Para discutir os fatores que dificultam a adoção no nosso país, separamos o tema “Impasses no processo de adoção no Brasil” como foco do desafio #vem1000.
Abaixo, trouxemos uma redação comentada sobre o assunto:
Exemplo de redação sobre o tema: Impasses no processo de adoção no Brasil
O seriado americano “New Amsterdam” retrata o difícil processo relacionado a adoção de crianças. Nesse mesmo viés [1], são sérios os impasses da adoção no Brasil, o que retarda o Direito Constitucional de 1988, que garante o acesso à família para todos os jovens. Esses graves episódios, sobretudo [2], são decorrentes a demora nos processos que viabilizam a adoção e ao perfil idealizado pelos adotantes. [3] [4]
A princípio [5], vale pontuar que, apesar de fundamental para a proteção dos infantes, a necessidade de mediação da Vara da Infância no vínculo entre adotados e adotantes torna o processo complicado e demorado. Max Weber, filósofo alemão, definiu o ato de burocratização como uma medida de estruturação formal das ações humanas, com a finalidade de promover atividades assertivas a longo prazo. Todavia [6], no sistema brasileiro, em que há pouco investimento na capacitação de profissionais no sistema de adoção, esses mecanismos acarretam processos demorados e, assim [7], podem gerar, em alguns casos, a desistências de adultos na consolidação do processo supracitado. [8] Esse fato é confirmado pelo portal de notícias G1, ao notificar que muitos reconhecimentos legais de crianças são anulados pela longa espera judicial. [9] Dessa forma [10], medidas governamentais são necessárias para reverter esse grave quadro relacionados a burocracia, que embora abordado por Weber com o objetivo de organização, trazem reflexos negativos nesse procedimento. [11]
Além disso [12], infelizmente, há evidente diferença entre o perfil desejado pelos pais adotantes e as crianças disponíveis para serem adotadas. Segundo o filósofo John Locke, a sociedade nasce como uma folha em branco e, ao longo do processo de formação como cidadã, cria personalidades a partir de suas histórias. [13] Nesse contexto, e com o preocupante cenário de discriminação racial presente na nação, muitas famílias com interesses adotivos colocam manifestações fenotípicas como empecilho, pois [14] foram moldadas a manifestarem o preconceito. Como consequência, há uma problemática no sistema de adoção, visto que [16], de acordo com o Conselho de Justiça, 65% dos jovens à [15] espera de um lar são negros ou pardos. [18] Assim, torna-se necessária a conscientização dos cidadãos no combate à intolerância que, tragicamente, traz reflexos negativos na ação de apadrinhar um infante.
Medidas devem ser tomadas, portanto [17], para reverter o quadro em questão. Logo [19], o Ministério da Família – agente responsável em promover o bem-estar de seus habitantes – deve disponibilizar recursos financeiros, por meio do redirecionamento de parte dos impostos pagos pela sociedade, com a finalidade de aumentar recursos para a “desburocratização” eficiente do processo de adoção. Ademais [20], cabe a mídia contribuir com publicidades que combatam o persistência do preconceito no Brasil. Assim, será possível consolidar a Constituição de 1988. [21] [22]
Comentários sobre a correção da redação
Veja os comentários do corretor sobre a redação.
Competência I: demonstrar domínio da norma culta
- [15] Neste caso, não há crase!
- [22] Seu texto apresentou precisão vocabular e obedeceu às regras gramaticais. Parabéns! O domínio da norma culta será fundamental para a construção da sua nota no exame do Enem.
Competência II: compreender a proposta
- [3] Seu parágrafo introdutório explana o recorte temático, mostrando que compreendeu a proposta.
- [4] Muito bem! Explicitou logo na introdução a tese a ser defendida.
- [11] Parabéns! Aqui você confirmou sua tese. Não se esqueça de fazer isso em todos os parágrafos!
Competência III: selecionar e relacionar argumentos
- [8] Citação muito bem relacionada à discussão.
- [9] Muito bem! Estes dados deram credibilidade ao argumento.
- [13] Bom uso da citação, ela foi relevante enriquecedora para o texto.
- [18] Parabéns por apresentar dados que denotam credibilidade ao argumento apresentado!
Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação
- [1] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!
- [2] Você utiliza adequadamente os conectivos e os sinônimos, e isso faz com que sua redação tenha uma leitura agradável. Parabéns!
- [5] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!
- [6] Você utiliza adequadamente os conectivos e os sinônimos, e isso faz com que sua redação tenha uma leitura agradável. Parabéns!
- [7] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!
- [10] Você utiliza adequadamente os conectivos e os sinônimos, e isso faz com que sua redação tenha uma leitura agradável. Parabéns!
- [12] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!
- [14] Você utiliza adequadamente os conectivos e os sinônimos, e isso faz com que sua redação tenha uma leitura agradável. Parabéns!
- [16] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!
- [17] Você utiliza adequadamente os conectivos e os sinônimos, e isso faz com que sua redação tenha uma leitura agradável. Parabéns!
- [19] Não houve inadequação no uso de conectivos, nem repetição de palavras, o que contribuiu para a leitura fluida e agradável da redação. Muito bem!
- [20] Você utiliza adequadamente os conectivos e os sinônimos, e isso faz com que sua redação tenha uma leitura agradável. Parabéns!
Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema
- [21] Excelente! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção.
Comentário final
Excelente texto! Continue estudando!
Nota: 1000
Agora, acompanhe outro exemplo de correção sobre o tema:
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