Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Devo usar têm ou tem em minha redação?

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Você sabia que existe uma diferença entre a palavra “tem” acentuada e não acentuada? É uma diferença simples, mas que muita gente tende a errar por desconhecimento. 

Esse é um dos equívocos mais frequentes nas redações, o que leva à perda de pontos no Enem, por exemplo, em relação à competência I

Mas, afinal, é “têm” ou “tem”? Pensando nessa dificuldade comum, preparamos este artigo para que você entenda, de uma vez por todas, quando deve usar o acento ou não. Confira!

Têm ou tem: qual é o certo?

A resposta é: os dois! “Têm” e “tem” são duas formas de conjugação do verbo “ter” no presente do indicativo. Cada uma delas é usada em diferentes situações, de acordo com as pessoas do discurso.

Na redação, essas diferentes formas devem respeitar a uma das regras de concordância verbal. Essa norma diz que o verbo deve concordar em número (singular ou plural) com o(s) substantivo(s) na oração.

Agora que você já sabe que as duas formas estão corretas, dependendo da situação, vamos entender quando usar cada uma delas!

Têm: quando usar?

“Têm” está na 3ª pessoa do plural do presente do indicativo: eles ou elas têm. Isso quer dizer que você colocará “têm” com acento em sua oração quando o sujeito for composto ou estiver no plural.

Confira os exemplos:

  • “Os deputados têm a obrigação de elaborar leis que sejam benéficas aos cidadãos.”.
  • “O elefante e o rinoceronte têm que andar muito para encontrar água.”.
  • “Eles têm que fazer a tarefa.”.

Tem: quando usar?

“Tem” está na 3ª pessoa do singular do presente do indicativo: ele ou ela tem. Isso quer dizer que você usará “tem” sem acento quando a sua oração tiver o sujeito no singular.

Fica assim:

  • “Portanto, o Poder Judiciário tem a obrigação de fiscalizar o cumprimento das leis.”.
  • “Ele tem sete anos.”.
  • “Maria tem que ir ao mercado.”.


Têm ou tem no novo acordo ortográfico: como fica?

Muitos acreditam que a regra que diferencia “tem” de “têm” foi extinguida com o Novo Acordo Ortográfico. Isso aconteceu para outras palavras que levavam o acento diferencial, como em “pára” (verbo) e “para” (preposição). 

Porém, isso não aconteceu! De acordo com a Reforma Ortográfica, a diferenciação entre “tem” ou “têm” se mantém através do acento circunflexo. Então, não precisa se preocupar: é só conhecer as regras que citamos acima para não errar.

Teem: existe?

Outra dúvida comum está relacionada à forma “teem”. Muitos confundem a regra devido a verbos como “ler”, “ver”, “crer”, que, quando conjugados na 3ª pessoa do plural no presente do indicativo, viram “leem”, “veem” e “creem” (grafados, agora, sem o acento, de acordo com a Reforma Ortográfica).

Mas isso não aconteceu para o verbo “ter”. Fique atento: “teem” não existe e utilizar esse termo em seu texto resultará em penalizações!

Gif de um gato balançando a cabeça em sinal de negativo.

Verbos derivados: a regra se mantém?

Um pouco diferente…

No caso dos verbos derivados de “ter” — como “deter”, “conter”, “reter”, “manter” e “obter”, por exemplo — você deverá usar o acento agudo na 3º pessoa do singular. Já no caso da 3º pessoa do plural, a regra se mantém e você deve usar o acento circunflexo.

Separamos alguns exemplos:

  • “O pote contém a marca do biscoito.”.
  • “Os potes contêm a marca do biscoito.”.
  • “Beatriz mantém o cabelo hidratado.”.
  • “Beatriz e Larissa mantêm o cabelo hidratado.”.
  • “O banco retém uma parte do seu dinheiro.”.
  • “Os bancos retêm uma parte do seu dinheiro.”.

Essa regra do “têm” ou “tem” é fácil de decorar, não é mesmo? Então, já que você está estudando o assunto, que tal se aprofundar e conferir o nosso artigo sobre concordância verbal?

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter