Está chegando o dia do Exame Nacional do Ensino Médio. Você já estudou bastante durante o ano letivo para colocar todo seu conhecimento em prática. Mas você sabe o que levar no Enem 2020?
Bom, os momentos que antecedem a prova servem para você se programar direitinho e evitar os imprevistos. Assim, é muito importante saber as regras e não se esquecer de levar os itens obrigatórios para ter o máximo de tranquilidade.
Para ajudar você a se organizar melhor, preparamos este artigo explicando o que levar no Enem e também o que você pode deixar em casa. Bora conferir?
O que levar no Enem 2020
A gente sabe que sua preocupação agora é em se preparar para acertar o máximo de questões nas provas para conseguir uma boa pontuação e conquistar a tão sonhada vaga no curso e na faculdade dos sonhos.
Mas, antes disso, você ainda precisa passar pela etapa de organizar tudo o que precisa levar, como também o que não pode levar de jeito algum.
No edital do Enem têm todas essas informações, mas a gente vai dar essa forcinha pra você e resumir o que é preciso ter em mãos para fazer o seu exame com o máximo de tranquilidade.
Itens obrigatórios
1. Documento com foto
Para entrar na sala de aplicação da prova, você deve apresentar seu documento de identificação com foto. Os documentos aceitos são:
- RG;
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH);
- Passaporte;
- Carteira de Trabalho;
- Certificado de Dispensa de Incorporação;
- Certificado de Reservista;
- identidade expedida pelo Ministério da Justiça para estrangeiros;
- identificação fornecida por ordens ou conselhos de classes que tenham validade como documento de identidade.
Caso você tenha perdido seus documentos ou tenha sido roubado, você pode levar o boletim de ocorrência, contanto que ele esteja dentro do prazo de, no máximo, 90 dias antes do Enem.
Vale ressaltar que os seguintes documentos não servem para identificação: Certidão de Nascimento; Certidão de Casamento; Título Eleitoral; Carteira de Estudante, Registro Administrativo de Nascimento Indígena e cópias dos documentos válidos.
2. Caneta preta de material transparente
A caneta de cor preta é a única aceita para fazer o Enem. Além disso, o tubo de carga deve ser transparente, para evitar que algum aluno tenha a chance de colar.
Portanto, você não precisa se preocupar em levar nenhuma outra cor além da preta. Mas é possível ter mais de uma caneta preta, caso uma deixe de funcionar na hora.
Isso é muito importante, porque não é permitido solicitar nenhum material emprestado para a pessoa que estiver ao seu lado. Lembre-se: qualquer comunicação no momento da prova pode resultar na sua eliminação.
3. Máscara
Todos os participantes do Enem 2020 terão que usar máscaras de proteção durante o período de realização da prova.
A máscara deve cobrir totalmente o nariz e a boca do participante, desde a sua entrada até a saída do local. Também é possível levar uma máscara reserva para fazer a troca durante a aplicação do Enem.
Quando o participante for se identificar, será necessária a retirada da máscara, sem tocar na parte protetora, para a verificação dos fiscais. Depois, será feita a higienização das mãos com álcool em gel próprio ou fornecido pelo aplicador, antes de entrar na sala de provas.
Essas foram as medidas adotadas pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) com o objetivo de evitar a proliferação da Covid-19.
Itens opcionais
1. Cartão de confirmação de inscrição
O cartão de confirmação de inscrição é um documento emitido pelo MEC pouco antes da realização das provas, de forma a comprovar a sua participação no Exame.
Para saber o seu local de prova, você deve visualizar esse cartão. Além, ele tem outras informações relevantes sobre o participante.
O cartão de confirmação Enem contém as seguintes informações aos candidatos:
- nome do participante;
- número de inscrição;
- CPF;
- data, horário e local exato de realização das provas;
- indicação de atendimento especial (para grávidas, lactantes, pessoas com deficiência, com dificuldade de locomoção, idosos etc.);
- opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol);
- indicação de emissão de certificado de conclusão do ensino médio (se for o caso);
- solicitação de tratamento pelo nome social.
2. Declaração de comparecimento
A Declaração de Comparecimento do Enem serve para justificar a falta ao trabalho no dia da prova. Se você não trabalha aos domingos, não precisa se preocupar em levar esse documento.
Mas se você trabalha e precisa da declaração, basta acessar o site do Inep, entrar na página do Participante e imprimir a sua.
Chegando ao local do Exame, você deve entregar a Declaração de Comparecimento para o aplicador na entrada da sala. Ela será assinada e deverá ser guardada no envelope porta-objetos, que ficará lacrado durante a aplicação da prova.
3. Álcool em gel
O álcool em gel é um item opcional entre o que levar no Enem, pois o MEC vai disponibilizar o produto em todas as salas que serão usadas para a realização do Exame.
4. Lanche e bebida
O Inep permite que os estudantes levem lanches para as provas, porém, alguns cuidados precisam ser tomados, pois o fiscal de prova tem autonomia e autoridade para fiscalizar tudo o que você levar.
Caso você queira comer durante o Exame, veja algumas dicas sobre o que levar no Enem para lanchar:
- frutas fáceis de serem consumidas, como maçã, pera e banana.
- castanhas;
- sanduíche natural;
- barras de proteína;
- chocolate amargo;
- iogurte;
- água, suco, etc.
Portanto, considere:
- levar o que for beber em um recipiente transparente e sem rótulo;
- levar os alimentos que for comer também em recipiente transparente.
O que não levar no Enem
- folhas ou bloco para rascunho;
- boné, acessórios para usar na cabeça, fones de ouvido e chaves;
- outros materiais escolares, como lápis, lapiseira, borracha e caneta com material não transparente;
- equipamentos eletrônicos, como calculadora, tablet, relógio, agenda eletrônica, pen drive, receptores e transmissores de dados;
- livros e manuais;
- armas de qualquer espécie.
Ao levar um celular, relógio de qualquer tipo ou outros equipamentos eletrônicos, será preciso desligá-los e guardá-los em um envelope fornecido pelo fiscal. O envelope será lacrado, identificado e mantido debaixo da carteira, desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva do local.
Bom, esperamos ter ajudado você a saber o que levar no Enem. Aproveite e confira o nosso artigo sobre como estudar em casa!