O ENEM é uma prova de grande visibilidade. Apesar de estarmos muito habituados aos critérios frequentemente comentados na mídia, engana-se quem pensa que sabe tudo sobre o exame e seus critérios sem estudá-los a fundo! Sempre há mais para saber e detalhes que, muitas vezes, acabam passando despercebidos. Veja as dicas a seguir:
FAÇA O CURSO OFERECIDO PELA FGV
O curso oficial de corretores do Enem é oferecido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Por mais que você não queira, de fato, executar a correção oficial do Exame Nacional do Ensino Médio, opte por realizar as aulas, pois lá serão passados os mínimos detalhes sobre a metodologia de correção, e é muito provável que você descubra algo que não sabia.
CURSO OFERECIDO PELAS PLATAFORMAS
Geralmente, as plataformas de correção oferecem cursos de capacitação. Então, se você está na plataforma há muito tempo e não se lembra do curso, refaça! Nossa memória não é infalível, e é sempre bom relembrarmos conteúdos, principalmente os que fazem parte da nossa rotina de trabalho.
PROCURE MUDANÇAS
Sempre que ocorrem mudanças na forma de correção do Enem, o INEP fornece as informações sobre o que foi alterado e o que é esperado a partir de então. Portanto, fique atento às notícias!
LEIA AS APOSTILAS DO INEP
Todo ano, o INEP fornece apostilas que, detalhadamente, analisam cada competência do Enem, inclusive com exemplos em um número enorme de possibilidades diferentes. Por mais que seja cansativo, faça uma leitura dinâmica desse conteúdo e o mantenha sempre à mão, assim, caso tenha dúvidas, este será um manual com o qual você poderá sempre contar.
TIRE AS DÚVIDAS
Muitas vezes, costumamos agir no automático em situações que não sabemos bem como lidar. Procure sempre anotar suas dúvidas, você terá o apoio da plataforma para saná-las. Não existe dúvida boba, qualquer apontamento é relevante e merece esclarecimento, não tenha medo de perguntar.
Gostou das dicas? Em algum momento você também achou que já estava craque na correção e se deparou com um novo questionamento? Há alguma outra possibilidade, na sua opinião, de aprofundar no estudo do Enem? Conte para gente, seu feedback é fundamental.
Até mais!