Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Desafio #vem1000: A tecnologia no combate à criminalidade [Redação pronta]

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Pensando em discutir o potencial das novas tecnologias para combater o crime no Brasil, no desafio #vem1000 de hoje, trouxemos o seguinte tema: A tecnologia no combate à criminalidade.

Veja, a seguir, uma redação comentada sobre o assunto:

Exemplo de redação sobre o tema: A tecnologia no combate à criminalidade

A revolução tecnológica, ocorrida no fim do século passado, principalmente com o advento da internet, modificou sobremaneira as práticas sociais contemporâneas. É nesse contexto de intensa inovação que se tem utilizado as novas tecnologias no combate à criminalidade no Brasil, [9] as quais, embora auxiliem na redução da violência, não são eficientemente implantadas no país devido, principalmente, a [1] escassez de investimento governamental e a desarticulação no setor de segurança pública nacional. Tais dificuldades geram mais insegurança, necessitando ser superadas. [2]

Diante disso, é indubitável que o descaso público frequente com os setores de prevenção de crimes pelo uso de tecnologias no Brasil esteja entre as causas dessas problemáticas. De acordo com a ONG [3] Safernet e dados das Secretarias de Segurança Pública estaduais, o país carece de equipamentos tecnológicos, como câmeras, sistemas de identificação e plataformas de compilação de denúncias nos estados e municípios, o que já é uma realidade em outros países, a [4] exemplo da Inglaterra. Tal conjuntura reflete o investimento escasso que os órgãos governamentais brasileiros realizam na aquisição e manutenção desses recursos preventivos, o que leva ao sucateamento da aparelhagem de segurança pública nas cidades, dificultando o monitoramento dos crimes. [5]

Outrossim, a desarticulação recorrente das instituições de segurança no país agrava tal quadro. Segundo o Ministério da Justiça, não há no Brasil uma agência integrada de combate ao crime que use as informações adquiridas pelos recursos tecnológicos a nível nacional. Com base nessa informação, a falta de investimentos públicos para a implantação de ferramentas que poderiam auxiliar o trabalho policial, a exemplo do aplicativo “PM Mobile”, instalado no Estado de Santa Catarina, que permite a troca de informações entre os agentes da lei no estado, contribui para a manutenção da insegurança, haja vista que não desenvolve a cooperação entre os órgãos de segurança para desarticular e identificar os grupos criminosos. [6]

Dessa forma, urge que o Estado brasileiro tome medidas diligentes que assegurem a implantação efetiva das tecnologias para combater a criminalidade no país. Destarte, o Ministério da Justiça e Segurança Pública deve, por meio de auditoriais e planos diretores de curto de médio prazos, cobrar dos estados a aquisição e a manutenção, mediante protocolo, de equipamentos tecnológicos de salvaguarda social, como as câmeras e as plataformas de compilação das denúncias nas cidades, a fim de garantir o uso adequado desses recursos e reduzir a criminalidade urbana. Por fim, as Secretarias de Segurança Pública estaduais e municipais devem, mediante audiências, desenvolver ferramentas que permitam a maior cooperação entre os agentes da lei, visando ao [7] combate articulado do crime. [8]

Comentários sobre a correção da redação

Veja os comentários do corretor sobre a redação.

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

  • [1] Você deveria ter colocado a crase, neste caso, já que a regência do verbo pede a preposição “a” e a próxima palavra é um artigo feminino.
  • [3] Coloque o significado da sigla por extenso, pois, apesar de ser uma questão de estilo quando se trata de uma sigla conhecida, é melhor evitar perder pontos por uma questão como essa, tudo bem?
  • [4] Este “a” é craseado (à).
  • [7] A regência deste verbo não exige preposição. Em caso de dúvida sobre a transitividade do verbo, consulte o dicionário.

Competência II: compreender a proposta

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • [5] Muito bem! Estes dados deram credibilidade ao argumento.
  • [6] Esse argumento ficou muito bem relacionado à temática. Parabéns!

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [9] Imprimir ao texto uma articulação refinada é fundamental para que o leitor tenha clareza quanto a sua ideia. Neste texto, você alcançou esse patamar. Parabéns!

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

  • [8] Parabéns! Você demonstra conhecer o que é necessário para elaborar uma boa proposta de intervenção. Isso pode ser comprovado pela resolução de todos os problemas apresentados no desenvolvimento.

Comentário final

Parabéns!!!! Atenção aos detalhes de norma culta.

Nota: 960

Se você também quer escrever sobre o tema “A tecnologia no combate à criminalidade” e receber feedbacks dos nossos corretores, escolha um plano de correções da Imaginie e envie a sua redação!

Utilize o cupom:
BLOGIMAGINIE
e receba 20% de desconto

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter