Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Devo usar “mas” ou “mais”?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Um dos equívocos de gramática mais cometidos está relacionado à utilização das palavras “mas” e “mais”. É comum a gente ver esse erro em quase todo lugar: nos “textões” do facebook, nas conversas diárias por aplicativos de mensagens e até mesmo em redações avaliativas.

Porém, temos que ter em mente que, apesar de a pronúncia dessas duas palavras ser praticamente a mesma — principalmente em alguns sotaques específicos — , o contexto de uso de ambas é muito diferente.

Mas, afinal, você deve usar “mas” ou “mais”? Bom, uma letrinha faz toda a diferença, e, ao errar essas palavras, você compromete todo o sentido que quer transmitir em seu texto.

Então, vamos entender quando usar cada uma dessas palavras?

Mas ou mais: qual é a diferença?

É importante saber quando usar “mas” ou “mais” porque essas duas palavras têm significados diferentes. Enquanto “mas” transmite ideia de oposição, podendo ser substituído por “porém”, “mais” indica o aumento da quantidade de algo e atua como o contrário de “menos”.

Mas calma! Dá para entender melhor e de forma mais prática quando usar cada uma. Vamos te mostrar isso agora:

Quando usar “mas”?

“Mas” é uma conjunção adversativa que exprime ideia de contraposição a algo dito anteriormente. Pode ser substituída por outras expressões que garantem o mesmo sentido à oração, como “porém”, “todavia”, e “contudo”, por exemplo.

Veja os exemplos:

  • “Esforçou-se para ir bem na prova, mas não tirou uma boa nota.”;
  • “Ela caiu, mas não se machucou.”;
  • “Fez um doce delicioso, mas não o comeu.”

Perceba que a conjunção “mas” quebra a expectativa do que foi dito antes: espera-se que alguém que se esforça para ir bem na prova consiga uma nota boa, mas não foi o que aconteceu. Geralmente, quando caímos, nos machucamos. Porém, este não foi o caso. E é muito raro não comermos um doce delicioso como o que foi feito segundo o último exemplo, entretanto, foi isso o que aconteceu.

Porém, essa não é a única forma de utilizar a palavra “mas”. Ela também pode ser um advérbio, usada para enfatizar algo dito. Confira:

  • “Aquela menina é tão má, mas tão má, que acabou sendo expulsa.”;
  • “Hoje senti tanto frio, mas tanto frio, que nenhuma blusa foi o suficiente.”.

Por último, “mas” também pode ser um substantivo que indica algum defeito. Sabe aquela bronca da sua mãe? Então, nela, essa palavra pode ser usada assim:

  • “Não tem mas, hoje você me ajudará nas tarefas de casa!”.


Quando usar “mais”?

A palavra “mais” é comumente usada como advérbio de intensidade, mas também pode assumir a função de preposição, substantivo, pronome indefinido e até conjunção. É o contrário de menos e faz referência à soma ou ao aumento de quantidade. Veja os exemplos para entender melhor:

  • “Quero ir a mais festas neste ano.”;
  • “Quanto mais ele fala, mais eu entendo sobre o assunto.”;
  • “Ela e mais duas amigas foram ao show ontem.”.

Fixando o conhecimento: Vamos treinar?

Quando se trata de português e escrita, não existe outra opção: a única forma de realmente guardar um conhecimento é colocando-o em prática em seu dia a dia.

Então, agora que você já sabe se deve usar “mas” ou “mais” e em quais situações usar cada palavra, que tal baixar a nossa folha de redação guiada gratuitamente e começar a treinar hoje ainda?

Banner de divulgação do modelo de redação guiada para quem quer saber como estudar para o Enem. O banner direciona para o link de cadastro a seguir: http://conteudo.imaginie.com.br/folha-de-redacao-guiada?utm_source=blog&utm_medium=artigo-mas-ou-mais&utm_campaign=material%20rico&utm_content=banner

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter