Prestar uma prova competitiva e longa como o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) exige do candidato muito mais do que estudo, mas também preparação e cuidado, principalmente com o tempo.
O ENEM é uma prova longa, que ocorre ao longo de dois dias e é composta por quatro cadernos com 45 questões cada, além de uma redação dissertativa-argumentativa a ser realizada no domingo. Sendo que no sábado, o primeiro dia, a prova possui duração de 4 horas e 30 minutos, e no domingo, quando há a aplicação da redação, a prova se estende por 5 horas e meia, a contar da autorização do aplicador. Com uma prova tão longa e extensa, planejamento é tudo para não acabar ficando sem tempo.
Como não ficar sem tempo no ENEM
Para gerenciar bem seu tempo de prova, seja para a redação ou para o preenchimento do gabarito, que tal seguir algumas dicas básicas e fundamentais e garantir tempo extra na prova?
Responda primeiro às suas competências de afinidade: Em vez de seguir a prova linearmente, que tal começar pela parte que lhe dá maior conforto? Vá marcando as questões daquela disciplina, e então siga para as que tem menor afinidade. Ou seja, se você sente uma maior afinidade por matemática, comece por ela, mesmo que não seja a primeira competência da prova. Se for inglês ou espanhol, faça o mesmo. Não ser linear ajuda a desenvolver melhor o tempo e aproveita a mente descansada.
Se não souber uma questão pule: Não adianta perder tempo batendo em uma tecla que não funciona. Se não sabe, ou até sabe, mas não tem certeza e precisa pensar, passe para a próxima e volte para essa depois. Muitas vezes perdemos tanto tempo em uma questão que não conseguimos responder, que acabamos ficando sem tempo. Não cometa esse erro.
Elimine opções: Para as questões em que há dúvida, que tal, em vez de ficar tentando adivinhar ou se lembrar qual a certa, por que não diminuir as alternativas erradas? Elimine opções erradas e a escolha se tornará cada vez mais simples de ser percebida.
Não insista em uma dúvida: Seguindo a mesma linha da segunda dica, para as questões em que há dúvida, em uma primeira leitura, reserve um minuto para eliminar as erradas, se mesmo assim, não houver certeza, volte para ela depois. Às vezes, tirar a cabeça de um problema faz com que o candidato volte e consiga enxergar a solução.
Leia a pergunta, e depois o texto de referência: Algumas questões focam em apenas um ou outro parágrafo do texto. Antes de ler o texto, vá para as perguntas, veja leia a pergunta e somente depois, volte para o texto e leia onde é solicitado. Desta forma, você economiza tempo de prova.
Pratique leitura dinâmica: desenvolvimento da leitura dinâmica envolve prática. No momento em que olhamos para um texto, nosso cérebro já identificou todas as palavras dele, basta apenas praticar a compreensão. Ao olhar para um texto, procure por palavras chaves que possam lhe ajudar a responder à questão, em vez de ler palavra por palavra.
Reserve meia hora da prova para o preenchimento do gabarito: Muitas vezes as pessoas se perdem na hora de preencher o gabarito, por tanto, reserve ao menos meia hora para preenchê-lo.
Use uma caneta extra ou seu RG para preencher o gabarito: A caneta extra ou o RG, que geralmente deve ser deixado sobre a mesa, serve como régua. Utilize-a para preencher o gabarito, em vez de ficar buscando pelos números correspondentes, isso tornará o preenchimento do gabarito mais rápido e diminuirá suas chances de preencher errado uma questão.
No domingo, comece pela redação: A parte mais delicada do ENEM, a redação preocupa a muitas pessoas, e diversos candidatos acabam deixando-a apenas para o final da prova, mas gastam tanto tempo com as questões que ficam sem tempo para a redação. Comece pela redação, escreva o rascunho com a cabeça fresca e então passe para a folha definitiva.
Se não souber a questão, use a lógica: Algumas vezes, a simples utilização da lógica auxilia o candidato a encontrar a questão correta, ou diminuir as respostas erradas a apenas duas opções. Utilizando a lógica, em vez de simplesmente chutar, contando com a sorte, você aumenta suas chances até mesmo em questões que não se lembre ou saiba, além de responder a prova mais rapidamente, pois a maior parte dos candidatos, quando chega ao ponto de chutar uma questão, já gastou vários minutos preciosos tentando adivinhar qual a opção correta.
Com essas dicas simples, você não perde tempo no ENEM e muitas vezes consegue até mesmo terminar a prova antes do esperado. Agindo desta forma, é possível aproveitar melhor o seu tempo e obter os melhores resultados e notas.
Veja nossos temas de redação e escreva a sua! 🙂