Seus estudos não podem parar. E como incentivo, receba 15% de desconto com o cupom  ESTUDOEMCASA 

Músicas brasileiras que podem aumentar a sua nota na Redação

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Saiba como citar várias canções para alcançar a nota máxima na redação

 A música está sempre presente em nosso cotidiano e de várias maneiras diferentes: rádio, televisão, vídeos, aplicativos de streaming no celular, e até jingles de propagandas. Além do entretenimento, ela proporciona ao ouvinte vastas identificações, sentimentos e, até mesmo, capacidade de pensamento crítico.

E é sobre esse elemento que iremos falar aqui: ao longo da história da música, muitos cantores e grupos já compuseram (e continuam compondo) faixas repletas de reflexão e engajamento, de acordo com o contexto político-social em que vivem. No Brasil, tal fenômeno aconteceu bastante na Ditadura Militar (1964-1985), época na qual era frequente a censura, assim como outras práticas contra a liberdade da população.

Um dos principais movimentos musicais que reivindicavam (implícita ou explicitamente) melhores condições políticas, sociais e econômicas para o país foi a Tropicália. Representada por artistas como Caetano Veloso, Chico Buarque, Gal Costa e Rita Lee, foi um marco na música brasileira, sendo relembrada ainda nos dias de hoje.

Logo, por que não citar tal rico movimento para enriquecer sua redação? Ele pode ser usado em várias temáticas, como, por exemplo: liberdade da população; governos autoritários; importância da cultura brasileira e ativismo político na arte.

Abaixo estão algumas emblemáticas músicas do período:

Alegria, Alegria – Caetano Veloso

(…)

Sem lenço, sem documento
Nada no bolso ou nas mãos
Eu quero seguir vivendo, amor
Eu vou

(…)

O trecho acima representa o anseio do eu-lírico em andar livremente pelas ruas, sem ter que passar por uma situação muito comum – e quase obrigatória – do período: mostrar o documento de identidade ao militar, em uma espécie de “fiscalização padrão”.

Veja e escute Alegria, Alegria no vídeo, gravado há mais de 50 anos:

Cálice – Chico Buarque e Milton Nascimento

Pai, afasta de mim esse cálice

(…)

Como beber dessa bebida amarga
Tragar a dor, engolir a labuta

(…)

Como é difícil acordar calado
Se na calada da noite eu me dano

A música, considerada subversiva pelas autoridades da época, possui críticas inseridas na forma como foram escritos os versos: a palavra “cálice” também pode ser interpretada como “cale-se”, verbo no imperativo, que caracteriza a censura e repressão da época.

Em tom de protesto, ela é cantada pelos dois autores nesse vídeo:

Apesar de você – Chico Buarque

Apesar de você

Amanhã há de ser outro dia!

(…)

Como vai se explicar vendo o céu clarear
De repente, impunemente
Como vai abafar nosso coro a cantar
Na sua frente

Os versos acima, direcionados à figura do ditador militar, expressam a coragem e esperança do eu-lírico por dias melhores; segundo ele, quando o regime acabasse, a população não poderia mais ser oprimida pelo ditador, pelo contrário: viveria e cantaria livremente.

No vídeo abaixo, datado de 1980, o autor explica e canta a canção:

Citamos três, mas você pode escolher várias outras músicas do movimento para enriquecer sua redação – e seu repertório cultural, é claro!

Boa produção!

E-BOOK GRATUITO

Quer saber como usar filmes, documentários e séries na redação? Confira este e-book que preparamos com mais de 70 sugestões, separadas por eixos temáticos.

Autor

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp

Posts relacionados

[Ebook]

7 dicas para dar um gás nos estudos e aprender mais rápido

Está se preparando para o Enem e demais vestibulares e quer saber como aprender mais rápido? Então este ebook foi feito para você. Nele você encontra 7 dicas quentes para dar um gás nos estudos!

[Ebook]

Melhorando o seu Repertório Sociocultural

Quer melhorar o seu repertório sociocultural, mas não tem ideia de como fazer isso? Então este ebook foi feito para você! Nele você vai encontrar várias fontes para enriquecer sua redação!

  JÁ COMEÇOU!  
22/07
ÀS 18H

Ative o sininho de notificações, participe e receba ao vivo cupons de até  50% de desconto! 
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Imaginie para todos: democratizando o ensino de redação no Brasil

Se você é um aluno de escola pública, agora pode estudar para o Enem de graça com a Imaginie. Conheça melhor o projeto Imaginie para todos!

Calendário do vestibular 2021: Confira as datas dos principais processos

Ficou confuso na hora de pesquisar sobre os vestibulares que quer fazer? Teve dificuldade para encontrar as informações? Achou tudo muito desorganizado? Então este calendário é para você!

[Infográfico gratuito]

O que cai
em cada disciplina do Enem?

Você está perdidinho sobre o que estudar para o Enem? Saiba quais são as matérias mais cobradas em cada disciplina neste infográfico gratuito que preparamos para você!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Plano de estudos para o Enem 2020

Quer um guia para se preparar para o Enem 2020? Baixe o nosso plano de estudos gratuitamente aqui!

Mapa mental grátis

Decorar as regras de acentuação gráfica não é uma tarefa fácil, certo? Mas ela se torna um pouco mais simples com um mapa mental!

Folha de redação guiada: produza um texto nota 1000!

Criamos esse modelo de redação guiada com dicas para você acertar na hora de fazer a sua própria produção textual para o Enem 2020!

Como ter uma rotina de estudos produtiva?

Aprenda técnicas para aprender mais em menos tempo!

Faça seu cadastro para receber nossa Newsletter