O trabalho de revisão de textos é uma tarefa que requer muita atenção, além do conhecimento técnico. Para ter uma atuação livre de erros, é fundamental implementar um checklist que considere questões em relação à norma da Língua Portuguesa, além de estilo de escrita. Considerar esses dois pontos é fundamental para um bom trabalho.
A eficácia na revisão de textos também depende de concentração. Há muito a ser observado em um conteúdo e, para que qualquer desvio seja percebido, é importante estar com o olhar apurado. Nesse sentido, foco e organização ajudam a manter o rigor de uma revisão, garantindo que o redator tenha um feedback preciso sobre seu trabalho.
Neste conteúdo, mostraremos algumas dicas para revisão de textos de maneira eficiente e qualificada. O post abordará os seguintes tópicos:
- A importância da revisão de texto no controle de qualidade;
- As 8 dicas para revistar textos com eficiência.
Continue a leitura para saber mais!
A importância da revisão de texto no controle de qualidade
Conteúdos de textos podem ser uma ótima ferramenta de comunicação entre empresas e seu público-alvo. Prova disso é o Marketing de Conteúdo, uma das estratégias mais utilizadas atualmente por companhias que querem atrair pessoas e transformá-las em clientes. Artigos de diversos temas ajudam a realizar esse papel de captação de maneira simples e eficaz.
Há dois desafios principais na produção de conteúdo de texto: a redação, ou seja, criar o conteúdo a partir de uma ideia de pauta, aplicando técnicas de otimização para mecanismos de busca, e a revisão textual. Essa segunda parte avalia, além das características técnicas do conteúdo, o estilo e a linguagem utilizadas, considerando a proposta do texto e para quem ele é direcionado.
A revisão de texto aplicada em Marketing de Conteúdo é parte essencial do trabalho, já que ajuda a minimizar erros e permite que esses conteúdos sejam lapidados da maneira certa. Por mais que seja um trabalho recorrente e fundamental, ele não é tão fácil como pode parecer. É fundamental ter muita atenção e um olhar analítico apurado para avaliar cada detalhe do conteúdo.
As 8 dicas para revisar textos com eficiência
Um bom trabalho de revisão de textos passa pela aplicação de técnicas qualificadas, seja na análise do artigo, seja na manutenção de concentração e organização. Por isso, separamos 8 dicas essenciais que todo revisor precisa seguir para executar um bom trabalho. Confira a seguir:
1. Use dicionários de sinônimos
Um dos erros mais comuns de redatores é a repetição de termos em um texto. Quando o conteúdo é extenso, o problema é ainda mais recorrente, devido à dificuldade de manter uma escolha mais extensa de sinônimos. Por mais que o redator tenha um cuidado para que o problema não aconteça, nem sempre é possível, o que gera uma demanda para o revisor do texto.
Sinônimos são a única saída para garantir que o texto tenha uma densidade de palavras-chave baixa, ou seja, tenha poucas palavras se repetindo e, quando isso acontece, em uma repetição reduzida e espaçada. Os sinônimos podem nem sempre estar à ponta da língua (ou dos dedos), por isso, um dicionário é fundamental. O Sinônimos é um site de grande ajuda para isso!
2. Use ferramentas, como o revisor do editor de textos
As ferramentas de apoio são fundamentais para a revisão de textos. Elas automatizam trabalhos, especialmente de checagem, que tornam a tarefa do revisor muito mais produtiva e facilitada. Os softwares de revisão são os principais recursos que devem ser usados, já que eles se valem de um sistema de IA (Inteligência Artificial) para analisar a escrita, considerando também o contexto para sugerir mudanças e apontar erros.
Entre as principais ferramentas essenciais para revisar conteúdos estão:
- revisores de editores como o Office e o Libre Office;
- vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP);
- PT Word Counter (contador de palavras que aponta o volume de repetições de termos);
- Language Tool;
3. Saiba quanto você pode revisar por dia
Produtividade é uma importante questão na revisão de textos, principalmente quando o revisor é freelancer e ganha por cada conteúdo em que trabalha. Paralelamente, como humanos, todos temos limites, e isso tem grande peso no trabalho de revisão. É fundamental conhecer suas próprias capacidades para, a partir disso, definir o quanto se pode revisar diariamente.
Revisores freelancers iniciantes podem começar com pouco e, gradativamente, aumentarem o fluxo de trabalho de acordo com a demanda com a qual se sentem confortáveis. Forçar muito o número de revisões feitas no dia pode ser um risco, já que essa é uma tarefa que exige concentração. O cansaço pode afetar a capacidade analítica e crítica, o que prejudica a revisão.
