Esse, este e aquele: aprenda a usar

Roberta Rinaldi Dicas de português

Uma dúvida muito comum na hora da escrita da redação diz respeito ao uso dos pronomes demonstrativos. Eles são usados para que, sempre que for possível, substitua palavras, com o propósito de não repeti-las insistentemente em um mesmo parágrafo, por exemplo. Os mais usados são “este”, “esse” e “aquele” (que podem variar em gênero e número). Por possuírem sentidos específicos e terem funções também específicas no texto, é importante compreender como usá-los, para não ser prejudicado na avaliação. Confira abaixo como aplicá-los:

Veja o exemplo abaixo:

  • Na empresa há bons gestores. Alguns deles são estes: Clara, João e Marta. Esta é gerente, esse é coordenador e aquela é diretora. Todos esses foram promovidos no ano passado.

Destrinchando o exemplo acima é possível analisar a função de cada pronome:

  • “Na empresa há bons gestores. Alguns deles são estes:” 

No trecho acima, o pronome estes indica que algo ainda será dito, não há retomada de termos, pois eles ainda serão apresentados.

  • “Clara, João e Marta. Esta é gerente, esse é coordenador e aquela é diretora.”

Há três termos anteriores que precisam ser retomados. Na ordem, o esta retoma o último termo citado (Marta), o esse retoma o termo do meio (João), e o aquela retoma o primeiro termo da oração (Clara).

Uma observação importante é que, caso a oração só tenha dois termos para retomada, usamos apenas “este”, para o último citado, e “aquele”, para o primeiro.

  • “Todos esses foram promovidos no ano passado.”  

Aqui, o pronome esses retoma tudo o que já foi citado anteriormente. É a retomada por contexto.

Em caso de uso de um substantivo sinônimo a “gestores”, como o termo administradores, depois do pronome, o correto seria usar “estes”, já que há um referente. Portanto, seria: “Todos estes administradores foram promovidos no ano passado.”

Os pronomes também fazem referência a tempo 

  • Este período de eleição é muito sério e importante para o país.” > O pronome indica tempo atual, presente.
  • “Meteorologistas afirmam que esse final de semana será um dos mais quentes do ano.” > O pronome indica tempo posterior próximo.
  • Naquele ano, milhares de manifestantes foram às ruas reivindicar melhores condições de salário.” > O pronome indica tempo passado distante.

Para resumir:

Observe se a retomada será por contexto (algo já dito ou que ainda será citado) ou por enumeração (termos específicos da oração anterior ou da que virá a seguir).

Pratique bastante e não erre mais! 🙂

SABE QUANDO A CRASE É OPCIONAL? VEJA AQUI!

Vamos debater sobre?