É muito comum que a gente tenha dúvidas quanto ao uso de algumas palavras parecidas. Inclusive, nós já falamos sobre várias delas aqui no blog, como é o caso de: têm e tem, uso dos porquês, acerca de e há cerca de, dentre diversas outras.
Porém, é importante que a gente saiba exatamente seus contextos de uso para não cometermos deslizes e, consequentemente, sermos penalizados em uma redação, por exemplo.
Por isso, hoje vamos falar sobre mais um caso que é motivo de dúvida para muitas pessoas: demais ou de mais. Está a fim de saber quando usar cada um dos termos? Então é só continuar a leitura do artigo!
Demais ou de mais: qual a diferença?
Apesar de serem parecidas, demais e de mais expressam diferentes sentidos. Enquanto “demais” pode ser um advérbio relacionado à intensidade ou um pronome indefinido, “de mais” é uma locução adverbial que passa a ideia de quantidade.
Mas, para você entender melhor, vamos nos aprofundar em seus significados?
Demais: quando usar?
Como você já pôde ver, o termo “demais” expressa intensidade. Por isso, essa palavra pode modificar verbos, adjetivos ou outros advérbios. Ela significa excesso, exagero. Confira alguns exemplos de sua aplicação:
- Aqui tem gente demais, portanto, acho melhor irmos embora.
- Você assume tarefas demais, por isso não consegue concluí-las.
- Não é tarde demais para tentar, afinal, as inscrições ainda estão abertas.
- O garoto fala demais!
Porém, “demais” também pode atuar como um pronome indefinido quando é introduzido por um artigo. Nesse caso, ele pode funcionar ou não como sujeito da oração. Veja:
- Alguns meninos foram para casa. Os demais voltaram para a escola.
- Os alimentos perecíveis devem ser armazenados na geladeira e os demais no armário.
- Os formandos e demais convidados dançaram a noite toda!
De mais: quando usar?
E quando vamos falar de quantidade, é demais ou de mais?
Bom, agora ficou fácil, né? Como você viu, “de mais” está relacionado à quantidade e, geralmente, ele acompanha substantivo.
Aqui vai uma dica importante: “de mais” pode ser substituído pela locução “a mais” e é o contrário de “de menos”. Usamos, por exemplo, na expressão “não é nada de mais”. Veja outros exemplos:
- Não foi nada de mais, portanto, não precisavam ter criado tanto drama.
- Eles colocaram arroz de mais e legumes de menos.
Porém, há situações em que “de mais” é apenas uma expressão composta pela preposição “de” e o pronome “mais”. Confira:
- Preciso me livrar de mais gastos.
- Estou precisando de mais sapatos novos.
- Estamos precisando de mais criatividade nesta nova campanha.
Ademais: devo usar?
Existe, ainda, a palavra “ademais”. Trata-se de um advérbio usado para acrescentar novas informações. “Ademais” é sinônimo de “além disso” e “além do mais”. Veja os exemplos:
- Está tarde! Ademais, estou com frio.
- A leitura é necessária para melhorar o seu vocabulário. Ademais, é o que te levará a novos aprendizados!
E aí, aprendeu quando usar demais ou de mais? Esperamos ter te ajudado a entender como usar cada um desses termos. E queremos continuar te auxiliando nessa jornada de aprendizado! Então, que tal se cadastrar gratuitamente na Comunidade Imaginie? Você receberá conteúdos importantes sobre português e redação diretamente em seu email!