4. Use técnicas de controle de produtividade
A produtividade também depende do foco e, atualmente, há muitas chances de perder a concentração com facilidade. Notificações em smartphones, a possibilidade de abrir uma aba no navegador e acessar algum conteúdo, entre outras situações. Por isso, revisores precisam conhecer esses gatilhos e, de maneira inteligente, saber como bloqueá-los.
Entre as técnicas utilizadas, a Pomodoro é a mais famosa. Ela consiste em manter o foco no trabalho por 25 minutos intensos de dedicação, com pausa de 5 minutos entre eles. A cada quatro ciclos desse, uma pausa de 30 minutos deve ser feita. Isso garante, além do foco, o descanso mental e físico necessário para que, ao retornar ao trabalho, o revisor esteja concentrado.
Além dessa técnica, há algumas ferramentas de produtividade que podem ajudar, como Trello e Asana. Elas são importantes na organização de demandas e priorização, o que ajuda o revisor a saber quais são suas obrigações.
5. Leia o conteúdo em voz alta
Técnica simples, mas que faz toda diferença, ler em voz alta ajuda a perceber alguns erros que podem passar aos olhos ou até mesmo às ferramentas de revisão. Essa prática é antiga, mas eficaz, e a razão é simples: temos muito mais facilidade em perceber um erro de escrita se a leitura está sendo seguida da fala em voz alta. A percepção do problema é quase como algo instantâneo.
Para fazer isso, é importante ter um espaço em que o revisor tenha privacidade e que não atrapalhe outras pessoas. Se isso não for possível, é importante falar em um tom mais baixo, mas o suficiente para que se ouça a própria voz. Por mais que pareça uma técnica ultrapassada em meio a algoritmos capacitados a corrigir, ela ainda tem grande validade.
6. Tenha um dicionário à disposição
O dicionário é uma ferramenta de trabalho para quem atua na revisão de textos. Com a chegada do digital, talvez o modelo tradicional tenha ficado de lado, ainda que ele tenha todo seu valor. Não importa, na verdade, o formato, mas é indispensável que o revisor tenha sempre um dicionário à disposição. Com ele é possível checar significados, grafia e até mesmo os sinônimos.
Para quem prefere algo mais prático e posicionado em uma aba do navegador, há boas opções de famosos dicionários que fizeram a migração para o online. Entre os melhores estão:
7. Saiba interpretar o que a pauta pede
A pauta deve ser um guia também para o revisor, e não só para o redator. O documento traz exatamente qual é a ideia para aquele conteúdo e, no trabalho freelancer em Marketing de Conteúdo, o revisor também tem o papel de analisar o cumprimento dos objetivos. Para isso, é fundamental analisar quais são as exigências que a pauta faz.
São questões relacionadas ao número de linhas em parágrafos, ao tamanho do texto, aos tópicos que devem ser dissertados, à formatação do conteúdo, entre outros pontos. À medida que a escrita avançou, especialmente no digital, profissionais envolvidos passaram a ter um trabalho mais completo. Por isso, cabe ao revisor fazer essa análise completa.
8. Cheque a coerência e coesão
Conteúdos precisam estar adequados para uma leitura fluída. Entre as exigências é fundamental que o redator tenha conseguido transmitir suas ideias de maneira clara e eficaz. Por isso, avaliar a coerência e a coesão do conteúdo fazem toda diferença para um bom resultado. Mais do que a parte técnica, a revisão de textos deve focar também na entrega da mensagem pretendida.
A coerência do conteúdo é a parte da análise que avalia se há sentido no que o redator escreveu. Muitas vezes, o profissional escreve uma ideia acreditando que está conseguindo relatá-la de maneira eficaz, mas nem sempre isso acontece. O revisor, na maioria das vezes, consegue compreender a intenção do redator, conseguindo então realizar os devidos ajustes.
Quanto à coesão, o trabalho é focado em checar se a estrutura das ideias faz sentido no que diz respeito à construção de um texto. É fundamental que tudo esteja organizado em uma determinada ordem, que pode ser cronológica ou de simples relato de conceitos e ideias. De forma geral, a coesão é a organização do que está escrito naquele conteúdo.
A revisão de textos é uma atividade de grande importância em um momento em que o Marketing de Conteúdo é cada vez mais importante para as empresas. Por isso, dominar boas técnicas e práticas da profissão é fundamental.
Este post foi feito pela Comunidade Rock Content, parceira da Imaginie!