O ENEM como Prova de Conclusão do Ensino Médio?

Daniel Machado Dicas de Redação

Boa parte dos jovens brasileiros esconde o fato de não terem concluído o Ensino Médio. Segundo os dados da última PNAD, 43% dos nossos estudantes abandonam a escola. Dos demais, apenas 76% dos alunos que concluem a vida escolar estarão dentro da idade esperada. Ao contrário do que o leitor pode pensar, este não é um problema restrito às escolas públicas. Em 2016, mais de 200 mil alunos da rede particular não irão concluir o Ensino Médio na idade adequada.

A maior causa da evasão não é o trabalho ou a distância da escola, mas sim, a falta de significado e contextualização do que está sendo ensinado. Muitas vezes, para o adolescente, o aprendizado nas instituições de ensino não faz o menor sentido, gerando questionamentos a respeito das razões pelos quais se deve decorar fórmulas estequiométricas ou aprenderem trigonometria. Ou seja, não conseguem compreender sentido prático nisso.

Para amenizar o problema e motivar os alunos a concluírem o Ensino Médio, o MEC, desde o ano de 2012, oferece o certificado de conclusão escolar aos alunos que obtiverem determinada pontuação no ENEM. Para isso eles precisam.

1– Indicar a pretensão de utilizar os resultados de desempenho no exame para fins de certificação de conclusão do Ensino Médio, no ato da inscrição, bem como a Instituição Certificadora;
2– Possuir, no mínimo, dezoito anos completos na data da primeira prova de cada edição do exame;
3– Atingir o mínimo de 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do exame;
4– Atingir o mínimo de 500 pontos na prova de redação.

Sabemos que a maior parte dos alunos serão capazes de obter 450 pontos nas provas de Linguagens, Ciências Humanas e Natureza. Entretanto, 27% dos alunos não serão capazes de obterem a pontuação necessária para na área de Matemática. Recomendamos que estes alunos utilizem a plataforma gratuita do Missão Universitário (MISSU) ou a plataforma também gratuita do Geekie Games.

O grande desafio do aluno será a prova de redação. 35% dos candidatos irão fracassar com uma nota inferior a 500 pontos, por isso temos orgulho da plataforma Imaginie, que ajuda milhares de alunos a concluírem o tão sonhando Ensino Médio e partirem para voos mais altos, alcançando vagas em renomadas universidades de todo país. Pratique sua escrita conosco! 😉

VEJA TAMBÉM: ESTRATÉGIA PARA TIRAR MAIS DE 900 NA REDAÇÃO

Vamos debater sobre?