Como se preparar para o Enem Digital? Confira 4 dicas!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Em 2020, será colocado em prática o projeto piloto do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) realizado por meio digital. O novo formato foi anunciado em julho de 2019 e, em 2020, será aplicado para 50.000 candidatos em 15 capitais do país. O Enem Digital será consolidado em 2026, quando se tornará o único modelo de realização da prova.

Então, quem está pensando em concorrer a uma vaga em universidade pública usando a nota das próximas edições do Enem deve saber como essas mudanças afetarão a realização as provas.

Mas, afinal, como se preparar para o Enem Digital? No artigo de hoje, vamos explicar as práticas que você pode colocar em sua rotina para se adaptar a esse novo formato de aplicação do Exame e às mudanças que vêm junto a ele.

1. Entenda como o Enem Digital funcionará

Antes de tudo, é necessário entender como o Enem Digital será aplicado e quais são as suas mudanças em relação à versão impressa.

A principal mudança está bastante evidente: como o modelo será digital, você fará as provas pelo computador. A plataforma por onde o Exame será realizado está sendo desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Além do formato de questão ao qual já estamos acostumados, você também irá se deparar com elementos interativos, possibilitados pelo meio pelo qual as provas serão aplicadas.

Conforme o novo modelo for se consolidando, os candidatos poderão agendar as provas, que ocorrerão mais de uma vez no ano. No Enem de 2020, os participantes das capitais selecionadas para a aplicação do modelo digital poderão optar pela versão que preferem: impressa ou digital.

Conhecer pontos importantes do novo modelo como os que citamos aqui te ajudarão a saber como se preparar para o Enem Digital e se sair bem com esse formato.

Para continuar por dentro de outras informações importantes, assine a nossa newsletter e receba conteúdos selecionados semanalmente para você!


2. Adapte-se ao mundo digital

É cada vez mais incomum encontrar pessoas que não estão inseridas no mundo digital. E nós não estamos falando apenas das gerações mais novas. Quem não tem um amigo que tem uma avó super conectada e que participa de vários grupos no Facebook?

Porém, ainda existem pessoas que preferem se abster desse mundo por diversos motivos. E está tudo bem!

Porém, para se preparar para o Enem Digital, é muito importante que você esteja em contato, acostumado e confortável com a utilização de um computador e a realização de atividades virtuais.

E como fazer isso? Usando ferramentas digitais em seu dia a dia. 

Você pode, por exemplo, estudar pela internet. Aprendendo por meio de vídeos, infográficos, e outras funcionalidades de plataformas virtuais, você já estará se deparando com os elementos próprios do meio digital. Assim, você começa a se acostumar com a interatividade desse meio e a forma de lidar com ele.

3. Fazer simulados online

Quer entender, na prática, como é uma prova em um ambiente digital? Então, nada melhor do que fazer simulados online!

Para você que está procurando saber como se preparar para o Enem Digital, é importante ter em mente que, atualmente, já existem plataformas que possibilitam que você treine para o Exame por meio de provas online.

Além de te oferecer um ambiente semelhante ao que possivelmente será o do Enem nos próximos anos, essas plataformas te ajudam a acompanhar o seu desempenho ao longo do tempo.

Os dados oferecidos por essas plataformas podem te ajudar a entender o que você precisa estudar mais, por exemplo, ou em quais habilidades você tem que focar.

4. Treinar a redação online

Mas não dá para apenas treinar as questões objetivas e se esquecer da prova de redação do Enem! Afinal, ela compõe boa parte da sua pontuação final e não pode ser deixada de lado se você quer uma vaga em uma universidade.

A boa notícia é que também existem plataformas para você treinar a sua redação de forma online, como é o caso da Imaginie.

Na plataforma da Imaginie, você pode escolher o tema sobre o qual quer escrever e enviar a sua redação para correção. Você receberá o seu texto avaliado com comentários dos corretores que te ajudarão a melhorar o seu texto e se desenvolver cada vez mais para produzir uma redação nota 1000 no Enem!

E então, agora que você já sabe como se preparar para o Enem Digital, aproveite bem o seu tempo e já adquira o seu pacote de correção de redação da Imaginie para começar a treinar!

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Deixe um comentário

avatar

Posts relacionados

Nota de corte do Sisu

Quer saber quais são as notas de corte mais altas e mais baixas dos cursos mais procurados do Sisu? Baixe este infográfico!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter