Já te ensinamos várias estratégias para aprimorar a argumentação do texto com a citação de séries, filmes e documentários. Mas você sabia que é possível citar músicas também? Neste post, iremos listar algumas músicas com críticas sociais para expandir o seu repertório de conhecimentos com reflexões que enriquecerão a sua produção. Confira:
-
Ismália — Emicida
E como analgésico nós posta que
Um dia vai tá nos conforme
Que um diploma é uma alforria
Minha cor não é uniforme
Hashtags #PretoNoTopo, bravo!
80 tiros te lembram que existe pele alva e pele alvo
Quem disparou usava farda (Mais uma vez)
A canção foi inspirada em um poema homônimo do poeta mineiro Alphonsus de Guimaraens. A personagem “Ismália” sofre de transtornos mentais e tem um comportamento suicida. As marcas sofridas por ela são reflexo do seu contexto histórico-social e étnico-racial.
Temas que podem ser relacionados à música: racismo, violência policial, saúde mental, inclusão social e cotas nas universidades.
Veja o clipe da música:
-
Imagine — John Lennon
Imagine que não há países
Não é difícil
Nenhum motivo para matar ou morrer
E nenhuma religião também
Imagine todas as pessoas
Vivendo a vida em paz
“Imagine” nos encoraja a refletir sobre como seria um mundo no qual reina a paz, sem fronteiras, preconceitos religiosos, apegos materiais e disputas entre povos. A música foi eleita pela revista Rolling Stone a 3ª maior música de todos os tempos.
Temas que podem ser relacionados à música: justiça social, igualdade, liberdade religiosa e paz entre as nações.
Veja o clipe da música:
-
Desconstrução – Tiago Iorc
Abrir os olhos não lhe satisfez
Entrou no escuro de seu celular
Correu pro espelho pra se maquiar
Pintou de dor a sua palidez
E confiou sua primeira vez
A música “Desconstrução” de Tiago Iorc nos faz refletir sobre a nossa relação com as redes sociais. Conta a história de uma menina tímida que, através das redes sociais, cria uma personagem virtual para si e nega sua própria identidade, vivendo, porém, em profunda frustração.
Temas que podem ser relacionados à música: autoestima, limites entre estética e saúde, influência das redes sociais, modernidade, individualismo, depressão, comparação e saúde mental.
-
Pretty Hurts – Beyoncé
Mamãe dizia: Você é uma menina bonita
O que você pensa, não importa
Escove seu cabelo, corrija os dentes
O que você veste é tudo que importa
A música trata de um assunto muito relevante e grave da nossa sociedade: a imposição de padrões inalcançáveis. No clipe da música, Beyoncé é candidata em um concurso para ser miss. O vídeo nos mostra como o processo para a concorrente é extremo, a levando a tomar remédios, ter distúrbios alimentares e a viver uma vida claramente angustiante em busca do ideal para ser eleita. O título da música, em tradução livre, significa “A beleza dói”, que é justamente a percepção que se passa pelo clipe, de uma busca infeliz e dolorosa.
Temas que podem ser relacionados à música: supervalorização da imagem, abusos psicológicos, relações familiares e culto à padronização corporal.
-
War – Bob Marley
Até que a filosofia que sustenta uma raça
Superior e outra inferior
Seja finalmente e permanentemente desacreditada e abandonada
Haverá guerra, eu digo guerra
Até que não existam cidadãos de 1º
E 2º classe de qualquer nação
Até que a cor da pele de um homem
Seja menos significante do que a cor dos seus olhos
Haverá guerra
A letra da música é quase uma transcrição do discurso feito pelo imperador etíope Haile Selassie na antiga Assembleia Geral da Liga das Nações (hoje, a ONU) no ano de 1963. A crítica é clara quanto ao que causa guerras e conflitos no mundo e firma uma crítica, também, à questão dos direitos humanos, que é ignorada em muitos aspectos quando é conveniente para determinadas pessoas.
Temas que podem ser relacionados à música: preconceito, exclusão social, interesses econômicos, minorias étnicas e sociais.
-
O resto do mundo – Gabriel, O Pensador
Eu sou o resto
O resto do mundo
Eu sou mendigo, um indigente, um indigesto, um vagabundo
Eu sou… Eu não sou ninguém
[…]
Eu sou sujo eu sou feio eu sou anti-social
Eu não posso aparecer na foto do cartão postal
Porque pro rico e pro turista eu sou poluição
Sei que sou um brasileiro
Esta música trata da marginalização e do descaso com o mais pobre, que vive, muitas vezes, em condições extremas, como os moradores de rua. Essas pessoas são invisíveis em nossa sociedade, consideradas indigentes. O cantor expressa sua frustração com o descaso governamental.
Temas que podem ser relacionados à música: pessoas em situação de rua, mendicância, exclusão social, desigualdade, fome e pobreza.
E aí, qual dessas músicas você ainda não conhecia? Compartilha com a gente quais outras músicas com críticas sociais você citaria na redação! 🙂
Bons estudos e até a próxima! 😉