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O que são os jovens nem-nem? Entenda o conceito e veja um exemplo de redação sobre o assunto

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Você já ouviu falar na geração nem-nem? Nos últimos anos, o Brasil tem enfrentado um desafio crescente relacionado ao aumento do número de “jovens nem-nem”, ou seja, aqueles que nem estudam, nem trabalham. Esse fenômeno abrange uma parcela significativa da população jovem brasileira e demonstra um quadro preocupante para o futuro do país. 

De acordo com um relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), entre 37 países analisados, o Brasil ocupa o segundo lugar na proporção de jovens de 18 a 24 anos que não estão envolvidos em estudos, nem em trabalho. Apenas a África do Sul apresenta uma taxa mais alta. Cerca de 36% dos jovens brasileiros nessa faixa etária fazem parte da estatística.

O que é a geração nem-nem?

A expressão “nem-nem” refere-se a jovens que estão fora do sistema educacional e do mercado de trabalho. De acordo com dados do IBGE, milhões de brasileiros entre 18 e 24 anos se enquadram nessa categoria. Esses jovens estão, em muitos casos, em um ciclo de inatividade que compromete suas chances de desenvolvimento pessoal e profissional.

Entenda as causas

O crescimento do número de “jovens nem-nem” na sociedade contemporânea é resultado de uma combinação de fatores econômicos, sociais e individuais. Continue a leitura para entender mais sobre o assunto! 

Deficiências no sistema educacional

A falta de qualidade e relevância na educação oferecida a muitos jovens é um fator crucial. Escolas com infraestrutura inadequada e currículos defasados contribuem para a evasão escolar, deixando muitos jovens sem qualificação.

Desemprego e falta de oportunidades

A dificuldade em encontrar empregos, aliada à crise econômica que o Brasil enfrenta, exacerba o problema. A falta de empregos adequados para jovens, somada às altas taxas de desemprego, desmotiva a busca por trabalho.

De acordo com a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua Trimestral, realizada pelo IBGE, a taxa de desemprego entre os jovens de 18 a 24 anos subiu de 15,3% no 4º trimestre de 2023 para 16,8% no 1º trimestre de 2024.

Questões sociais e familiares

Jovens em situação de vulnerabilidade social enfrentam maiores dificuldades. A falta de apoio familiar e os desafios econômicos são obstáculos significativos que contribuem para a situação de inatividade.

Problemas de saúde mental

A saúde mental também desempenha um papel crucial nesse aspecto.  Muitos jovens enfrentam depressão e ansiedade, o que pode dificultar a busca por emprego ou a continuidade dos estudos.

Quais são as consequências?

A falta de atividades estruturadas e de oportunidades de aprendizado pode impactar negativamente o desenvolvimento pessoal dos jovens, limitando a aquisição de habilidades essenciais e comprometendo suas perspectivas futuras. 

Além disso, a inatividade juvenil representa uma perda significativa de potencial econômico, pois esses jovens não contribuem para o crescimento econômico e podem aumentar a dependência de sistemas de assistência social.

Já no âmbito social, a exclusão e marginalização desses jovens têm o potencial de fomentar um aumento na criminalidade e na instabilidade social, criando um ciclo de problemas que repercute em toda a sociedade.

Como contornar essa situação? 

Para diminuir a quantidade de jovens em situação de desemprego no Brasil, é crucial investir em programas de capacitação e formação profissional adaptados às necessidades desses jovens. Tais iniciativas não apenas fornecem habilidades práticas e qualificações necessárias para o mercado de trabalho, mas também aumentam as oportunidades de emprego e desenvolvimento pessoal. 

Além disso, a oferta de educação alternativa, como cursos técnicos e profissionalizantes, pode ajudar a reintegrar esses jovens ao sistema educacional de maneira mais atraente e acessível.

Também é necessária a criação de parcerias entre o setor privado e o governo  para gerar mais oportunidades de estágio e emprego, oferecendo uma ponte entre a educação e o mercado de trabalho. 

Programas de apoio psicológico e mentoria são igualmente importantes, pois ajudam a superar barreiras pessoais e motivacionais, facilitando o desenvolvimento de objetivos e a construção de uma trajetória positiva desses jovens. 

Programa Pé de Meia

O governo federal lançou em novembro de 2023 o programa Pé de Meia, uma iniciativa de incentivo financeiro e educacional voltada para estudantes do ensino médio público que são beneficiários do Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico). 

O programa funciona como uma poupança destinada a apoiar a permanência e a conclusão dos estudos nessa fase educacional. Os principais objetivos da iniciativa são democratizar o acesso à educação, reduzir a desigualdade social entre os jovens e promover a inclusão educacional, estimulando a mobilidade social.

