Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Como funcionam os cursos de graduação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A graduação é considerada a etapa inicial da formação continuada. Ao terminar o Ensino Médio, grande parte dos jovens procuram ingressar na faculdade para adquirir e/ou aperfeiçoar conhecimentos de áreas específicas, nas quais pretendem, e provavelmente irão, atuar futuramente. Por ser uma novidade, surgem dúvidas sobre como os cursos funcionam, quais são as vantagens e desvantagens de ingressar no ensino superior, como escolher e de que forma conciliar a outras atividades. Leia os tópicos abaixo e aprenda um pouco sobre as particularidades da graduação.

O que é a graduação?

 A graduação é formada por cursos diversos, cada um voltado para áreas específicas de conhecimento. São estas:

  1. Ciências Exatas e da Terra
  2. Ciências Biológicas
  3. Engenharia / Tecnologia
  4. Ciências da Saúde
  5. Ciências Agrárias
  6. Ciências Sociais
  7. Ciências Humanas
  8. Lingüística, Letras e Artes
  • Há formas de atuação diferentes relacionadas a cada área. Considerando isso, os cursos possuem uma subdivisão: licenciatura e bacharelado. O aluno da licenciatura está voltado para atuação como professor e faz inúmeras disciplinas específicas, por exemplo, Didática, Psicologia da Educação e Fundamentos Metodológicos do Ensino. Já o aluno do bacharelado atua amplamente no mercado de trabalho de sua área de formação, mas não pode dar aulas, pois não possui licença para a prática.
  • Alguns cursos oferecem disciplinas práticas e teóricas. A parte teórica apresenta-se, na maioria das vezes, como estágio curricular obrigatório. A exemplo disso, o curso de Letras, em que os alunos devem, ao final, cumprir uma carga horária de estágio em escolas, nos ensinos Fundamental e Médio.
  • A maioria dos cursos duram, em média, 4 anos. Medicina é o curso de maior duração: 6 anos. Os períodos são divididos por semestres. No caso dos cursos que possuem dois tipos de habilitação, por exemplo, Educação Física, é possível formar-se como bacharel e, ao final, dedicar mais um ou dois anos para obter, também, o título de licenciado, por meio do pedido de continuidade de estudos.
  • O Ministério da Educação (MEC) autoriza, credencia e reconhece determinadas instituições de ensino superior em todo o país. Quando a faculdade não possui uma boa avaliação do MEC, a credibilidade baixa da instituição pode comprometer a atuação de seus alunos no mercado de trabalho posteriormente. Portanto, é importante saber se o curso foi avaliado pelo MEC, consultando a página http://emec.mec.gov.br/.
  • Ao final do percurso, a maioria das faculdades demandam um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que pode ser apresentado sob a forma de monografia, artigo científico, relatório de estágio, entre outras opções. Há, ainda, aprovações posteriores necessárias, como no curso de Direito, em que o exame da OAB é indispensável para que o formado atue na área jurídica.São muitos detalhes e particularidades a respeito dos cursos de graduação e as instituições formulam de formas distintas a grade curricular. O ideal é pesquisar bastante.

    Boa sorte!

Autor

  • Roberta Rinaldi

    Graduada em Letras pela UFMG e pós-graduada em Tecnologias Educacionais para Aprendizagem e EaD pela PUC Minas. Atua há 4 anos como Coordenadora Pedagógica na Imaginie, maior plataforma de correção e ensino de redação do Brasil. É amante da educação, dos dias ensolarados e das boas leituras.

    View all posts

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

8 + dezoito =

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter