Entenda como funciona a redação Fuvest

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Apesar de grande parte das universidades usarem o Enem como exame de entrada, algumas das instituições mais disputadas e bem avaliadas pelo Ministério da Educação ainda possuem vestibular próprio. 

A Universidade de São Paulo (USP), uma das instituições públicas mais renomadas do país, sendo referência na parte de pesquisa, tem seu processo seletivo realizado pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest).   

Se você está interessado em se preparar para essa prova, separamos alguns tópicos para você entender melhor como funciona a redação Fuvest e o que precisa saber para se dar bem nesse exame! 

Gif de um homem fazendo anotações freneticamente em um bloco de notas.

Como funciona o vestibular da Fuvest?

Diferente do Enem, a prova da Fuvest é dividida em duas fases, sendo a primeira com caráter eliminatório e, a segunda, classificatório. 

Primeira fase

Para começar, a primeira fase do vestibular Fuvest é composta por uma prova com 90 questões de múltipla escolha e duração de 5h

Nessa etapa, o candidato responderá perguntas sobre as disciplinas do núcleo comum obrigatório do Ensino Médio: Biologia, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Português e Química. 

E tenha atenção: todo ano é liberada uma lista de livros com leitura obrigatória para a realização do vestibular Fuvest. Então, pesquise com antecedência para ter tempo de se preparar.

Por fim, a nota obtida nessa fase será utilizada tanto para a seleção dos candidatos habilitados para a próxima etapa, quanto para o cálculo da nota final.  

Segunda fase

Se você chegou a essa fase, agora é o momento de mostrar sua habilidade com a escrita! Essa etapa é dividida em dois dias, cada um com uma prova composta por questões discursivas sobre áreas de conhecimento específicas e com duração de 4h.

O conteúdo é dividido da seguinte maneira:

  • 1º dia: é composto de duas partes, cada uma com valor de 50 pontos. A primeira são 10 questões de Português, envolvendo compreensão e interpretação de textos, gramática e literatura. A segunda parte é a Redação.
  • 2º dia: 12 questões de igual valor somando 100 pontos, sobre duas a quatro disciplinas, variando de acordo com o curso escolhido pelo candidato.

Dependendo da carreira escolhida, o candidato também deverá realizar uma prova de Habilidades Específicas valendo 100 pontos, de caráter eliminatório e classificatório. Dessa forma, é muito importante que você entre no site da Fuvest e pesquise bem como funciona a prova do curso que você deseja graduar.

Então, agora que chegamos na etapa escrita, que tal entender mais sobre a redação Fuvest? 

Como funciona a redação Fuvest?   

Depois de garantir sua chance na segunda etapa, é hora de se preparar bem para alcançar a tão sonhada vaga na USP. Por isso, a seguir vamos te mostrar como funciona a redação Fuvest.   

Como acontece no Enem, e na maioria dos vestibulares, o candidato deverá escrever uma dissertação de caráter argumentativo. Dessa forma, espera-se que você escreva uma redação dividida em introdução, desenvolvimento e conclusão.  

Além disso, é preciso demonstrar, ao longo da sua produção, a sua capacidade de desenvolver um texto com argumentos, ideias, exemplos e opiniões sólidos que sustentem seu ponto de vista a favor da sua tese.

Diferente do Enem, por exemplo, uma das instruções da prova pede para que você dê um título à redação. Inclusive, uma linha é separada no topo da folha especialmente para isso. Então lembre-se de escolher um título que seja curto e objetivo, mas também criativo e inteligente.

Por fim, a redação deve ser escrita de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, expondo suas ideias de forma coerente e bem articulada.  

Quais são os critérios de correção da redação Fuvest?

Buscando garantir uma correção justa para todos candidatos, o edital da Fuvest estabelece alguns critérios de correção que são importantes saber para você se preparar. Veja a seguir:

  • Desenvolvimento do tema e organização do texto dissertativo-argumentativo: avalia se o texto segue os padrões do gênero proposto. Além disso, verifica-se a pertinência das informações relativas ao tema e a capacidade crítico-argumentativa do autor. 
  • Coerência dos argumentos e articulação das partes do texto: avalia, conjuntamente, a coerência dos argumentos e das opiniões e a coesão textual, ou seja, a correta articulação das palavras, frases e parágrafos. 
  • Correção gramatical e adequação vocabular:  avalia o domínio da norma-padrão escrita da língua portuguesa e a clareza na expressão das ideias. Além disso,  é avaliada a seleção adequada do vocabulário, tendo em vista as peculiaridades do tipo de texto exigido.

Com base nesses critérios, tenha em mente que é importante mostrar que você tem um bom conhecimento sobre a língua portuguesa, que você sabe estruturar um texto dissertativo e que sabe utilizar bons argumentos para defender o seu ponto de vista.


Quando minha redação Fuvest pode ser zerada?

Como vimos anteriormente, a redação Fuvest tem um valor de 50 pontos. Dessa forma, garantir uma boa nota nela é essencial para aumentar sua média final. Pensando nisso, a seguir vamos te mostrar alguns erros que podem zerar a sua redação: 

  • deixar a folha de redação em branco;
  • fugir ao tema e/ou gênero proposto;
  • escrever em menos de 20 linhas;
  • adicionar elementos verbais ou visuais não relacionados com o tema da redação.

É só prestar atenção a esses tópicos e seguir as instruções da prova para não ter perigo de ter sua redação zerada.

Quais foram os últimos temas da redação Fuvest?

Por fim, é sempre bom ter noção de quais temas já foram cobrados na prova para você saber como se preparar melhor. Pensando nisso, veja abaixo os últimos sete temas da redação Fuvest:

  • 2018 – Devem existir limites para a arte?
  • 2017 – O homem saiu de sua menoridade?
  • 2016 – As utopias: indispensáveis, inúteis ou nocivas?
  • 2015 – “Camarotização” da sociedade brasileira: a segregação das classes sociais e a democracia
  • 2014 – Envelhecimento da população
  • 2013 – Consumismo

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a Redação Fuvest, é hora de começar a praticar para garantir uma boa nota. Cadastre-se na Imaginie e utilize nossos temas para treinar e alcançar a sua aprovação!

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

Estrutura da redação: saiba as características dos principais gêneros textuais

Não sabe como é a estrutura da redação de um texto dissertativo-argumentativo ou de uma carta? Então este mapa mental foi feito para você!

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter