O tema do post de hoje é sobre um assunto muito básico, que estudamos lá nos primeiros anos do ensino fundamental: a classificação de sílaba e como classificar uma palavra por sua sílaba tônica.
Pode parecer básico até demais, porém, saber como fazer essa classificação é a base fundamental para que você consiga acentuar as palavras de forma correta. E tem muita gente que erra nesse ponto!
Então, nossa dica é: leia com atenção e veja bem se você está se lembrando de todas as regrinhas para descobrir a tonicidade das palavras. Assim, fica mais fácil fazer a acentuação corretamente e tirar uma boa nota em português e redação.
O que é uma sílaba?
Uma sílaba é uma parte da palavra que você consegue falar em uma só emissão de voz. Por exemplo: em “casa” você tem duas sílabas: ca-sa. Cada uma delas é pronunciada separadamente.
Toda sílaba possui uma vogal, e apenas uma. Porém, as letras “i” e “u”, além de “e” e “o” (mais raramente), podem atuar como semivogais e estarem presentes em uma mesma sílaba.
O que são classificações silábicas?
Uma das formas de classificar uma palavra é de acordo com o número de sílabas que ela possui. Nesse sentido, uma palavra pode ser monossílaba, dissílaba, trissílaba ou polissílaba.
Como fazer uma classificação de sílaba?
Vamos entender o que quer dizer cada uma dessas classificações? As palavras são:
- Monossílabas quando possuem apenas uma sílaba. É o caso de “fé”, “dó”, “dor”, “meu”, “mar”, etc.
- Dissílabas quando contam com duas sílabas. Podemos exemplificar com: “por-ta”, “ga-lo”, “for-te”, “per-na”, “va-so”, etc.
- Trissílabas quando possuem três sílabas, como: “bo-ni-ta”, “ba-ba-do”, “pi-ca-da”, “mos-qui-to”, “es-pe-lho”, etc.
- Polissílabas quando possuem quatro sílabas ou mais. Acontece com: “fer-ra-men-ta”, “ca-a-tin-ga”, “ta-ber-ná-cu-lo”, “bis-ci-cle-ta”, etc.
O que é uma sílaba tônica?
Quando pronunciamos uma palavra, há sempre uma sílaba que falamos com mais força do que as outras. Essa sílaba pronunciada com maior intensidade é chamada de sílaba tônica.
Como ela pode aparecer em diferentes posições da palavra, há alguns macetes para descobri-la. Por exemplo: experimente gritar a palavra “senhora”, como se estivesse chamando alguém.
Provavelmente, na primeira vez em que gritou (ou imaginou seu grito), a palavra saiu da seguinte forma: “senhooooooooooora”. Certo? Afinal, sonoramente falando, “seeeeenhora” e “senhoraaaaaaa” não estão corretos.
Então, se formos fazer a classificação silábica de “senhora”, percebemos que trata-se de uma palavra trissílaba (se-nho-ra) e que “nho” é a sua sílaba tônica.
Intuitivamente falando, sabemos identificar a sílaba tônica ao gritar. Isso porque ao longo da vida estamos em contato com as diversas práticas de leitura. Há entonações na leitura que nos mostram essa marca também.
O que é a classificação de sílaba tônica?
Bom, agora que você já sabe fazer a classificação silábica de uma palavra de acordo com seu número de sílabas e identificar a sua sílaba mais forte, vamos a um outro tipo de classificação: a de sílaba tônica.
Saber fazer essa classificação é fundamental para que você entenda as regras de acentuação.
Nesse tipo de classificação, a palavra pode ser oxítona, paroxítona ou proparoxítona.
Como fazer a classificação de sílaba tônica?
Para fazer a classificação de sílaba tônica de uma palavra, precisamos identificar qual é a sua sílaba tônica. Então:
- quando ela é a última sílaba do termo, trata-se de uma palavra oxítona. É o caso, por exemplo, de “café”, “pará”, “vasculhar”;
- quando se trata da penúltima sílaba, essa palavra é uma paroxítona. Acontece com, por exemplo, “tomate”, “porta”, “pipoca”, “pipa”, “perna”;
- por último, quando a sílaba tônica é a antepenúltima, a palavra é uma proparoxítona. Exemplos: “mágica”, “bíblico”, “bárbaro”, “anêmona”.
Mas e quando a palavra inteira é formada por apenas uma sílaba? Como é o caso de “pé”, “fé”, “pá”.
Bom, quando a palavra é monossílaba, a sua classificação de sílaba tônica pode ser: tônica ou átona.
- as monossílabas tônicas são aquelas que ao serem pronunciadas em uma frase produzem um som bem forte, como: “já”, “mar”, “lei”, “pó”, “fé”.
- já as monossílabas átonas são aquelas que ao serem pronunciadas em uma frase produzem um som fraquinho, como: “me”, “se”, “lhe”, “de”
Então, agora que você já sabe como fazer a classificação de sílaba de forma correta, é a hora de aprender as regras de acentuação neste artigo! Com as informações que você já tem em mãos, ficará muito mais fácil entendê-las e gravá-las. Bons estudos!