Para ter um bom rendimento no vestibular, não basta revisar os conteúdos exigidos por cada disciplina. Você também precisa se manter atualizado sobre os principais acontecimentos do período em questão. Neste caso, sobre atualidades 2020.
No Enem, por exemplo, a prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias, que envolve as disciplinas de História, Geografia, Filosofia e Sociologia, também exige compreensão acerca da realidade.
Pensando nisso, reunimos algumas atualidades 2020 neste post para relembrar diversos acontecimentos. Aproveite para estudar e garantir a melhor nota possível não apenas no Enem, mas em outros exames que lhe interessam.
Quais os principais acontecimentos do ano?
Antes de começar a lista, vale ressaltar que os conteúdos cobrados no vestibular não envolvem apenas acontecimentos do Brasil, mas também situações que aconteceram no mundo todo, como as eleições presidenciais dos Estados Unidos.
Confira a seguir a lista que preparamos sobre atualidades 2020 e fique por dentro de tudo que aconteceu no último ano.
Covid-19
O primeiro destaque da nossa lista de atualidades 2020 é a Covid-19. Em dezembro de 2019, um vírus até então desconhecido foi detectado na cidade chinesa de Wuhan. Por causa desse vírus, o governo chinês determinou quarentena em toda a cidade.
Mesmo assim, o vírus se espalhou para outros países e continentes e deixou a população mundial à mercê de uma nova doença altamente contagiosa. Esse problema levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a decretar uma pandemia global em março de 2020.
Um dos maiores efeitos da pandemia de Covid-19 no Brasil e no mundo foi a queda drástica da economia. Como o isolamento social foi uma das grandes medidas de enfrentamento ao vírus, muitas pessoas foram impedidas de trabalhar.
Nesse cenário, nos deparamos com alguns índices negativos, como o de empresas fechadas e de pessoas desempregadas. Só no Brasil, o Produto Interno Bruto (PIB) recuou 1,5%. Por isso, questões sobre o baixo poder de compra no país e a criação do auxílio emergencial podem aparecer nos exames.
Ensino a distância
Além dos impactos na economia, a pandemia de Covid-19 interferiu nos moldes tradicionais de ensino. Devido ao isolamento social, as aulas presenciais foram interrompidas e abriram (ainda mais) espaço para as aulas remotas.
Contudo, muitos estudantes encontraram dificuldade para acompanhar as aulas por falta de acesso à internet. Essa situação acentuou ainda mais as desigualdades sociais e colocou em discussão a necessidade por uma educação democrática.
Nesse sentido, as questões do vestibular podem tratar das vantagens e desvantagens da educação a distância e levar os estudantes a refletir sobre os impactos das aulas remotas. Como isso afeta as interações sociais e o processo de ensino-aprendizagem são algumas questões que podem ser feitas.
Vacina
Em relação à vacina que está sendo tão aguardada pelas pessoas, contra a Covid-19, entra em foco o aperfeiçoamento da ciência. Porque foi com a atuação de diversos cientistas e pesquisadores que o desenvolvimento de possíveis vacinas se deu em tão pouco tempo.
Além disso, a corrida pela vacina também tem alta relevância para a sociedade em termos de restabelecimento da vida como era antes. Muitos segmentos da economia, como educação e entretenimento, dependem da vacina para voltar a funcionar como de costume.
Sobre a vacinação, a expectativa é que em breve os grupos prioritários sejam vacinados no Brasil e que o restante da população seja vacinada de forma gradual. Contudo, alguns desafios podem ser encontrados durante o processo de imunização, como o abastecimento eficaz de vacinas.
Black Lives Matter
Em meio à pandemia de Covid-19, outros assuntos tiveram espaço nas principais discussões (e manifestações) mundo afora – e, agora, na nossa lista de atualidades 2020. Após a morte de George Floyd, homem negro, por um policial branco nos Estados Unidos, o movimento Black Lives Matter ganhou mais força.
Assim como nos Estados Unidos, o Brasil registrou alguns protestos a favor de vidas negras – protestos contra o racismo e a violência policial. Mesmo antes do assassinato de George Floyd, no Brasil, algumas pessoas já estavam pedindo justiça em relação a casos como o de João Pedro, adolescente negro que foi baleado dentro da própria casa.
Desmatamento Amazônia e Pantanal
Em 2020, muitas notícias foram lidas sobre o aumento dos incêndios na Amazônia e no Pantanal. Algumas pesquisas revelam que 10% de toda a área do Pantanal foram comprometidas pelos incêndios, o que levou a morte de grande parte da fauna e flora.
No vestibular, algumas questões podem tratar das queimadas que acompanhamos ao longo do último ano. Por isso, é importante que você conheça todas as implicações causadas pelo desmatamento da Amazônia e do Pantanal.
Ataques terroristas na Europa
Também em 2020, em meio à pandemia de Covid-19, a Europa se viu envolta em novos casos de terrorismo. Um dos casos aconteceu em Paris, França, quando um professor de História e Geografia foi assassinado após mostrar uma charge de Maomé em sala de aula.
Dias depois, aconteceu em Nice, no sul da França, um ataque a faca que deixou três mortos, incluindo uma brasileira, na Basílica de Notre-Dame. As outras vítimas foram o sacristão da basílica e uma senhora de 60 anos.
Além disso, alguns dias após o atentado em Nice, houve um novo atentado na Europa, desta vez em Viena, Áustria. Na capital, houve tiros em diferentes pontos da cidade, que fizeram algumas vítimas fatais e deixaram outras em estado grave.
Eleições nos Estados Unidos
O último acontecimento da nossa lista de atualidades 2020 são as eleições presidenciais dos Estados Unidos. Em novembro passado, o povo norte-americano escolheu pelo voto popular o seu próximo presidente, Joe Biden.
Como os Estados Unidos representam uma nação extremamente poderosa e influente, o mundo inteiro esteve de olho nas eleições norte-americanas. Para o Brasil, a decisão do povo estadunidense é especialmente interessante, porque os dois países mantêm relações econômicas.
Gostou da nossa lista de atualidades 2020? Agora é só se preparar para o vestibular da melhor forma possível. Que tal conferir sete dicas sobre como melhorar o seu repertório sociocultural?