🔥 UTILIZE O CUPOM IMGBLOG E GANHE 35% DE DESCONTO EM TODOS OS PLANOS IMAGINIE

Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Conheça 5 alusões históricas para redação e melhore sua argumentação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Você já ouviu sobre as alusões históricas para redação? O Enem é uma prova interdisciplinar, que exige do aluno a aplicabilidade das várias áreas de conhecimento. Na redação, essa habilidade pode e deve ser explorada para aprimorar e enriquecer a argumentação. 

Assim, os conteúdos estudados nas aulas de biologia, de geografia e, até mesmo, de matemática podem ser citados, quando tiverem coerência ao tema em questão. 

Um dos tipos de argumentos que você pode utilizar são as alusões históricas para redação. Neste artigo, nós trouxemos 5 delas que você pode aproveitar em suas produções e nos temas em que elas se relacionam. Confira!

Entenda o que são alusões históricas

Fazer uma alusão nada mais é do que fazer uma referência a algo, lembrar ou apontar uma pessoa, um texto, um acontecimento, um período histórico, dentre outros.

Então, as alusões históricas para redação servem para enriquecer a sua argumentação ao citar algum acontecimento ou período histórico que se relaciona com o tema em questão. 

5 alusões históricas para redação

Agora fica muito mais fácil entender como as alusões históricas para redação funcionam se você ver na prática, certo?

Então, separamos 5 delas que, inclusive, você pode utilizar em seus próprios textos caso elas se encaixem. Vamos lá?

1. Crise de 1929

Com o fim da Primeira Guerra Mundial, os países da Europa estavam destruídos economicamente. Enquanto isso, os Estados Unidos continuavam lucrando, principalmente com a exportação para o continente em crise. 

A Europa, porém, começou a se restabelecer, não precisando mais depender da indústria norte-americana. 

Os EUA não tinham, então, o que fazer com a quantidade em excesso de mercadorias, ou seja, a oferta era maior do que a procura. 

Houve diminuição do preço, queda da produção e, devido a isso, desemprego. A não obtenção de lucros e a paralisação do comércio corroborou para a queda das ações da bolsa de valores. Esta foi considerada a pior e mais longa crise econômica do século XX, e ficou conhecida como “a grande depressão”.

Como relacionar?

Logo, esse fato histórico pode ser relacionado a temas que discutem sobre:

Assim como às consequências diretamente ligadas a esses problemas, que é o caso da pobreza, o desemprego e a fome.

Melhore sua redação com os conteúdos e dicas do nosso blog gratuitamente!

2. Ditadura militar no Brasil

A ditadura militar no Brasil foi instaurada por meio de um golpe militar em 1964. Seu objetivo era o de impedir as progressivas organizações populares do governo do então presidente João Goulart, acusado de comunismo.  

Esse período durou 21 anos e foi marcado pela:

  • censura à imprensa;
  • restrição do direito à expressão e à manifestação;
  • além da perseguição, morte e tortura aos que se opunham ao regime.

Como relacionar?

Sendo assim, esse fato pode ser relacionado aos temas que discutem:

3. Movimento fascista

O Fascismo surgiu no final da Primeira Guerra Mundial, na Itália, e foi instaurado por Benito Mussolini, que conseguiu expandir o pensamento político nacionalista e antissocialista para outros países da Europa. 

Esse movimento usava a violência como meio para instaurar poder e inspirou o movimento Nazista na Alemanha, liderado por Adolf Hitler. 

Logo, ele consistia em um conceito de superioridade da raça ariana, sobretudo em relação aos judeus, que foram exterminados em campos de concentração por serem considerados “inferiores”.

Como relacionar?

As características desse fato histórico podem ser relacionadas aos temas que discutem sobre:

  • democracia;
  • liberdade;
  • perseguição;
  • preconceito racial;
  • manipulação.  

4. Revolução industrial

As mudanças que ocorreram com a Revolução Industrial redefiniram, de forma expressiva, a sociedade e a economia no século XVIII. 

Ela começou na Inglaterra e espalhou-se progressivamente. Houve a substituição dos meios usuais de produção industrial, com a chegada das máquinas, iniciando o processo de mecanização e possibilitando resultados em larga escala. 

Como resultado, algumas consequências desse processo foram as condições desumanas de trabalho e remuneração baixa, o que incitou atos de reivindicação por parte dos trabalhadores.

Como relacionar?

Se o tema for sobre trabalho escravo, condições de trabalho, direitos trabalhistas, capitalismo e mão de obra, por exemplo, essa é uma boa alusão histórico-comparativa!

5. Crise do feudalismo

Por muito tempo, a centralização do poder e a não mobilidade das classes sociais, que eram divididas em nobreza, clero e povo, persistiram como configuração social na Europa. 

Porém, a partir do século XI, começou um movimento para o declínio dessa realidade. Algumas das causas foram: 

  • o crescimento demográfico, que fez com que a burguesia surgisse e movimentasse o cenário comercial; 
  • a Revolução Burguesa; 
  • a Peste Negra, que dizimou parte da população, diminuindo drasticamente a mão-de-obra da época; 
  • as Cruzadas, que promoveram a abertura e o aumento das rotas de comércio; 
  • o Renascimento, movimento artístico, filosófico e cultural que transformou o pensamento da sociedade da época.

Como relacionar?

Temas que discutirem configurações sociais, luta de classes, movimentos artísticos ou condições de saúde contemplam a possibilidade de ter esse fato histórico referenciado.  

Por fim, é necessário se aprofundar nos estudos sobre alusões históricas para redação. Assim, além de estar se preparando para essa parte da prova do Enem, você também estará aprendendo mais para as questões fechadas do Exame!

E aí, preparado para colocar as alusões históricas para redação que você aprendeu aqui em prática? Baixe a nossa folha de redação guiada gratuitamente e comece a praticar já!

FOLHA DE REDAÇÃO GUIADA: modelo com dicas para você produzir um texto nota 1000!

É a sua vez de praticar!

Agora, uma dica nota 1.000: para treinar a redação, você pode escolher um dos planos da Imaginie – e com cupom de desconto! A plataforma oferece correções de redação Enem em até 24 horas úteis, monitoria ilimitada e imersões em eixos temáticos. Na Imaginie, você tem acesso a uma metodologia exclusiva com diversos benefícios:
  • Correções por professores especialistas
  • Feedback geral sobre a redação
  • Pontos fortes e fracos + Gráfico de desempenho
  • Direito a pedir reavaliação do texto
  • E mais!
Não perca tempo: comece a treinar agora mesmo para alcançar a nota máxima!

Autor

  • Roberta Rinaldi

    Graduada em Letras pela UFMG e pós-graduada em Tecnologias Educacionais para Aprendizagem e EaD pela PUC Minas. Atua há 4 anos como Coordenadora Pedagógica na Imaginie, maior plataforma de correção e ensino de redação do Brasil. É amante da educação, dos dias ensolarados e das boas leituras.

    View all posts

Para você aprender mais!

Curso de redação da prof Jana Rabelo

Comece a transformar suas redações hoje mesmo! Além de todo o conteúdo gratuito, aprofunde seus conhecimentos e melhore suas habilidades com a orientação de especialistas.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Compartilhar

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter