem levantado dados alarmantes. A nível nacional, a adesão de vacinação em crianças está cada vez mais baixa! Antivacinistas ressaltam efeitos colaterais graves, problemas causados no sistema imunológico e questionam até que ponto elas são benéficas. Dessa forma, muita gente passou a banalizar a necessidade de cumprir o calendário de vacinas. Como consequência, doenças antes erradicadas têm voltado a prejudicar a população, sendo que as vacinas, por exemplo, eram responsáveis pela saúde pública sob controle.
Clique AQUI e AQUI para acessar ao tema.
Gostou? Então pratique todos eles e vá para a prova preparado!
Compartilhe conosco quais outros temas são possíveis de cair na prova.
VEJA MAIS: COMO DISCUTIR O TEMA SOBRE REAPARECIMENTO DE DOENÇAS?
Bons estudos e até a próxima! 🙂