Olá, estudante! Bora pro novo desafio #vem1000?
O tema de hoje é sobre “A linguagem neutra em debate no Brasil”. Continue a leitura deste artigo e veja um exemplo de redação pronta para melhorar seus textos cada vez mais!
Exemplo de redação sobre o tema: A linguagem neutra em debate no Brasil
De acordo com a Constituição Federal de 1988 [2], constitui [1] como um dos objetivos fundamentais da República Federativa do Brasil, [3] construir uma sociedade livre, justa e solidária. No entanto [4], o texto normativo não produz efeitos na sua totalidade, uma vez que o Estado ainda não foi capaz de realizar a inclusão da população marginalizada, especialmente no que diz respeito à implementação da linguagem neutra no país [5]. Diante disso [9], colocar em pauta discussões referentes à elucidação dessa adversidade é imprescindível para solucionar esse quadro e, desse modo [8], edificar caminhos para a construção de uma sociedade estimável. [6]
Primeiramente [7], é importante destacar que segundo [10] a cientista franco-polonesa, Marie Curie [20], “Não podemos construir um mundo melhor sem melhorar os indivíduos” [11]. Nesse sentido [12], a falta de uma política de linguagem neutra é nociva para a representatividade e o bem-estar dos indivíduos [13], especialmente das pessoas trans não-binárias, posto que esse cenário provoca a segregação dos que não se enquadram nos padrões do gênero estabelecidos [14]. Esse contexto é prejudicial para o progresso do ser humano e da coletividade.
Ademais [15], conforme o filósofo francês, Montesquieu [16], “A injustiça que se faz a um é uma ameaça que se faz a todos” [17]. Por tal visão [18], a conduta de não incluir a população que não se identifica com os gêneros binários na linguagem é uma atitude reprovável que abre portas para outros tipos de isolamento no meio social [19]. Esse comportamento negativo deve ser adequadamente reprimido.
Portanto [21], é extremamente necessário que o poder público [22] se empenhe, de modo efetivo, a fim de modificar essa realidade [25], por meio de uma legislação que inclua o uso dos pronomes neutros no currículo das instituições educacionais do país [24], com o objetivo de efetivar a inclusão da linguagem neutra no meio social [23]. Agindo assim, certamente, caminhar-se-á rumo ao progresso. [26]
Comentários sobre a correção da redação
Veja os comentários do corretor sobre a redação.
Competência I: demonstrar domínio da norma culta
- [1] A construção ficou confusa, refaça-a. Inserir pronome reflexivo “-se” para retomar a coerência da frase.
- [3] Retire a vírgula.
- [6] Boa construção sintática, parabéns!
- [10] Insira uma vírgula.
Competência II: compreender a proposta
- [2] Muito bom! Seu repertório sociocultural foi apresentado no texto de maneira produtiva.
- [5] Muito bem! Explicitou logo na introdução a tese a ser defendida.
- [13] Parabéns! Aqui você confirmou sua tese. Não se esqueça de fazer isto em todos os parágrafos.
- [14] Muito bem! Há tese explícita e fez uma ótima seleção de informações, com indícios de autoria para sustentá-la. Além disso, elabora conclusão que mantém coerência com a opinião defendida.
- [16] Muito bom! Seu repertório sociocultural foi apresentado no texto de maneira produtiva.
- [20] Parabéns, você não se limitou a ficar colocando inúmeras informações sem que fossem produtivas. É exatamente isso que o Enem espera de você: repertório sociocultural produtivo. Menos é mais! Qualidade é muito mais importante do que quantidade de citações.
Competência III: selecionar e relacionar argumentos
- [11] Parabéns pela citação, ela enriqueceu seu texto!
- [17] Você fez bom uso da citação e isso deixou sua argumentação mais relevante e retira um possível caráter clichê do texto. Parabéns!
- [19] Ótimo argumento, muito bem!
Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
- [4, 7, 8, 9, 12, 15, 18 e 21] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!
Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema
- [22] Apresentou o agente da proposta. Muito bem.
- [23] Apresentou a finalidade da proposta. Parabéns!!
- [24] Apresentou os meios de resolução do problema.
- [25] Apresentou a ação da proposta. Ótimo!
- [26] Para que sua proposta de intervenção fique completa, você precisa inserir o detalhamento de pelo menos um dos outros elementos válidos – do agente, da ação, do meio/modo ou da finalidade!
Comentário final
Sua redação está excelente! Você aborda o tema com uma boa argumentação, legitimando seu ponto de vista através de referências de autoridade no assunto. A elaboração sintática é bem construída, com apenas um desvio. Na proposta de intervenção, é necessário incluir o detalhamento de pelo menos um dos elementos. Continue assim!
Nota
960
Gostou? Agora é sua vez de treinar a escrita sobre o tema “A linguagem neutra em debate no Brasil”. Escolha um plano da Imaginie e envie a sua redação!
Cadastre-se em nossa plataforma