Uma das formas mais abrangentes e impactantes de pedir mudanças na sociedade é por meio da manifestação. Diante da magnitude do tema e da importância do assunto atualmente, o assunto também é debatido em propostas de redação. Assim, te indicamos três documentários sobre o fenômeno social, para aumentar seu repertório sociocultural em relação ao tema. Confira abaixo:
Winter on Fire: Ukraine’s Fight for Freedom (Inverno em Chamas: A Luta Ucraniana pela Liberdade, em tradução livre) – 2015
O impactante documentário evidencia os 93 dias revolucionários – e violentos – durante a luta por direitos civis na Ucrânia, em 2014. Entrevistas, dados estatísticos e filmagens dos eventos contribuem para a imersão total do espectador nos acontecimentos históricos. Disponível na Netflix.
Junho – O Mês que Abalou o Brasil (2014)
O documentário discute as Jornadas de Junho, série de manifestações que ocorreram em várias cidades do Brasil em 2013. A produção, de pouco mais de uma hora de duração, possui cenas reais dos acontecimentos e entrevistas com jornalistas e testemunhas.
We are Many (Nós Somos Muitos, em tradução livre) – 2014
O documentário fala sobre a maior manifestação já ocorrida no mundo: no dia 15 de fevereiro de 2003, milhões de pessoas ao redor do mundo se uniram contra a violenta guerra que estava acontecendo no Iraque. A produção está disponível na Netflix.
Esperamos que reflita com as produções! Boa produção 🙂
VEJA TAMBÉM: COMO CITAR AS CRÍTICAS SOCIAIS DA SÉRIE ‘ATLANTA’ EM SUA REDAÇÃO