Se você está se preparando para o Enem, já deve saber que a produção escrita é uma parte muito importante dessa prova, certo? E, para que você não perca nenhum pontinho por bobeira, é necessário que você entenda bem as regras de redação do Enem.
Afinal de contas, do que adianta estudar e treinar bastante se você for eliminado ou perder vários pontos por não cumprir alguma das normas?
Por isso, separe o papel e a caneta para anotar, a seguir, algumas dicas sobre as regras de redação do Enem que te ajudarão a alcançar a tão sonhada nota 1000!
1.Escolha a caneta certa
Se você está acostumado a utilizar lápis e borracha no cotidiano, esqueça isso no dia da prova! Além de levar o documento de identificação com foto e a folha de inscrição do candidato, é obrigatório o uso, apenas, de caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente.
Por isso, deixe o estojo em casa e separe duas ou mais canetas desse modelo para não ficar na mão durante a prova. Afinal de contas, vai que a tinta de uma delas acaba enquanto você estiver escrevendo a sua redação?
Não precisa entrar em pânico, é só estar preparado no dia da prova!
2. Atenção ao número de linhas
Um dos motivos para zerar a sua redação é a extensão de sete linhas ou menos. Mas, se você está se preparando seriamente para essa prova, sabe que é impossível escrever uma redação dissertativa-argumentativa em apenas sete linhas, certo?
Dessa forma, você deverá escrever seu texto no mínimo em 8 linhas e, no máximo, 30 linhas. Mas calma, não existe um tamanho padrão, basta respeitar a estrutura cobrado pelo gênero textual do Enem, dividindo suas ideias em introdução, desenvolvimento e conclusão.
3. Não se preocupe com o título
No caso da redação do Enem, o título não é obrigatório. Por isso, você pode optar por colocá-lo ou não no seu texto, isso não altera a sua nota.
Mas lembre-se, o seu tempo e espaço de escrita são bem apertados, então, optando por colocar o título, você acabará perdendo uma linha e alguns minutinhos pensando em algo criativo.
Afinal de contas, você não pode simplesmente usar o tema como título, precisa ser algo criativo e que chame a atenção do leitor para o assunto que será abordado.
4. Obedeça a estrutura exigida
Como você já deve saber, o gênero textual exigido pelo Enem é o dissertativo-argumentativo. Por isso, você deve apresentar argumentos em defesa de um ponto de vista que estejam relacionados com o tema proposto pela redação.
Então, uma das regras de redação do Enem é seguir a estrutura de texto dividido em introdução, desenvolvimento e conclusão, fazendo uma análise crítica que convença o leitor sobre o seus posicionamento.
Por isso, escrever uma receita, carta, narrativa ou qualquer outro gênero te garantirá apenas a nota zero na redação.
5. Evite cópias
Você já deve ter ouvido falar que plágio é crime, certo? Então, copiar integralmente os textos motivadores da redação ou algum texto das questões da prova também vai te proporcionar a nota zero.
Afinal de contas, o esperado é que você traga informações novas e do seu próprio repertório sociocultural, mostrando autoria na sua produção. Os textos motivadores estão ali apenas para, como o próprio nome diz, te motivar e guiar sobre o tema que está sendo cobrado.
Inclusive, para te ajudar a ampliar o seu repertório sociocultural, a Imaginie lançou o podcast Dá Ideia! Ouça, abaixo, o primeiro episódio sobre agrotóxicos:
6. Lembre-se das propostas de intervenção
Apesar de não ser obrigatório no texto dissertativo-argumentativo, uma das regras de redação do Enem é apresentar propostas de intervenção para o problema apresentado pela sua tese.
Esquecer disso não zera a sua nota, mas, levando em consideração que a competência V avalia a elaboração de proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural, são 200 pontos que você pode perder ao não apresentar essas propostas.
7. Não assine o seu texto
Uma das regras de redação do Enem que pode zerar a sua prova é colocar assinatura, nome, apelido ou rubrica fora do local devidamente designado para isso.
Então, se for a sua primeira vez realizando o Exame, saiba que há locais marcados na folha para você se identificar, não sendo necessário fazer isso nas linhas destinadas à redação.
8. Utilize a língua portuguesa
Colocar algumas palavras e expressões estrangeiras no seu texto, devidamente identificadas, não atrapalha a pontuação da sua redação. Mas, escrever trechos predominantemente em outra língua, pode sim zerar a sua nota.
Afinal de contas, a redação também está avaliando o seu domínio da norma culta da língua portuguesa. Sendo assim, é imprescindível que você escreva o seu texto nesse idioma.
9. Não fuja do tema
Mais uma das regras de redação do Enem estabelece que fugir do tema proposto pode zerar a sua redação. Ou seja, se mantenha fiel ao que está sendo pedido e não aborde assunto que não estão relacionado a isso.
Por exemplo, se o tema for “desafios para combater a intolerância religiosa”, não adianta você produzir um texto incrível, com diversos argumentos fortes, mas falando sobre racismo.
10. Escreva na folha de redação
Pode parecer óbvio, mas algumas pessoas têm a redação zerada por não transcrever o texto do rascunho para a folha de redação oficial. Isso ocorre pela falta de organização do tempo para produzir a redação e resolver as 90 questões propostas para aquele dia.
Dessa forma, é preciso que você planeje, no mínimo, meia hora para passar o seu texto a limpo, além do tempo que você deve dedicar para passar suas respostas das questões para a folha do gabarito.
Pronto, seguindo essas regras de redação do Enem você evita que a sua produção seja zerada ou que você perca alguns pontos à toa por falta de informação. E, se você gostou dessas dicas, confira também o nosso e-book com 10 passos para escrever uma redação nota 1000.
[E-book Gratuito]
Quer saber o passo a passo para mandar bem na redação do Enem? Confira as principais dicas para tirar a nota 1000!
1 comentário em “10 regras de redação do Enem para não perder pontos à toa”
Valeu!