É comum que nós, corretores, tenhamos medo de corrigir outras modalidades de texto que não sejam o Enem. Isso ocorre porque este é o exame mais comentado em nível nacional e, por isso, fica mais simples compreendê-lo. Veja algumas dicas de como superar esse receio e evoluir na sua carreira como corretor.
1. Busque a grade do exame
As plataformas de correção de textos online disponibilizam a grade de cada exame, de acordo com as especificações de cada competência. Caso queira ampliar seu “leque” de correções, entre em contato com os responsáveis pela área educacional e peça a grade de interesse, a fim de estudá-la.
2. Peça ajuda quando necessário
É muito comum, mesmo com o auxílio das grades, termos algumas dúvidas quando “botamos a mão na massa”, até porque não são todos os casos que estão especificados nas orientações. Nessas situações, não tenha medo de pedir ajuda, seja para a própria plataforma ou para um colega de profissão.
3. Respalde-se na grade
Todo mundo já pegou um texto horrível, mas que, de acordo com a grade, não tiraria uma nota tão ruim, apesar de merecer. Isso também vale para aqueles textos aparentemente sensacionais que, infelizmente, não alcançam a nota esperada. Apesar de todo sentimento envolvido, jamais fuja da grade de correção.
4. Procure textos já corrigidos daquele modelo
Outra atitude que vale muito a pena tentar é buscar redações já corrigidas do novo exame que começará a corrigir. Isso servirá como base para compreendermos melhor como as pontuações são atribuídas.
5. Confie no seu potencial
Depois de todos esses estudos e de toda a sua dedicação, você merece um voto de confiança, não acha? Por isso, não tenha medo de tentar! Confie na sua capacidade e lembre-se: você não está sozinho(a) nessa!
E aí, o que achou dessas dicas? Acha que serão úteis futuramente? Você pretende se arriscar em uma nova modalidade de correção depois de ler esse post? Contate-nos pelo e-mail educacional@imaginie.com.