Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

#DesafioVem1000: A importância de valorizar a população indígena [Redação pronta]

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Se você ainda não escreveu sobre a questão da população indígena no Brasil, aqui vai mais uma oportunidade de escrever sobre esse assunto que pode sim cair no Enem!

E para abordar o tema “A importância de valorizar a população indígena”, hoje nós trouxemos não apenas uma redação comentada, mas um episódio do podcast Dá Ideia para você ouvir. Dá o play!!

Exemplo de redação sobre o tema: A importância de valorizar a população indígena

De acordo com a Constituição Federal de 1988,[1] é direito dos cidadãos a preservação cultural e a segurança social. Entretanto, o cenário de dificuldade em conceder valorização à população indígena impede que isso aconteça, não só pela falta de reconhecimento desse grupo pelo Estado, mas também pela discriminação social devido à diferença cultural.[2] Dessa forma, evidencia-se a necessidade de serem tomadas atitudes por parte das autoridades competentes para reverter essa problemática que afeta esse grupo tão importante para a construção histórica nacional.

Em primeira análise, fica claro que a falta de reconhecimento por parte do Estado às comunidades autóctones contribui para a permanência dos direitos previstos por lei somente no papel. Lamentavelmente, a dizimação de tribos, recorrente desde a colonização, permite observar que a integração do índio como cidadão brasileiro nunca ocorreu de modo efetivo. Nesse viés, tal premissa se comprova porque, só no ano de 2019, conforme dados da FUNAI[3], sete líderes indígenas foram assassinados em conflitos latifundiários,[4] sendo que a Constituição prevê o direito à propriedade e à manutenção das suas tradições pelo artigo 231. Nesse sentido, é evidente que a falta de efetivação das políticas públicas de preservação e proteção proporciona um cenário de vulnerabilidade e insegurança, o que configura um desrespeito às raízes históricas e aos grupos nativos do Brasil.

Em segundo plano,[5] é indiscutível que a discriminação social entre as causas da dificuldade em proporcionar valorização aos indígenas, tendo em vista que a grande maioria da população os consider improdutivos à economia do país. Nessa lógica, o modo de vida desses grupos, baseado no ócio criativo, o qual é postulado pelo sociólogo Domenico de Masa[6] como a união do lazer e da produção para subsistência, é analisado sob um prisma preconceituoso em uma sociedade capitalista como a do Brasil. Logo, essa perspectiva oportuniza cenários de violência e opressão a essa minoria étnica, que devem ser superados.

Diante dos fatos supracitados,[7] faz-se necessário que o Governo[8] Federal[9] promova a inserção de palestras e debates na grade curricular das escolas, em cooperação com as disciplinas de história e sociologia, com o objetivo de tratar da importância das sociedades nativas para a construção social e histórica do país. Esse projeto deve ser efetivado por meio do intercâmbio cultural entre a comunidade escolar e os indígenas, que devem ser subsidiados pelo governo para se deslocar até as instituições de ensino. Nessa perspectiva, o intuito de tal medida é proporcionar a difusão do conhecimento acerca da realidade indígena, a fim de consolidar o respeito à diversidade, pois, como o escritor Dimos Iksilara[10] afirma, ser livre é flutuar entre a multiplicidade sem perder a própria identidade.[11]


Comentários sobre a correção da redação

Veja os comentários do corretor sobre a redação.

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

  • [3] É usual, quando se cita uma sigla pela primeira vez, descrever o que ela significa. Apesar de haver discordância entre professores, pois se trata também de estilo, é melhor evitar perda de pontos por algo tão simples.
  • [8] Use inicial minúscula aqui.

Competência II: compreender a proposta

  • [2] Muito bem! Explicitou logo na introdução a tese a ser defendida.
  • [6] Por se tratar de uma frase de impacto, a citação foi bem utilizada. Parabéns! 🙂
  • [9] Esta palavra é grafada com letra minúscula.

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • [1] Parabéns pela citação, ela enriqueceu seu texto!
  • [4] Muito bem! Estes dados deram credibilidade a seu argumento.
  • [10] Você fez bom uso da citação e isso deixou sua argumentação mais relevante e retira um possível caráter clichê do texto. Parabéns!

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [5] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!
  • [7] Você utiliza adequadamente os conectivos e os sinônimos, e isso faz com que sua redação tenha uma leitura agradável. Parabéns!

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

  • [11] Excelente! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção.

Comentário final

Olá, querido(a)! Você iniciou sua redação com uma citação e isso ajudou muito em sua redação, além de fazer ótimos usos de dados estatísticos que deram grande credibilidade para sua argumentação. Excelente escolha no uso dos conectivos, seu texto ficou muito coeso. Ótima proposta de intervenção. Ao fazer o uso de siglas, descreva seu devido significado. E por fim, excelente domínio da escrita, apenas fique atento aos detalhes, ademais, parabéns, seu futuro será brilhante, continue assim. Bons estudos!

Nota: 960

Agora é com você! Papel e caneta na mão (ou computador na frente, né :p) e bora escrever sobre a importância de valorizar a população indígena. Não se esqueça escolher o seu pacote da Imaginie para correção!

Utilize o cupom
BLOGIMAGINIE
e receba
20% de desconto

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter