As férias estão acabando, mas ainda dá tempo de unir o útil ao agradável, não é?
Separamos mais 10 filmes que vão te ajudar a estudar para a prova do ENEM. Porque é julho. Porque é férias. E porque estudar assistindo filme é bom demais!
Olga
Produção brasileira baseada na biografia escrita por Fernando Morais sobre a alemã, judia e comunista Olga Benário Prestes.
Por que assistir? Ótimo para entender a ditadura do Estado Novo, a Intentona Comunista e o nazismo na Alemanha.
Xingu
Esse filme conta a história da criação do Parque Nacional do Xingu, a primeira reserva indígena do país de grandes proporções. Três irmãos viajam numa expedição organizada pelo Governo que pretendia desbravar terras desconhecidas com o objetivo de gerar mais lucro. Sem saber o que esperar, logo eles estavam cercados por dezenas de índios com arcos e flechas.
Por que assistir? Uma história esquecida pelos brasileiros e que mostra consciência dos três irmãos sobre a importância de preservação do espaço indígena e a percepção do tamanho da devastação que o homem branco causaria.
Pratique com o nosso tema de redação sobre Os desafios da relação entre homem e meio ambiente.
O menino do pijama listrado
Führer vira Fúria, Auschwitz vira Haja-Vista e os prisioneiros judeus viram pessoas de pijama listrado. Esse filme, baseado no livro homônimo de John Boyne, mostra as tristezas da Segunda Guerra Mundial vista pelos olhos de uma criança.
Por que assistir? Para estudar o nazismo e suas consequências.
Invictus
O recém-eleito presidente, Nelson Mandela, sabia que a África do Sul continuava sendo um país racista e dividido, em decorrência do apartheid. Ele aproveita a proximidade da Copa do Mundo de Rúgbi, realizada pela primeira vez no país, une forças com o capitão do time e usa o esporte para unir a nação.
Por que assistir? Para compreender a segregação racial.
Ônibus 174
Dirigido por José Padilha (Tropa de Elite) o documentário conta a história do sequestrador do Ônibus 174, Sandro Barbosa do Nascimento. Desse documentário surgem detalhes desconhecidos sobre Sandro, como o fato de que ele não era um menor abandonado, sua mãe era comerciante e foi assassinada diante dele, quando ele tinha apenas 9 anos de idade. Após o crime Sandro abandonou a família e foi para as ruas. Ele também é sobrevivente da chacina da Candelária, ocorrida em 1993.
Por que assistir? Mais que um documentário, Ônibus 174 ilustra, por meio das questões expostas pelo diretor, o funcionamento da questão social, e suas mazelas, no Brasil.
Pratique com nosso tema de redação sobre A redução da maioridade penal.
A lista de Schindler
Conta a história de Oskar Schindler, um empresário alemão, que ajudou a salvar a vida de milhares de judeus, dando emprego para eles em sua fábrica durante a Segunda Guerra Mundial.
Por que assistir? Para entender um dos períodos mais tristes da história da humanidade, o Holocausto.
Que horas ela volta?
A pernambucana Val se mudou para São Paulo com o intuito de dar melhores condições de vida para sua filha Jéssica. Treze anos depois, quando o filho dos patrões vai prestar vestibular, Jéssica lhe telefona, pedindo ajuda para ir à São Paulo para fazer a mesma prova. Chegando em São Paulo, Jéssica começa a questionar o tratamento que a mãe, “considerada uma pessoa da família”, recebe.
Por que assistir? Mostra as mudanças na sociedade brasileira e as possibilidades de ascensão social e intelectual, muitas vezes ignoradas.
Pratique com nosso tema de redação sobre Direito dos trabalhadores domésticos.
A grande aposta
Quatro gestores enxergaram o que os bancos e o governo dos Estados Unidos decidiram não ver: o colapso da economia mundial.
Por que assistir? Os reflexos dessa crise financeira são sentidos até hoje em muitos países (inclusive no Brasil), portanto é um tema bem atual.
Getúlio
Envolvido em uma crise política, na qual é acusado de ser o mandante do atentado contra o jornalista Carlos Lacerda, o filme mostra os conflitos de Getúlio Vargas até o seu suicídio, em 1954.
Por que assistir? Ótimo filme para relembrar fatos históricos importantes da política brasileira.
Capitães de Areia
Baseado no livro de Jorge Amado, o romance retrata o cotidiano de um grupo de meninos de rua de Salvador e procura mostrar não apenas as atitudes violentas, mas também a luta pela sobrevivência, a amizade, os desafios e as aspirações (comuns a qualquer criança).
Por que assistir? Jorge Amado foi um dos primeiros a abordar a questão dos menores de rua de uma perspectiva social e não simplesmente policial. Pode ser relacionado com fatos atuais, como violência urbana, crianças de rua etc.
Pratique com nosso tema de redação sobre Os direitos das crianças e adolescentes no Brasil.
Gostou? Veja mais dicas aqui.
VEJA TAMBÉM: 10 CITAÇÕES CONTEXTUALIZADAS PARA USAR NA REDAÇÃO