A discussão acerca da apropriação cultural é um tema que vem sendo abordado frequentemente nos últimos tempos. Porém, ideias divergem quanto a relevância e até mesmo a existência da apropriação cultural.
Mas e o que seria a apropriação cultural? Elementos, como vestimentas, músicas, artes, ou até mesmo comportamentos sociais, quando fora de seus contextos podem assumir significados diferentes.
O desafio #vem1000 de hoje é sobre o tema “A mulher brasileira no mercado de trabalho”. Continue a leitura deste artigo e veja um exemplo de redação pronta para melhorar seus textos!
Exemplo de redação sobre o tema: Discussão acerca da apropriação cultural
[1] No medievo, as cruzadas tiveram importante papel para a estruturação do movimento renascentista. [2] Essas expedições foram responsáveis pela introdução da cultura greco-romana na Europa, por meios de obras de arte e escrituras trazidas do oriente. Na atualidade, a assimilação cultural dá-se de forma menos violenta: a globalização é a nova difusora de cultura, apesar desse processo ser visto -erroneamente- como nocivo por alguns.
É indubitável que a atual lógica de mercado intensificou o intercâmbio cultural entre os povos. Isso se deve ao contínuo fluxo de informações entre as nações, que, segundo a descrição de “aldeia global” do filósofo [4] Herbert McLuhan, é resultado da interação tecnológica no mundo. De maneira análoga, Zigmunt Bauman assevera que, no mundo globalizado, a cultura perde seu [5] papel de proteger as diferenças entre as classes. Sendo assim, a apropriação de elementos culturais é característica da fase atual de globalização e não representa prejuízos para qualquer grupo social. [6]
Além disso, deve-se observar que o indivíduo deve ter liberdade sobre si. Nesse aspecto, [9] consoante o pensamento do filósofo Stuart Mill, [7] os homens, desde que não causem mal, podem agir como quiserem. Desse modo, grupos sociais que vociferam contra a apropriação de elementos de cultura atentam contra as liberdades individuais. Essa atitude pode ser classificada naquilo que Stuart Mill chama de tirania social, que representa os julgamentos da sociedade em matérias que não a convém. [8] Destarte, o indivíduo deve ser soberano sobre seu modo de expressão.
[10] Percebe-se, portanto, que o atual estágio de conexão do mundo propiciou a assimilação de culturas por diferentes povos. Assim, as escolas devem realizar palestras e exposições que exemplifiquem as históricas relações culturais da sociedade brasileira, a fim de demonstrar que a [11] multiculturalidade e assimilações de costumes são processos naturais e desejáveis. De mesmo modo, as instituições educacionais devem realizar debates sobre a importância do respeito às escolhas pessoais, a fim de despertar a empatia entre membros distintos de um mesmo grupo social.
Quer garantir a nota 1000? Pratique redação com diversas propostas de temas no modelo Enem.
Comentários sobre a correção da redação
Veja os comentários do corretor sobre a redação.
Competência I: demonstrar domínio da norma culta
- [1] Palavra de uso incomum enriquecendo o texto
Competência II: compreender a proposta
- [2] Contextualização do tema a partir de elementos históricos
- [3] Presença da tese
- [6] Retomou a tese na argumentação
Competência III: Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa do ponto de vista
- [4] Demonstra conhecimentos diversos e exteriores ao texto
- [5] Faz referência a autores com autoridade.
- [7] Demonstra conhecimentos exteriores que enriquecem o texto
Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
- [8 e 9] Conectivo de uso incomum enriquecendo o texto.
Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema
- [10] Proposta detalhada o suficiente, relacionada à tese e à discussão feita no texto.
- [11] Poderia acrescentar que essas palestras, além das relações históricas, deveriam expor sobre a história cultural de cada povo, para que as particularidades não fossem perdidas, como é o caso do turbante para os cultos religiosos, por exemplo.
Nota
960
Gostou? Agora é sua vez de treinar a escrita sobre o tema “Discussão acerca da apropriação cultural”. Escolha um plano da Imaginie e envie a sua redação!