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Desafio #Vem1000: Homofobia em questão no Brasil [Redação pronta]

  • Letícia Bessa
  • 22/07/2021
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Ainda hoje, no século XXI, a homofobia é um problema que afeta a vida de muitas pessoas, especialmente no Brasil, onde o índice de crimes homofóbicos é muito alto. Para debater a raiz do problema, trouxemos um exemplo de redação sobre o tema “Homofobia em questão no Brasil”.

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Uma publicação compartilhada por Imaginie (@imaginieedu)

Exemplo de redação sobre o tema: Homofobia em questão no Brasil

Ao longo do processo de formação do Estado brasileiro, do século XVI ao XXI, o preconceito contra a população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e transgêneros (LGBT) consolidou-se e permaneceu forte. A Igreja, com sua grande influência, considera, ainda hoje, a homossexualidade como pecado. Já a medicina, apenas em 1985, deixou de classificar essa orientação sexual como patológica, o antigo homossexualismo – termo no qual o sufixo “ismo” indica doença. Com isso, surge a problemática da homofobia, que persiste intrinsecamente associada à realidade do país, seja pela insuficiência das leis, seja pela lenta mudança do comportamento social. [1]

Por certo, é indubitável que a questão jurídica e sua aplicação estão entre as causas do problema. [10] Apesar dos recentes avanços em direitos LGBT, como a regulamentação do casamento civil homoafetivo em 2013, o Código Penal não tipifica a homofobia como crime de ódio e, desse modo, não há punição específica para essa forma de agressão. [4] Nesse sentido, muitas vítimas, intimidadas, deixam de efetuar denúncias e, concomitantemente, o sentimento de impunidade estimula a propagação dessa violência. Logo, evidencia-se a importância da legislação como forma de enfrentar [2] problemática.

Outrossim, observa-se o etnocentrismo como impulsionador da discriminação e da violência contra as pessoas em função de sua orientação sexual ou identidade de gênero. Nessa perspectiva, o filósofo Michael Foucault [9] destaca a função normalizadora e disciplinar dos micropoderes, como a mídia, a religião e a ciência, na sociedade. Essas instituições impõem aos indivíduos o padrão heteronormativo, o qual tende a ser considerado natural e normal. Em decorrência disso, tanto a homofobia quanto a violação de direitos são legitimadas. Assim, o fortalecimento do preconceito contra a população LGBT, além de ser transmitido no decorrer das gerações, fundamenta essa manifestação hostil, o que contribui para agravar o problema no Brasil. [6] [7] [8]

Percebe-se, destarte, que a homofobia é resultado da heteronormatividade imposta pelos micropoderes, bem como da falta de regulamentações específicas. A fim de enfrentar esse desafio, o Congresso Nacional deve propor um projeto de lei complementar para criminalizar essa forma de violência e torná-la crime inafiançável. Ademais, cabe às escolas, por meio da disciplina de Sociologia, proporem o ensino de gênero e diversidade sexual como forma de promover uma educação altruísta, pautada no respeito das pluralidades e no convívio com as diferenças. Por fim, o Ministério dos Direitos humanos [3] deve realizar, junto às redes sociais, campanhas combativas contínuas e de estímulo à denúncia dessa forma de agressão. [5]

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Comentários sobre a correção da redação

Veja os comentários do corretor sobre a redação.

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

  • [3] Letra maiúscula.
  • [7] Excelente domínio da norma padrão!

Competência II: compreender a proposta

  • [1] Introdução muito bem desenvolvida! Sintetiza o tema abordado com direcionamento a um ponto de vista.
  • [8] Ótimo domínio da estrutura exigida pelo gênero, além de demonstrar conhecimento prévio acerca do tema.

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • [4] Argumentação bem embasada com dados que corroboram com o ponto de vista explicitado.
  • [9] Citações coerentes que fortalecem a argumentação.
  • [10] Aqui você propõe que a questão jurídica é a causa do problema, entretanto, também cita questões sociais envolvendo instituições como agentes ativos na propagação do preconceito contra os LGBTs. Tente reformular a sentença para eliminar possíveis contradições.

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [2] Necessário incorporar o artigo “a” antes do substantivo para uma construção sintática mais adequada.
  • [6] Ótima segmentação entre frases e parágrafos, além do rico repertório de recursos coesivos.

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

  • [15] Proposta de intervenção bem desenvolvida e detalhada.

Comentário final

Olá, Você elaborou um excelente texto! Respeitou a estrutura exigida pelo gênero, construiu uma argumentação coerente e enriquecida com dados e citações que corroboraram com o ponto de vista apresentado. Além disso, demonstrou conhecimento prévio do tema proposto e soube aproveitar o recorte fornecido pelos textos motivadores. A proposta de intervenção foi objetiva e muito bem detalhada. Parabéns!!! Continue treinando! Quanto mais textos desenvolver, maiores serão suas chances de apresentar conhecimento prévio diante dos temas propostos nos vestibulares!

Nota: 960

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