Aprenda como iniciar uma redação independente do tema

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

A famigerada dúvida: “como iniciar uma redação independente do tema?” acomete várias cabecinhas pensantes e desejosas de prestar o vestibular.

É isso mesmo, não precisa achar que esse é um medo só seu não, vários são os estudantes que relatam que o mais difícil de toda a produção de um texto é iniciá-lo. 

Quando nos deparamos com um tema novo, nossa mente começa a borbulhar e queremos muito iniciar uma redação que impressione o corretor. E imaginamos que devemos estar muitíssimos inspirados para isso, né? Puro mito!

A inspiração é um fator pouco determinante se você conhece alternativas mais práticas e técnicas sobre como iniciar uma redação independente do tema. 

Você pode até achar que não, mas grandes escritores possuem estratégias, que foram moldadas com anos de prática, para iniciar seus textos. 

Ah ficou impressionado com essa informação? 

Pois é, e é por isso que neste post vamos te mostrar algumas dicas bem legais para que você consiga iniciar uma redação independente do tema. Vamos lá?

3 dicas de como iniciar uma redação independente do tema

Para te ajudar a iniciar uma redação sem muitas complicações, selecionamos 3 dicas valiosas que vão te ajudar a começar um texto escrito. Confere só:

1. Tenha algumas frases na manga para iniciar uma redação 

Ter algumas frases na manga é uma ótima alternativa de como iniciar uma redação independente do tema. 

Em alguns casos, os alunos já sabem quais argumentos utilizar, mas se deparam com uma dificuldade de inspiração e acabam não conseguindo escrever a primeira frase de sua redação.

Essa dificuldade pode fazer com que os alunos deixem a redação por último, o que não é boa escolha, já que após fazer o restante da prova, ele estará cansado e talvez seja mais difícil produzir um texto escrito. 

Portanto, é bom ter algumas frasezinhas memorizadas e não deixar o processo de iniciar uma redação apenas a cargo da inspiração, né?

Então, confira algumas frases para memorizar e iniciar uma redação:

  • “Atualmente, … é um desafio que atinge a sociedade brasileira…”
  • “O advento … trouxe benefícios e desafios à sociedade…”
  • “Sob a perspectiva histórica…”
  • “Comenta-se com frequência a respeito …”
  • “Levando em conta o artigo X da Constituição Federal de 1988…”
  • “Ao examinar os dados da… verifica-se que…”
  • “Ao analisar os fatos …”
  • “A história é cíclica e ao se olhar o passado, percebe-se … volta a acontecer de tempos em tempos…” 
  • “Dentro os inúmeros motivos que levaram…”

2. Memorize algumas citações que sejam comuns a muitos temas de um mesmo eixo temático

A maioria das redações dos vestibulares serão de gênero dissertativo-argumentativo

Este gênero textual é muito rico e permite ao corretor avaliar aspectos, como a seleção e aplicação de argumentos válidos. Além disso, é possível verificar a coerência e coesão textual, já que você deverá ligar as ideias por intermédio de conectivos (preposições e conjunções para redação).

Para se ter uma ideia do quanto este é um tipo textual importante, é ele o cobrado na redação Enem, por exemplo. E eu nem preciso dizer que o Exame Nacional do Ensino Médio é o maior vestibular de todo o Brasil, né?

É bastante comum que este gênero textual venha associado a temas e eixos temáticos atuais e sociais. 

Por isso, a nossa segunda dica de como iniciar uma redação independente do tema é: memorize algumas citações que sejam comuns a muitos temas de um mesmo eixo temático.

Confira a seguir algumas citações coringa para iniciar redações, de acordo com diferentes eixos temáticos.

Eixo temático da saúde: 

  • “Segundo a Constituição Federal de 1988, no seu artigo 196, é dever do Estado garantir o acesso à saúde, bem como é responsável pelas medidas públicas para zelar pelo bem-estar físico de todos os cidadãos brasileiros.
  • Art. 6º São direitos sociais a educação, a saúde, a alimentação, o trabalho, a moradia, o transporte, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e à infância, a assistência aos desamparados, na forma desta Constituição.

Eixo temático relacionado a igualdade de gêneros:

  • De acordo com o inciso I do artigo 5º da Constituição Federal, homens e mulheres são iguais em direitos e obrigações, nos termos desta Constituição.
  • “Temos de nos tornar a mudança que queremos ver.” Mahatma Gandhi.
  • “A pessoa mais qualificada para liderar não é a pessoa fisicamente mais forte. É a mais inteligente, a mais culta, a mais criativa, a mais inovadora. E não existem hormônios para esses atributos.” Chimamanda Ngozi Adichie.

Eixo temático da educação:

  • “Frágeis usam a violência, e os fortes, as ideias.” Augusto Cury
  • “Um livro, uma caneta, uma criança e um professor podem mudar o mundo.” Malala Yousafzai.
  • “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.” Paulo Freire.
  • “Não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes.” Paulo Freire.
  • De acordo com o artigo 205 da Constituição Federal de 1988: ” A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

Eixo temático do meio ambiente:

  • “Inteligência é a habilidade das espécies para viver em harmonia com o meio ambiente.” Paul Atson.
  • De acordo com o Art. 225 da Constituição Federal, todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

Anotou tudinho? Então, confere só a próxima dica!

3. Faça uma alusão histórica a respeito do tema

Ainda pensando que você irá se deparar com textos dissertativo-argumentativos, selecionamos como terceira dica de como iniciar uma redação independente do tema a ideia de fazer uma ilusão histórica a respeito do tema.

Quando você pensa em alusões históricas para introduzir o tema, iniciar uma redação fica bem mais fácil. Afinal, você poderá iniciar sua redação com alguns termos como:

  • Antigamente;
  • Há alguns atrás;
  • Na década de…;
  • O tema… não é recente, ele já está presente na sociedade brasileira desde …;
  • Atualmente …, porém no passado isso era diferente…”.

As alusões históricas são ótimas alternativas para se iniciar redações independente do tema, portanto, use abuse desse recurso!


Como uma plataforma de redações online pode me ajudar a começar minha redação?

Pois bem, você pode não saber, mas já existem plataformas online especializadas em correção de redação. Elas contam com corretores-professores que te mostram seus pontos fortes e também os pontos de atenção, o que é muito interessante e produtivo para quem quer treinar e mandar bem na redação.

Afinal, para saber se você esta sabendo como começar uma redação independente do tema de maneira coerente e interessante é necessário contar com corretores competentes que analisem sua redação e te deem um feedback completo. 

Além disso, treinando com diferentes temas, fica cada vez mais fácil saber como iniciar um texto para diferentes eixos temáticos.

Então, aprendeu como iniciar uma redação independente do tema? Bom, esperamos que sim! Aproveite agora para conferir o nosso artigo sobre como fazer um desenvolvimento para a nota 1000!

Banner para cadastro na plataforma da Imaginie, direcionando para o link: https://app.imaginie.com/accounts/login/?utm_source=blog&utm_medium=post&utm_campaign=cadastro-na-plataforma&utm_content=banner

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter