Regras de redação do enem - imagem de uma mulher, concentrada, lendo um livro.

10 regras de redação do Enem para não perder pontos à toa

Ana Massêo Dicas de Redação

Se você está se preparando para o Enem, já deve saber que a produção escrita é uma parte muito importante dessa prova, certo? E, para que você não perca nenhum pontinho por bobeira, é necessário que você entenda bem as regras de redação do Enem. 

Afinal de contas, do que adianta estudar e treinar bastante se você for eliminado ou perder vários pontos por não cumprir alguma das normas? 

Por isso, separe o papel e a caneta para anotar, a seguir, algumas dicas sobre as regras de redação do Enem que te ajudarão a alcançar a tão sonhada nota 1000!

1.Escolha a caneta certa

Se você está acostumado a utilizar lápis e borracha no cotidiano, esqueça isso no dia da prova! Além de levar o documento de identificação com foto e a folha de inscrição do candidato, é obrigatório o uso, apenas, de caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente

Por isso, deixe o estojo em casa e separe duas ou mais canetas desse modelo para não ficar na mão durante a prova. Afinal de contas, vai que a tinta de uma delas acaba enquanto você estiver escrevendo a sua redação?

Não precisa entrar em pânico, é só estar preparado no dia da prova!

2. Atenção ao número de linhas

Um dos motivos para zerar a sua redação é a extensão de sete linhas ou menos. Mas, se você está se preparando seriamente para essa prova, sabe que é impossível escrever uma redação dissertativa-argumentativa em apenas sete linhas, certo?

Dessa forma, você deverá escrever seu texto no mínimo em 8 linhas e, no máximo, 30 linhas. Mas calma, não existe um tamanho padrão, basta respeitar a estrutura cobrado pelo gênero textual do Enem, dividindo suas ideias em introdução, desenvolvimento e conclusão.

3. Não se preocupe com o título

No caso da redação do Enem, o título não é obrigatório. Por isso, você pode optar por colocá-lo ou não no seu texto, isso não altera a sua nota. 

Mas lembre-se, o seu tempo e espaço de escrita são bem apertados, então, optando por colocar o título, você acabará perdendo uma linha e alguns minutinhos pensando em algo criativo. 

Afinal de contas, você não pode simplesmente usar o tema como título, precisa ser algo criativo e que chame a atenção do leitor para o assunto que será abordado.

4. Obedeça a estrutura exigida

Como você já deve saber, o gênero textual exigido pelo Enem é o dissertativo-argumentativo. Por isso, você deve apresentar argumentos em defesa de um ponto de vista que estejam relacionados com o tema proposto pela redação. 

Então, uma das regras de redação do Enem é seguir a estrutura de texto dividido em introdução, desenvolvimento e conclusão, fazendo uma análise crítica que convença o leitor sobre o seus posicionamento.  

Por isso, escrever uma receita, carta, narrativa ou qualquer outro gênero te garantirá apenas a nota zero na redação. 

5. Evite cópias

Você já deve ter ouvido falar que plágio é crime, certo? Então, copiar integralmente os textos motivadores da redação ou algum texto das questões da prova também vai te proporcionar a nota zero. 

Afinal de contas, o esperado é que você traga informações novas e do seu próprio repertório sociocultural, mostrando autoria na sua produção. Os textos motivadores estão ali apenas para, como o próprio nome diz, te motivar e guiar sobre o tema que está sendo cobrado. 

Inclusive, para te ajudar a ampliar o seu repertório sociocultural, a Imaginie lançou o podcast Dá Ideia! Ouça, abaixo, o primeiro episódio sobre agrotóxicos:

6. Lembre-se das propostas de intervenção

Apesar de não ser obrigatório no texto dissertativo-argumentativo, uma das regras de redação do Enem é apresentar propostas de intervenção para o problema apresentado pela sua tese.

Esquecer disso não zera a sua nota, mas, levando em consideração que a competência V avalia a elaboração de proposta de solução para o problema abordado, mostrando respeito aos valores humanos e considerando a diversidade sociocultural, são 200 pontos que você pode perder ao não apresentar essas propostas. 

Gif de um homem batendo na cabeça com o dedo e falando “problem solved”.

7. Não assine o seu texto

Uma das regras de redação do Enem que pode zerar a sua prova é colocar assinatura, nome, apelido ou rubrica fora do local devidamente designado para isso.

Então, se for a sua primeira vez realizando o Exame, saiba que há locais marcados na folha para você se identificar, não sendo necessário fazer isso nas linhas destinadas à redação. 

8. Utilize a língua portuguesa

Colocar algumas palavras e expressões estrangeiras no seu texto, devidamente identificadas, não atrapalha a pontuação da sua redação. Mas, escrever trechos predominantemente em outra língua, pode sim zerar a sua nota. 

Afinal de contas, a redação também está avaliando o seu domínio da norma culta da língua portuguesa. Sendo assim, é imprescindível que você escreva o seu texto nesse idioma.

9. Não fuja do tema

Mais uma das regras de redação do Enem estabelece que fugir do tema proposto pode zerar a sua redação. Ou seja, se mantenha fiel ao que está sendo pedido e não aborde assunto que não estão relacionado a isso. 

Por exemplo, se o tema for “desafios para combater a intolerância religiosa”, não adianta você produzir um texto incrível, com diversos argumentos fortes, mas falando sobre racismo. 

10. Escreva na folha de redação

Pode parecer óbvio, mas algumas pessoas têm a redação zerada por não transcrever o texto do rascunho para a folha de redação oficial. Isso ocorre pela falta de organização do tempo para produzir a redação e resolver as 90 questões propostas para aquele dia.  

Dessa forma, é preciso que você planeje, no mínimo, meia hora para passar o seu texto a limpo, além do tempo que você deve dedicar para passar suas respostas das questões para a folha do gabarito. 

Pronto, seguindo essas regras de redação do Enem você evita que a sua  produção seja zerada ou que você perca alguns pontos à toa por falta de informação. E, se você gostou dessas dicas, confira também o nosso e-book com 10 passos para escrever uma redação nota 1000.

Banner de divulgação do ebook gratuito “10 passos para escrever uma redação nota mil” para quem quer saber como estudar para o Enem. O banner direciona para o link de cadastro a seguir: https://conteudo.imaginie.com.br/ebook-10-passos- para-nota-1000]

Vamos debater sobre?