Grupo de Estudos: Conheça as principais vantagens e desvantagens

Brenna Carvalho Dicas de Redação

Estudar para concursos e vestibulares pode ser uma tarefa cansativa e desafiadora. Uma maneira de driblar a fadiga e tornar os estudos autônomos um pouco mais dinâmicos é criação grupos de estudo.

Para não perder tempo tentando descobrir se os grupos de estudo são a melhor alternativa para você, produzimos esse artigo em que são listadas algumas vantagens e desvantagens desse recurso de aprendizado:

Prós

Motivação

Uma grande vantagem de se montar um grupo de estudos é ter um compromisso que incentiva a disciplina.

Muitas vezes, não nos sentimos motivados em acordar mais cedo para estudar por conta própria ou ainda, abrir mão de um tempo de lazer para dedicar aos estudos…

Quando temos um acordo com outras pessoas, entretanto, nos sentimos mais dispostos a cumpri-lo. É uma maneira simples de garantir que a nossa rotina de estudos será seguida, afinal, o nosso compromisso deixa de ser apenas com nós mesmos e passa a envolver outras pessoas, o que o torna mais difícil de ser quebrado.

Interatividade

Em um grupo de estudos você tem a oportunidade de tirar dúvidas com seus colegas, compartilhar técnicas de estudo e materiais, isso irá fazer com que suas horas de estudo sejam menos monótonas.

Quando estudamos com outras pessoas, acontece o que conhecemos como “saber solitário” que é a troca comunitária de informações que estimulam o aprendizado de maneira inovadora e divertida.

Você cresce com a dúvida do outro e desenvolve o seu próprio conhecimento ao debater com seus colegas.

Autoavaliação

Ao participar de um grupo de estudos, você tem contato direto com outros candidatos que estão concorrendo à mesma vaga que você. Ao analisar o desempenho dos seus companheiros, é possível fazer uma avaliação mais criteriosa do seu próprio desenvolvimento, das suas fraquezas e pontos fortes.

Estar em um grupo lhe permite avaliar a concorrência e analisar quais áreas você precisa melhorar para se sair melhor que os demais candidatos.

Contras

Heterogeneidade

Um grupo de estudos muito heterogêneo pode não ter uma boa sinergia.

Isso quer dizer que, se cada um dos participantes se encontrar em um estágio muito diferente de aprendizado, dificilmente poderão se ajudar mutuamente.

Principalmente, se você for o candidato mais bem preparado do grupo, o que pode fazer com que você acabe se tornando uma espécie de “professor” para os demais o que irá atrapalhar o seu desempenho.

Sem ninguém para te ajudar com as suas dúvidas, você pode acabar não usufruindo de todos os benefícios que uma  interação em um grupo de estudos mais homogêneo poderia te proporcionar.

Desafio de personalidades

Gerir personalidades em um grupo de estudos pode ser uma tarefa bastante difícil e desgastante. Se o grupo reunir muitas pessoas extrovertidas, de personalidade dominante, a possibilidade de que conflitos é muito alta…

Além disso, participantes mais introvertidos podem acabar não tendo abertura para participar e expor suas opiniões e dúvidas, tornando-se invisíveis.

O que torna o ato de conduzir um grupo de estudos uma atividade trabalhosa.

Horários compatíveis

Enquanto para estudar por conta própria tudo o que você precisa é encontrar um horário vago na sua agenda, ao se montar um grupo de estudos é necessário conciliar a agenda de todo um grupo de pessoas, o que pode ser um desafio para muitas pessoas.

Nem todos estão dispostos a dedicar o mesmo tempo aos estudos ou abrir mão de seus finais de semana para estudar. Por isso, encontrar companheiros com agendas semelhantes a sua nem sempre é uma tarefa fácil.

Se acredita que participando de grupos de estudos seu desempenho irá se potencializar, invista na procura de pessoas que tenham horários compatíveis com os seus e a mesma ambição.

Lembre-se de deixar um comentário dizendo o que você achou desse conteúdo e compartilhar com um amigo. Quem sabe assim você não encontra o parceiro ideal para um grupo de estudos?

Até a próxima!

VEJA TAMBÉM: DICA PARA AUMENTAR A PRODUTIVIDADE NOS ESTUDOS

Vamos debater sobre?