Se você está iniciando agora nessa vida de corretor de redações, esse post pode ser uma ótima introdução. Fizemos um breve compilado dos quatro erros mais recorrentes dos alunos ao elaborarem uma redação modelo Enem. Leia com atenção e esteja preparado(a) ao se deparar com essas situações.
1. Rebuscamento excessivo
Os alunos abusam de uma linguagem rebuscada e, muitas vezes, redundante. É preciso muita cautela ao se deparar com palavras desconhecidas na hora da correção, pois, apesar de similar a outras encontradas no dia a dia, elas podem facilmente apresentar outro significado. Diante disso, busque sempre auxílio do dicionário, penalizando somente quando a palavra não for condizente com a situação e oriente os estudantes que nem sempre falar de maneira “difícil” é uma estratégia útil.
2. Repetição de conectivos
Apesar de muitos alunos saberem que a presença do operador argumentativo na redação é indispensável, poucos se atentam que o repetitivo é prejudicial à nota. É claro que a Competência 4 permite certa tolerância para repetição de palavras ao decorrer da redação, mas é muito importante atentar-se a essas ocorrências no texto.
3. Fundir o meio da proposta de intervenção à ação
É muito comum alguns estudantes englobarem o meio à ação como se fossem um mesmo elemento e, por isso, precisamos sempre nos atentar a cada colocação da proposta, de maneira a validar os itens necessários. Se o meio não estiver explícito, infelizmente não é possível considerá-lo.
4. Ultrapassar o limite de linhas
É muito comum os alunos escreverem mais do que devem por pura empolgação, então nós, no papel de corretores, temos que nos atentar ao limite de linhas. Muitos alunos usam uma folha em branco para enviar suas redações e, por isso, é importante contabilizar as linhas finais, pois podem facilmente ser ultrapassadas e, caso isso ocorra, é preciso desconsiderar e submeter a C2 aos 80 pontos.
E você, gostou dessas dicas? Já se deparou com algum desses erros nas suas redações? Soube como agir diante deles? Caso tenha ficado qualquer dúvida, entre em contato pelo nosso e-mail educacional@imaginie.com, não hesitaremos em ajudar.