O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é o sistema informatizado, administrado pelo Ministério da Educação (MEC), no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas para estudantes que tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
Hoje, o programa é a principal via de acesso para o ensino superior, uma vez que já é aceito pela maioria das universidades públicas do país.
O Sisu é realizado duas vezes ao ano, sempre no início de cada semestre letivo.
Mas como funciona?
Os resultados do ENEM saem no dia 19 de janeiro de 2017, mas a data de inscrição do Sisu ainda não foi divulgada pelo MEC. No entanto, é bem provável que siga o calendário dos anos anteriores e ocorra no final de janeiro.
Para se inscrever o estudante precisa acessar o site www.sisu.mec.gov.br e informar o número de inscrição e a senha que foi cadastrada para participar da última edição do ENEM. Após a realização da inscrição o candidato pode escolher até duas opções de curso e em qual modalidade deseja concorrer a vaga (ampla concorrência ou para as vagas destinadas a políticas afirmativas).
Durante o período de inscrição o estudante pode alterar suas opções de curso quando desejar (de acordo com a nota de corte), mas é muito importante ficar atento, pois será considerada válida a última inscrição confirmada.
Nota de corte
A nota de corte é a menor nota para ficar entre os selecionados em um curso, com base no número de vagas e no número total de candidatos inscritos.
O Sisu calcula e divulga a nota de corte de cada curso uma vez por dia e é ela que serve de referência e auxilia o candidato no monitoramento de sua inscrição. As notas podem variar bastante de uma dia para o outro, portanto é de extrema importância que o candidato acesse o sistema pelo menos duas vezes ao dia.
Inscrição finalizada e matrícula
Ao final da etapa de inscrição, o sistema seleciona automaticamente os candidatos com a melhor classificação em cada curso. São selecionados somente os candidatos classificados dentro do número de vagas oferecidas pelo Sisu em cada curso, por modalidade de concorrência. A cada chamada, os candidatos selecionados têm um prazo para efetuar a matrícula na instituição, confirmando então a ocupação da vaga.
Após as chamadas regulares do processo seletivo, o Sisu disponibiliza para as instituições participantes uma Lista de Espera, que deve ser utilizada para o preenchimento das vagas não ocupadas. Para participar da Lista de Espera do Sisu, o candidato deve manifestar o interesse no prazo especificado no cronograma.
IMPORTANTE: Para se inscrever no Sisu o estudante necessita apenas do número de inscrição e da senha cadastrada no exame, mas ao efetuar a matrícula a instituição de ensino exige outros documentos. Essa informação estará disponível no sistema no momento da inscrição. Fique de olho!
Notas do ENEM
Assim que o candidato acessa o sistema com seu número de inscrição e senha, o Sisu recupera automaticamente as notas obtidas na edição do ENEM requerida para o processo seletivo.
Algumas instituições podem adotar pesos diferentes para as provas do ENEM. Um curso de Física pode dar um peso maior a nota do caderno Ciências da Natureza, por exemplo. Neste caso, o sistema fará automaticamente o cálculo, de acordo com as especificações da instituição, gerando uma nova nota.
Modalidades de Concorrência
Além da ampla concorrência, os candidatos podem concorrer as vagas pelo sistema de cotas. Exemplo: Indígenas, afrodescendentes, egressos de escola pública etc.
O candidato deverá optar, no momento da inscrição, por um destas modalidades, de acordo com o seu perfil. O estudante que optar por concorrer por uma determinada ação afirmativa estará concorrendo apenas com estudantes que tenham feito essa mesma opção, e o sistema fará a seleção dos que possuírem as melhores notas no ENEM.
IMPORTANTE:
É de responsabilidade do candidato se certificar que atende todo os requisitos exigidos para concorrer a uma vaga em determinada modalidade e de que possui os documentos exigidos pela instituição de ensino para comprovação no ato da matrícula. A documentação exigida é informada no sistema ao efetuar a inscrição.
Quais são os critérios de desempate?
No caso de notas iguais, o desempate entre os candidatos será feito de acordo os seguintes critérios:
Maior nota obtida na redação;
Maior nota obtida na prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias;
Maior nota obtida na prova de Matemática e suas Tecnologias;
Maior nota obtida na prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias;
Maior nota obtida na prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias.
Agora é esperar os resultados e a divulgação da data de inscrição.
Boa sorte! Estamos na torcida! 😉