Uma dúvida muito comum na hora da escrita da redação diz respeito ao uso dos pronomes demonstrativos. Eles são usados para que, sempre que for possível, substitua palavras, com o propósito de não repeti-las insistentemente em um mesmo parágrafo, por exemplo. Os mais usados são “este”, “esse” e “aquele” (que podem variar em gênero e número). Por possuírem sentidos específicos e terem funções também específicas no texto, é importante compreender como usá-los, para não ser prejudicado na avaliação. Confira abaixo como aplicá-los:
Veja o exemplo abaixo:
-
Na empresa há bons gestores. Alguns deles são estes: Clara, João e Marta. Esta é gerente, esse é coordenador e aquela é diretora. Todos esses foram promovidos no ano passado.
Destrinchando o exemplo acima é possível analisar a função de cada pronome:
-
“Na empresa há bons gestores. Alguns deles são estes:”
No trecho acima, o pronome estes indica que algo ainda será dito, não há retomada de termos, pois eles ainda serão apresentados.
-
“Clara, João e Marta. Esta é gerente, esse é coordenador e aquela é diretora.”
Há três termos anteriores que precisam ser retomados. Na ordem, o esta retoma o último termo citado (Marta), o esse retoma o termo do meio (João), e o aquela retoma o primeiro termo da oração (Clara).
Uma observação importante é que, caso a oração só tenha dois termos para retomada, usamos apenas “este”, para o último citado, e “aquele”, para o primeiro.
-
“Todos esses foram promovidos no ano passado.”
Aqui, o pronome esses retoma tudo o que já foi citado anteriormente. É a retomada por contexto.
Em caso de uso de um substantivo sinônimo a “gestores”, como o termo administradores, depois do pronome, o correto seria usar “estes”, já que há um referente. Portanto, seria: “Todos estes administradores foram promovidos no ano passado.”
Os pronomes também fazem referência a tempo:
- “Este período de eleição é muito sério e importante para o país.” > O pronome indica tempo atual, presente.
- “Meteorologistas afirmam que esse final de semana será um dos mais quentes do ano.” > O pronome indica tempo posterior próximo.
- “Naquele ano, milhares de manifestantes foram às ruas reivindicar melhores condições de salário.” > O pronome indica tempo passado distante.
Para resumir:
Observe se a retomada será por contexto (algo já dito ou que ainda será citado) ou por enumeração (termos específicos da oração anterior ou da que virá a seguir).
Pratique bastante e não erre mais! 🙂