Exemplo de redação sobre jovens nem-nem

Confira um bom exemplo de redação sobre “A necessidade de combater os altos índices de jovens que nem estudam nem trabalham no Brasil”:

De acordo com o filósofo Imannuel Kant: ”O homem é aquilo o que a educação faz dele”. Nessa perspectiva, o homem é resultado do ensino que recebe. Logo, a educação é capaz de transformar o indivíduo e, consequentemente, a sociedade, já que sem a educação a sociedade não evolui e não gera empregos. Sob essa ótica, torna-se evidente a necessidade de combater os altos índices de jovens que nem estudam nem trabalham, popularmente chamados de geração ”nem-nem” [1], no Brasil, visto que as consequências dessa conjunta são alarmantes, como a contribuição para a desigualdade de gênero e uma crise econômica.

A priori [2], cabe analisar a ineficácia educacional no que tange efetivar medidas para combater a gravidez na adolescência [3] como fator agravante da realidade vigente, tendo em vista que as jovens brasileiras se vêem desmotivadas e impossibilitadas para voltar ao mercado de trabalho ou aos estudos. Nesse sentido, convém citar a obra cinematográfica ”Simplesmente Acontece”. [4] Na ficção, a jovem Rosie engravida durante o último ano do colegial e logo se vê sem o apoio financeiro e emocional do pai da criança, o que acarretou em longas esperas por um emprego que a ajude a sustentar sua nova família, como também, no abandono dos estudos por parte da jovem. [5] Fora da ficção, [6] situações similares a [7] da personagem são agravadas por fatores externos, como a crise econômica que impossibilita as jovens mães, principalmente as desqualificadas educacionalmente, a ingressarem no mercado de trabalho. Dessa forma, a gravidez na adolescência corrobora com os altos índices da ”geração nem-nem” e, por conseguinte, no aumento da desigualdade de gênero.

Em segundo plano, torna-se mister analisar a agravação da crise econômica e social evistente [8] como consequência da realidade vigente, haja vista que a falta de jovens no mercado de trabalho e em faculdades resulta em uma série de problemas, como a queda do mercado interno, já que não haverá um grande índice de trabalhadores para comprarem. Ademais, a evasão universitária e escolar resulta na diminuição de pesquisas tecnológicas e sociais [9] propostas pelos jovens, em decorrência disso, o desenvolvimento brasileiro é afetado.

Destarte, medidas devem ser efetivadas a fim de mitigar o cenário contemporâneo. É de competência do Ministério da Educação a efetivação de medidas educativas, como palestras sobre prevenção sexual, por meio da presença de médicos [10] que debateriam sobre o assunto, a fim de combater a gravidez da adolescência. Além disso, cabe ao Governo inserir os jovens no mercado de trabalho e em faculdades, por intermédio da ampliação de vagas públicas [11] e incentivo financeiro a microempresários e artistas, com finalidade de  diminuir as consequências da geração ”nem-nem” no setor financeiro.

Avaliação da redação

Veja os comentários do corretor sobre o exemplo de redação sobre jovens nem-nem!

Competência I: demonstrar domínio da norma culta

  • [1] Seu parágrafo introdutório explana o recorte temático, mostrando que compreendeu a proposta. Parabéns pela escolha em utilizar parte do tema na introdução.
  • [5] Seu texto apresentou precisão vocabular e obedeceu às regras gramaticais. Parabéns! O domínio da norma culta será fundamental para construção de sua nota no exame do ENEM.
  • [7] Acrescente crase em “à da personagem”
  • [8] Esta palavra foi escrita incorretamente. Atenção! Você quis dizer “existente”?

Competência III: selecionar e relacionar argumentos

  • [2] Coloque um dado mais elaborado neste parágrafo. Os dados estatísticos dão credibilidade aos argumentos. Busque ler jornais para assimilar informações de assuntos variados.
  • [4] Parabéns pela citação, ela enriqueceu seu texto!
  • [9] Apresente argumentos de autoridade para embasar sua argumentação. Esse argumento também é muito bom e seria mais rico se você trouxesse alguma notícia, fatos e dados.

Competência IV: conhecer os mecanismos linguísticos para a construção da argumentação

  • [2] Parabéns! A adequação no uso dos conetivos e a utilização de sinônimos proporcionaram uma leitura agradável da sua redação.
  • [6] Excelente! O texto foi articulado de forma muito eficiente, deixando clara qual informação e interpretação que gostaria que o leitor tivesse.

Competência V: elaborar a proposta de intervenção para o problema

  • [10] Excelente! Você resolveu os problemas apresentados na argumentação e, ainda, compreendeu muito bem o que é necessário conter na proposta de intervenção.
  • [11] Você elabora solução para os problemas apresentados na argumentação e demonstra que compreende quais são os elementos necessários para elaborar uma proposta de intervenção completa. Parabéns!

Nota: 960
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