Quem nasceu antes da popularização da Internet e dos computadores pessoais sabe a dificuldade que era para se ter acesso à informação. Para se realizar um simples trabalho escolar era preciso fazer diversas visitas à biblioteca e gastar alguns reais nas bancas de jornal.
Hoje em dia, entretanto, praticamente todo o conhecimento da humanidade está a apenas um clique de distância, o que torna cada vez mais atrativa a prática de estudar pela Internet.
Enquanto o desafio das gerações passadas era o acesso à informação, o desafio da nossa é o de desenvolver a habilidade de filtrar e interpretar a grande quantidade de dados disponíveis na interweb…
Pensando nisso que criamos um pequeno manual para ajudar o aluno do século XXI a estudar pela internet, aproveitando ao máximo tudo o que ela tem a oferecer e desviando-se dos possíveis “buracos negros” que possam surgir pelo caminho. Confira:
Faça da frase “o Logout é o meu melhor amigo” um mantra!
Antes de começar a estudar, reserve 10 minutos para fazer suas últimas postagens no Facebook, Twitter, Instagram e todas as outras mídias sociais.
Findo esse período, desconecte-se totalmente das redes sociais. Isso inclui o whatsapp!
Estudar pela internet não é brincadeira, é um momento que exigirá o dobro da sua concentração. Não perca minutos valiosos com notificações do que os seus amigos estão fazendo, fotos de comida, curtidas e chats, você terá todo o tempo do mundo para isso.
Nada é mais importante do que o seu futuro. Por isso, mantenha o foco e concentre seus esforços na construção de um futuro de sucesso!
Desligar-se das mídias sociais enquanto estiver estudando irá evitar distrações e aumentar consideravelmente sua produtividade!
Escolha fontes confiáveis:
Existe sim muita informação disponível na Internet, mas é importante que você saiba escolher os lugares onde procurar. Por exemplo, periódicos respeitáveis e tradicionais, que sejam recomendados por portais que disponibilizam material de estudo online para o ENEM.
Estudar pela internet significa ter de ler todo o conteúdo com o dobro da atenção, para só então dividi-lo e qualificá-lo.
Evite sites que permitem que o público altere seu conteúdo ou que recebam a colaboração de leigos, que podem conter informações erradas. Se você estiver estudando para o ENEM, você também precisa saber 7 passos para a construção de uma boa redação!
Use o Youtube de maneira inteligente!
Se você é uma pessoa mais visual, a utilização de vídeos e filmes na hora de estudar pode facilitar muito o seu processo de aprendizado e torná-lo mais dinâmico!
Existem vários canais de professores das mais diversas matérias que disponibilizam vídeos de videoaulas totalmente gratuitas. O YouTube pode ser um grande aliado na hora de dinamizar seus estudos!
Todavia, é preciso manter-se totalmente atento: você precisa lembrar que é um momento de estudo, não de assistir vídeos de gatos fofinhos fazendo peripécias…
Estudar pela Internet: Quando Login se torna útil!
Agora que você já estudou de maneira individual, que tal entrar novamente nas redes sociais e participar de discussões em grupos de estudos no Facebook? Ou, quem sabe, criar um grupo com os seus colegas que também estão estudando para o ENEM, para tirarem dúvidas entre si e compartilharem material?
As redes sociais, se utilizadas de maneira inteligente, podem aperfeiçoar a experiência de se Estudar pela Internet, tornando-a interativa e menos monótona.
Se você se distrai facilmente, que tal criar um perfil só para o estudo? Dessa maneira você irá se manter focado sem precisar fazer muito esforço!
Estudar pela internet pode ser tudo o que você precisa para passar no vestibular e obter um futuro de sucesso. Contudo, é necessário que você aprenda a utilizá-la de maneira inteligente e disciplinada.
Esperamos que com as dicas desse artigo você possa fazer bom uso dos prós e desviar-se dos contras na sua jornada pela conquista do sucesso!