Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

#DesafioVem1000: A exploração trabalhista na sociedade moderna [Redação pronta]

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Questões relacionadas ao mercado de trabalho podem cair no Enem? Podem sim, e é justamente sobre esse eixo temático que viemos falar hoje com o tema de redação “A exploração trabalhista na sociedade moderna” do #DesafioVem1000!

Ver essa foto no Instagram

Chegou o nosso primeiro tema do segundo eixo temático do mês de julho do Desafio #vem1000 .? ⠀ E o tema de hoje é: A exploração trabalhista na sociedade moderna.? ⠀ A globalização é um processo de integração econômica, social, cultural e política, que traz benefícios para a forma como vivemos. Ela muda a forma como nos relacionamos e nossas relações de trabalho. Novos empregos surgem conforme novas tecnologias aparecem.? ⠀ Os entregadores de delivery, por exemplo, cresceram nos últimos tempos com a ascensão dos aplicativos de comida. Mas só isso não basta, uma pesquisa da Associação Aliança Bike mostra que 75% dos trabalhadores de delivery ficam conectados ao aplicativo por até 12 horas seguidas, por um salário menor que um salário mínimo.? ⠀ A taxa de desemprego faz esses trabalhadores migrarem para esses serviços e se colocarem em situações até mesmo de risco por necessidade de um emprego. É preciso que os grandes empreendedores pensem no bem-estar do empregado, mesmo que não seja um investimento de retorno imediato. ⠀ E o que você acha sobre esse assunto? Conta pra gente aqui nos comentários.? ⠀ Se quiser receber a correção do seu texto com feedback completo e nota por competência, é só acessar o link na bio e fazer parte da Imaginie.? ⠀ #enem #redação #redaçãoenem #enem2020 #desafiovem1000 #temasderedação #mercadodetrabalho #trabalho #sociedade

Uma publicação compartilhada por Imaginie (@imaginieedu) em


Não perca tempo e já da aquele confere na redação comentada que trouxemos para você!

Exemplo de redação sobre o tema: A exploração trabalhista na sociedade moderna

Entre as manifestações sociais ocorridas ao longo da história, os movimentos trabalhistas se configuram como alguns dos mais importantes. No Brasil, por exemplo, a Consolidação das Leis Trabalhistas, promulgada no governo de Getúlio Vargas, é um marco na luta operária pela conquista de direitos. Entretanto, na atualidade, ainda é possível identificar na sociedade relações laborais problemáticas e a exploração de trabalhadores. Esse impasse é causado pela consolidação, cada vez maior, de ideologias neoliberais nos países e pelo desemprego.[1]

A princípio,[2] é importante perceber que a tendência contemporânea de os países adotarem políticas econômicas mais liberais implica o aumento da exploração trabalhista. Isso porque uma das marcas do neoliberalismo, o qual teve como alguns de seus defensores a primeira ministra britânica Margaret Thatcher e o presidente americano Ronald Reagan é justamente a flexibilização das relações laborais, por meio da redução de regulamentações e burocracias do mercado. Dessa forma, o empregado fica à mercê das imposições de seu patrão, tornando-se vulnerável à exploração e passível de ser submetido a péssimas condições de trabalho.[3]

Além disso,[4] de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística, o desemprego no Brasil chegou a atingir 13% da população em 2017. Nesse prisma, pode-se afirmar que o desemprego fomenta a exploração laboral na sociedade moderna. Isso se manifesta à medida que o cidadão, sem emprego, pela necessidade de conseguir renda, acaba por “abraçar” qualquer oportunidade de trabalho, mesmo que isso significa abrir mão de alguns de seus direitos. Esse é o caso, por exemplo, de grande parte dos ubers e entregadores de aplicativos de alimentação, os quais viram nessas atividades uma alternativa para o desemprego, e se submetem a grandes jornadas de trabalho, sem direito a férias, para obter seus sustento.

Logo,[6] é preciso adotar medidas para atenuar esse impasse. Para isso, o Ministério da Justiça deve combater a exploração trabalhista, por meio da criação de novas leis que regulamentem as dinâmicas do mercado atual, com o intuito de assegurar os direitos do cidadão e do trabalhador. Ademais, o estado precisa enfrentar o desemprego, por intermédio do incentivo à iniciativa privada, com incentivos fiscais, a fim de amenizar esse problema social e garantir oportunidades de trabalho mais dignas às pessoas.[7][8]


Comentários sobre a correção da redação

Veja os comentários do corretor sobre a redação.

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

  • [8] Seu texto apresentou precisão vocabular e obedeceu às regras gramaticais. Parabéns! O domínio da norma culta será fundamental para construção de sua nota no exame do ENEM.

Competência II: compreender a proposta

  • [1] Muito bem! Explicitou logo na introdução a tese a ser defendida.

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • [3] Ótimo argumento, muito bem!
  • [5] Ótimo! Apresentou um argumento válido, completo e muito produtivo à argumentação.

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [2] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!
  • [4] Você utiliza adequadamente os conectivos e os sinônimos, e isso faz com que sua redação tenha uma leitura agradável. Parabéns!
  • [6] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

Comentário final

Parabéns pela produção! Para alcançar a nota máxima detalhe algum elemento constituinte da proposta de intervenção. É válido ressaltar que as demais competências foram cumpridas com êxito. Continue praticando!

Nota: 920

Tema interessante e muito pertinente, né? Então, bora ir atrás desse 1000! Escolha o seu pacote da Imaginie pratique também com o tema “A exploração trabalhista na sociedade moderna”!

Utilize o cupom
BLOGIMAGINIE
e receba
20% de desconto

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter