Com a aproximação do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) diversas dúvidas tendem a aparecer. Não apenas no que diz respeito ao conteúdo, mas algumas questões simples, sobre o que fazer e o que não fazer durante a prova.
Nossa sociedade possui certas regras de comportamento que definem uma boa convivência com os demais, e quando falhamos em obedecer estas pequenas regras de comportamento, acabamos nos deparando com reprovação e olhares recriminatórios. Por isso, pra você que este ano pretende prestar o ENEM pela primeira vez, é sempre bom ter uma ideia do que fazer e o que não fazer.
Como se comportar durante a prova
Não há nada mais chato em uma prova, do que tentar se concentrar em uma questão e ser distraído por barulhos. Principalmente quando a prova em questão é conhecida por seus enunciados gigantescos, e a necessidade de interpretação dos textos de base, por isso alguns cuidados básicos são essenciais para não atrapalhar a outra pessoa, e automaticamente não ser atrapalhado também.
- Não leve latinhas para a prova: É muito comum que os candidatos costumem levar coisas para beliscar ou líquidos para beber. Entre eles energéticos e refrigerantes, mas o som de pacotes e latinhas abrindo costuma gerar desconforto nos participantes, portanto opte por garrafinhas. Caso queira levar aquele Redbull que você considere imprescindível para a concentração, abra-o antes da prova começar. Melhor sempre apostar na água em garrafa. Caso prefira refrigerante, leve a versão em garrafa pet.
- Evite pacotes que façam barulho: O mesmo serve para pacotes de alimentos. Evite levar salgadinhos, pois eles acabam fazendo barulho na hora de pegar ou de abrir. Algumas pessoas necessitam ter algo para mastigar devido a ansiedade que a prova gera, outros necessitam de algo salgado, por isso prefira alimentos que venham em caixinhas e que não façam barulho.
- Cuidado com seus pertences: Caso leve bolsa para a prova, tente coloca-la em um local onde não atrapalhe ninguém e que também não corra o risco de cair. Lembre-se que qualquer barulho pode interferir na prova dos outros.
- Evite se levantar a menos que seja necessário: Algumas pessoas tem o hábito de saírem com frequência da sala, indo ao banheiro ou beber água. Vá ao banheiro antes da prova começar e não esqueça de levar sua garrafa de água para diminuir ao máximo a necessidade de se levantar.
O que é preciso fazer no ENEM 2015
Além das pequenas regras comportamentais que permitem a convivência agradável com seus colegas de prova, alguns cuidados são essenciais para que você possa efetuar sua prova sem grandes problemas. Estas atitudes são simples, tais como:
- Se possível, não leve o celular para a prova. Caso não seja possível, não se esqueça de desliga-lo e retirar a bateria, porque mesmo lacrado no plástico fornecido pelo INEP, caso ele venha a tocar, mesmo que na função de alarme, o candidato será automaticamente eliminado da prova.
- Retire qualquer relógio, você não poderá usá-lo, além de ser uma grande distração para a realização da prova. Os responsáveis pela aplicação da prova irão informar o tempo decorrido em intervalos regulares de meia hora. Não se preocupe com o tempo.
- Se precisar fazer uso de aparelho auditivo, não se esqueça de avisar aos fiscais, mesmo que tenha feito a inscrição como deficiente.
- Retire todos os aparelhos eletrônicos do bolso. Lembre-se que no ENEM são usados detectores de metal nas portas dos banheiros para evitar fraude.
- Leve sempre duas canetas ou mais. Pode parecer bobagem ressaltar este cuidado, mas é preciso se lembrar de levar sua caneta que deve ser feita de material transparente, na cor azul ou preta. Sempre existem ambulantes nas portas das escolas vendendo estes materiais, mas o valor cobrado costuma ser de três a quatro vezes o que você pagará em uma papelaria.
- Não se esqueça que lápis e borrachas não são permitidos.
Tomando estes pequenos cuidados durante a prova do ENEM 2015, você irá garantir uma boa convivência com seus colegas de sala, além de não correr o risco de se prejudicar de alguma forma, seja por desatenção, esquecimento ou falta de informação.
Conheça agora as 20 dicas para quem quer tirar 1000 na Redação no ENEM 2015.